Notícia

Máquina de fazer bolo não cumpre o que promete

A PROTESTE testou a máquina de fazer bolo Philco Bolo Express. Veja o resultado e saiba se o produto que faz queijadinha e bolo caseiro vale o investimento!

 

23 setembro 2015

A marca Philco lançou no mercado a máquina de fazer bolo Philco Bolo Express, com a promessa de facilitar a vida dos consumidores na preparação de bolos e queijadinha. Por isso, a PROTESTE testou o produto para indicar se vale a pena investir R$ 149,00 no aparelho.

 

Para entender o funcionamento do produto o manual de instruções deixou a desejar, pois o conteúdo foi insatisfatório. E, ainda, as ilustrações não refletem a realidade do aparelho, somente a parte sobre segurança e limpeza foi aceitável.

Na embalagem do produto os tempos de preparação dos bolos e queijadinhas são diferentes do indicado manual de instruções. Na caixa é indicado o tempo de preparo do bolo entre 12 à 15 minutos, já no manual entre 15 à 18 minutos.

Para a queijadinha o tempo indicado é entre 18 e 20 minutos na embalagem e no manual entre 12 e 15 minutos. Este é um ponto negativo do produto, pois as informações são divergentes, na dúvida deixe o maior tempo de preparo.

O manual de instruções contém quatro opções de receitas para facilitar a utilização de quem não tem experiência na cozinha. Neste quesito a avaliação foi aceitável.

Na avaliação de facilidade de uso do aparelho consideramos a utilização do produto simples, porém as placas antiaderentes não ficam estabilizadas e podem virar com facilidade. Desta forma, após colocar a massa e girar a alça dobrável em 180ºC deixe para mexer somente apenas quando precisar verificar se o bolo está bom. 

Outro ponto negativo foi na limpeza do aparelho Philco Bolo Express, pois as bandejas não se desprendem do aparelho. E, por isso, as partes que ficam com resto de bolo e com gordura da massa não podem ser limpas em água corrente, somente com pano úmido, dificultando o processo. E para armazenar sentimos falta de um lugar para guardar o fio com a tomada.

Para avaliar o desempenho do produto preparamos três receitas para verificar se realmente cumpre o que promete. Fizemos duas receitas de bolo: chocolate, uma delas do manual de instruções e a outra uma receita de massa de bolo pronto.

O ponto negativo foi que em ambos os casos a quantidade de massa foi superior ao tamanho da bandeja, causando desperdício de matéria prima. 

O primeiro bolo preparado com a receita do manual, a massa não cresceu tanto e ficou um pouco crua por dentro. Por isso, nossa indicação é deixar a massa mais tempo assando. Não se engane com a imagem do bolo da embalagem, pois depois de pronto é bem menor, mas fica com uma aparência apetitosa.

 

O segundo bolo preparado com a massa pronta demorou mais tempo para ficar pronto e por isso justifica um gasto maior de energia elétrica.



O ideal seria se as bandejas comportasse, pelo menos, uma receita de bolo de massa pronta inteira. Desta forma, facilitaria a vida de quem não tem muito tempo para cozinhar.

No teste de preparo da queijadinha o tempo de preparação também foi superior ao prometido. Na embalagem o tempo indicado seria de 20 minutos, porém aos 20 minutos a massa ainda estava crua por dentro. Por isso, a parte externa ficou um pouco queimada, mas ainda era possível comer a queijadinha.

 

Para a PROTESTE, por mais que o aparelho Philco Bolo Express prometa fazer bolos e queijadinhas caseiras, não adianta se basear nas figuras da caixa, pois o bolo fica bem menor depois de pronto.

E, ainda, no momento de crise do país, onde o custo de energia elétrica está alto, não vale a pena investir em um produto para fazer bolo utilizando energia elétrica e não gás, como o tradicional forno do fogão.

O ponto positivo do produto é que os bolos e queijadinha ficam prontos dentro de um prazo aceitável, mesmo que alguns casos você tenha que deixar a receita por mais alguns minutos. Desta forma, se você não tem forno em casa e deseja preparar um bolo com rapidez sem se importar tanto com a qualidade, o aparelho pode ser uma opção.

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.


Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.