Universo PROTESTE:
Artigo

Previdência privada: busque qualidade de vida para a aposentadoria

1 outubro 2007
Previdência privada: busque qualidade de vida para a aposentadoria

Sua escolha depende da forma como você declara o IR.

Todo trabalhador que puder formar uma poupança para não depender exclusivamente da previdência oficial, está buscando um plano de previdência privada. Porém, nem sempre essa é a melhor opção. Muitos contribuintes se beneficiam mais da aplicação em um fundo de investimento.Para avaliar se os planos de previdência que encontramos no mercado são uma boa opção, avaliamos os diferentes tipos disponíveis, a rentabilidade dos fundos atrelados aos principais produtos, como se diferenciam em relação ao risco, quais as taxas cobradas e como são tributados.

Vimos ainda para quem se destinam e quanto é possível juntar em cada um deles. Também comparamos os resultados com os dos fundos de longo prazo de renda fixa em geral, para analisar o impacto da tributação diferenciada e das taxas de carregamento que sofrem os fundos de previdência.

A conclusão foi que o produto pode cumprir bem o papel de complemento da aposentadoria para quem ainda tem mais de dez anos de trabalho pela frente, em especial devido à menor incidência de tributos. E apesar de a rentabilidade não ser garantida (depende do desempenho do fundo ao qual está atrelado), há opções com bom histórico. Conheça nossas indicações na D&D 10 (out-nov/07) ou no link acima.