Universo PROTESTE:
Artigo

Câmera digital: há opções boas e baratas

23 fevereiro 2012
Câmera digital: há opções boas e baratas

Compactas só no nome, elas já vêm com várias funções pré-programadas que ajudam na hora da foto, mas dificultam a escolha pelo melhor modelo.

Para te ajudar a escolher o modelo ideal para as suas necessidades e bolso, testamos 47 modelos de câmeras fotográficas compactas à venda no mercado brasileiro. E ao final, concluímos que há máquinas boas e caras, mas também há as boas e baratas. Se você optar pela escolha certa de nosso teste, a economia é de R$ 747. E se comprar uma das duas opções do barato do teste, não vai gastar mais do que R$ 300 em um ótimo produto.

Nem tudo é tão bom assim

Apesar de algumas máquinas serem boas e baratas, alguns resultados nos deixaram desapontados. E um deles foi o visor de LCD, apenas um foi considerado bom, e das 47 câmeras do teste, somente sete possuem visor touchscreen. Na avaliação de desempenho em ambientes com pouca luz, vimos que se você não usar o flash corre o risco de ter uma foto com pouca nitidez. Neste item, apenas um modelo se saiu bem.

Também não ficamos satisfeitos com a avaliação da qualidade da gravação de vídeos. Apenas uma máquina fotográfica se saiu bem e outras três foram boas; as demais oscilaram entre aceitáveis e ruins. Então, nossa recomendação é: só use esse equipamento para pequenos vídeos, pois ele foi desenvolvido para fazer boas fotos e não filmes.

O lado bom

Antes que você pense que nenhuma máquina é realmente boa, todas elas se saíram bem no teste de veracidade das cores e no tempo entre tirar uma foto e ela aparecer no visor. Todas as máquinas testadas possuem ajustes de programação já existentes, use e abuse deles, para tirar fotos com cores mais fiéis. O detector de face também está em todas, mas lembre-se: ao acionar esse recurso, o foco ficará no rosto das pessoas, desfocando levemente o resto da imagem.

Outro ponto que deve ser explorado para melhor êxito, é informar para a máquina qual o tipo de luz ambiente, se é iluminado com lâmpadas fluorescentes, incandescentes ou luz do sol, por exemplo. A maioria permite esse ajuste, que ajuda e muito na veracidade das cores.

Para escolher qual a câmera que é o seu estilo, compare os modelos do teste em Minha Escolha Certa.