Notícia

Modo “verão” ou “inverno” do chuveiro faz diferença na conta?

Testamos seis modelos e descobrimos que é possível economizar bastante mudando alguns hábitos

31 março 2018
chuveiro-eletrico

Não é novidade para ninguém que o chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da conta de luz. Mas será que, para o seu bolso, faz alguma diferença posicioná-lo na opção “verão” ou “inverno”? Realizamos testes de consumo de energia elétrica em seis modelos e descobrimos que a resposta é sim.

Saiba escolher eletrodomésticos e economize até 60% na conta de luz

Nosso estudo mostrou que em altas vazões (chuveirada forte) o consumo médio no seletor “inverno” é de 5543 Watts-hora (W.h), enquanto que no modo “verão” é de  3545 W.h. Neste caso, constatamos que ao trocar o seletor de “inverno” para “verão” é possível economizar 36% no consumo de energia elétrica. Por sua vez, em baixas vazões (chuveirada fraca), o consumo médio na opção “inverno” é de 5401 W.h e no seletor “verão” é de 3506 W.h. Ou seja, efetuando a mesma mudança no seletor de temperatura é possível economizar 35% na conta de luz.

Portanto, considerando ambos os casos, abrir mão do chuveiro no aquecimento máximo (inverno) para utilizá-lo no aquecimento baixo (verão) pode gerar uma economia média na conta de energia elétrica de até 35,5%.

Além de deixar o chuveiro no modo “verão”, existem outras dicas importantes que você pode adotar no banho para diminuir os gastos. Confira:
- Evite banhos muito demorados;
- Feche a torneira enquanto se ensaboa.
- Fique o menor tempo possível debaixo da água quente;
- Utilize o modo "verão" em dias mais quentes e tente estender o hábito para dias com temperaturas amenas.

Aprenda a recuperar até 43% do ICMS pago a mais na sua conta de luz

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.