Notícia

Preços altos nos supermercados: saiba como economizar

Proteste dá dicas de como organizar melhor as compras

31 maio 2022

Nem todo mundo está conseguindo manter o carrinho de compras cheio. Com o aumento de preços nas compras de supermercados, tem sido uma tarefa difícil equilibrar a lista de necessidades e o orçamento disponível para aquisição dos itens básicos. A conta parece não fechar: é muito espaço vazio na cestinha.

Em matéria da Revista Exame, apontamos algumas dicas sobre como e onde o consumidor pode economizar. A partir de nosso estudo de preço Hortifruti, supermercado ou feiras – qual a melhor opção? Foi possível verificar que as feiras livres são a opção mais em conta para a aquisição de frutas, verduras, legumes e hortaliças. O resultado da avaliação pode ser lido na íntegra na Edição 222 da Revista Proteste.

Outro estudo realizado por nossos especialistas em Março deste ano avaliou a percepção do consumidor brasileiro em relação ao endividamento – constatando que mais de 60% das pessoas consultadas vêm dividindo parcelas de compras realizadas com o cartão de crédito. Henrique Lian, Diretor de Relações Institucionais e Mídias da Proteste pontua que: "As contas podem se acumular e gerar uma verdadeira bola de neve de endividamento."

Como possibilidade para uma melhor administração dos recursos: a organização deve ser um item sempre presente. Por isso, programe suas compras semanal ou mensalmente de acordo com sua rotina. Tenha sempre à mão papel e caneta para não esquecer nenhum dos itens necessários e não fugir da necessidade. Você pode diminuir os gastos utilizando nosso Simulador de preços de supermercados.  

Outra dica, é o aproveitamento de alimentos. Reaproveitar sobras de alimentos, como: legumes e verduras podem render pratos muito equilibrados e nutritivos – como é o caso do brócolis – que aqui ensinamos como usá-lo em 3 diferentes modos. Na Escola do Consumo você encontra uma série de conteúdos formativos que vai te auxiliar na hora das compras de produto até o preparo: tornando essa experiência mais consciente.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, busca melhorar as relações de consumo com dicas de economia, testes comparativos e informações sobre os direitos dos brasileiros. Visite o blog Seu Direito e o site da Proteste, informe-se sobre as principais leis que compõem a legislação e evite problemas de consumo.

 

.

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.