Notícia

Economia nas compras: conheça o simulador de preços da Proteste

Realizar uma boa pesquisa antes de comprar é fundamental para diminuir as despesas domésticas 

29 setembro 2021

Você já teve a sensação de que comprou poucos itens no supermercado e, ao realizar o pagamento, o preço total foi mais caro do que você estava acostumado? Com a pandemia de Covid-19, variação no preço do dólar e as mudanças climáticas, os preços dos itens básicos de alimentação e higiene estão subindo e o consumidor vê as consequências em seu bolso. Por isso, a Proteste desenvolveu uma pesquisa, citada no Encontro com Fátima Bernardes, na TV Globo, comparando as diferenças nos preços dos produtos e mostrando o melhor custo-benefício.

O levantamento foi realizado pelos especialistas da Proteste de maneira anônima em seis capitais: Belém (PA), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Os produtos pesquisados estão ligados à mercearia, limpeza doméstica, pessoal, hortaliças e alimentos perecíveis. No geral, mais de 178 mil itens e quase 700 estabelecimentos foram analisados – mercados, supermercados e atacadistas. 

Saiba como economizar: use a ferramenta 

O simulador de preços está disponível para teste rápido e prático no Radar Proteste. O consumidor pode optar por Líderes de Venda ou Mais Econômicos. Logo após, é só escolher a cidade e o bairro, que os resultados serão exibidos. O primeiro lugar no resultado será do mercado mais barato da cidade, independente da escolha do bairro, após, será apresentado o mais barato da região e em seguida as demais lojas. O simulador mostra como eles são mais caros que o primeiro lugar, apontado como o melhor da cidade em relação ao custo-benefício. 

Como foi apontado pelo programa da TV Globo, Encontro, pela apresentadora Fátima Bernardes, o mesmo produto pode custar 5x mais em diferentes mercados da cidade e no mesmo período. Na cesta de produtos mais econômicos, que não possui uma marca definida e  que o colaborador apenas pesquisa o item mais barato dentro do supermercado, a massa de espaguete, por exemplo, está custando R$ 1,39 em um estabelecimento e marcando também R$7,99 em outro local de compra na mesma cidade, Salvador. 

Ida ao mercado: confira outras dicas da Proteste para também reduzir gastos 

Faça uma lista de compras;
Opte pelo uso da calculadora para somar o valor dos produtos;
Fique atento as suas necessidades: veja se a embalagem está de acordo; 
Marque um tempo máximo para as compras;
Nos corredores do mercado, veja as opções de preço acima e abaixo da altura dos olhos;
Atenção à validade dos produtos;

Gaste menos nas viagens aos mercados. Utilize nosso simulador e diminua suas despesas! Clique aqui

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.