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"É imprescindível pesquisar nas idas ao mercado" diz especialista da PROTESTE

Pesquisa de preços em supermercados mostra diferença de R$511,36 entre lojas na cidade de São Paulo

05 outubro 2021

Sair de casa para realizar as compras domésticas pede atenção ao consumidor: a escolha do supermercado faz toda a diferença no valor final dos produtos. É o que indica a pesquisa de preços elaborada pela PROTESTE – onde o valor do mesmo produto e marca pode custar 5x mais, dependendo do estabelecimento. A especialista em Relações Institucionais da Proteste, Mariana Rinaldi, recomenda aos consumidores, em entrevista ao SP TV e o UOL Economia, economia em meio à alta dos preços.

O levantamento

Segundo o levantamento, envolvendo 104 produtos de mercearia, higiene, limpeza, perecíveis, hortifrúti e outros, o estabelecimento indicado como mais barato marcou R$ 661,81, enquanto que o mais caro foi de R$ 1.173,16  nos itens básicos. A diferença chega a R$ 511,35 e, em 12 meses, R$ 6.136,20. Por isso, Rinaldi alerta que o período pede cautela: “O consumidor não deve sair para as compras sem uma comparação de preços muito bem estruturada, para entender em qual dia da semana os produtos são mais baratos, acessíveis, e de acordo com o que ele precisa realmente” explica a especialista à SP TV. 

Rinaldi também destaca que estocar itens, quando não consumidos rapidamente, pode ser desvantajoso. O ideal, de acordo com a especialista, é criar um cardápio semanal, verificando o que há em despensas, freezers e geladeiras – otimizando receitas e não criando desperdícios. 

Outro conselho também destacado é que o consumidor opte por fazer as compras com tempo para pesquisar itens nos corredores e nas prateleiras, para que assim, confira os preços de todos os produtos com cautela. Aqueles que se encontram em prateleiras na altura dos olhos, por exemplo, são considerados mais caros: "Lembre que os produtos posicionados na altura dos olhos estão estrategicamente ali, com base na estatura média de homens e mulheres em determinada região. Não é de se espantar produtos mais caros nessa posição" aconselha Rinaldi à UOL Economia.

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