Notícia

Vinte anos de história construída em conjunto

O trabalho da PROTESTE e seus associados na criação de melhores relações para uma sociedade consciente

25 fevereiro 2022

Maria José, Murilo, Daniel, Manuel, Eugênia, Sérgio, Regina, Cláudio, Izabel, Denise... Desde que a PROTESTE foi fundada, em julho de 2001, estes são apenas alguns nomes da sua razão de ser – os associados. 

Ao longo de sua atuação, a PROTESTE tem ajudado consumidores, empresas e órgãos reguladores a construírem um mercado de consumo melhor em qualidade, segurança e eficiência. Por ser uma organização de origem europeia, já chegou oferecendo informações e conhecimentos que vão além das práticas e mesmo da legislação brasileira. "Ao avaliarmos um produto ou serviço, nunca nos limitamos em dizer se havia, ou não, adequação às regras locais, mas sempre comparamos com o que existe de melhor no mundo. Além disso, passamos por um processo precoce de digitalização, acompanhando os desejos e necessidades dos consumidores", diz Henrique Lian, diretor de Relações Institucionais da PROTESTE.

Entre as principais conquistas da história da PROTESTE, estão a obrigatoriedade de bancos e financeiras informarem o Custo Efetivo Total (CET), do sistema de fixação das cadeirinhas infantis (Isofix) e do airbag frontal em carros (saiba mais nas páginas a seguir). E a associação está preparada para o futuro.  

A PROTESTE tem demonstrado que todos os agentes de mercado são fundamentais para o aprimoramento das relações de consumo. "Sem os consumidores, as empresas perdem a razão de existir, da mesma forma que sem boas empresas, eles não têm como satisfazer as suas necessidades e desejos. E, obviamente, a boa ação regulatória é a base de qualquer estado democrático de direito", explica Lian.

Os associados constroem conosco a história

"Sou professor de marketing e uso casos sobre problemas de consumo de associados, publicados na revista, como exemplos para os alunos.
Também já comprei TV, celular e notebook com base nos testes”
Celso Rosa, Goiânia-GO, 2005

"Ao longo desses anos, percebi que a PROTESTE é essencial, um guia na nossa vida. Consegui reduzir a minha conta de luz graças à campanha Reembolso de ICMS. Também sempre consulto os testes que mostram os produtos que, realmente, têm qualidade e o melhor custo-benefício do mercado, além da facilidade de uso, como do liquidificador que comprei.”
Regina Coachman, Rio de Janeiro-RJ, 2006

"Sou professor universitário e me orgulho de ser associado de uma organização que defende os direitos de toda a sociedade. Já resolvi um problema pelo canal RECLAME e uso como referência os testes de azeite e tênis, porque gosto de caminhar e correr."
Murilo de Almeida, Fortaleza-CE, 2003

Apaixonado por culinária, eu aprendi a escolher azeite extravirgem com os testes da PROTESTE. Hoje, leio o rótulo e observo a acidez do produto no mercado antes de comprar." 
Luiz Fernando Rabello, Vitória-ES, 2004

"Além de presidente de uma associação comercial, sou dono de supermercado e pet shop. Os testes são minha referência de produtos e
de legislação no mercado." 
Manuel Cardoso, Brasília-DF, 2009

"Só troco os meus eletrodomésticos quando são avaliados pela PROTESTE, e passei a usar mais o site depois da pandemia. Já consultei os
planos de internet banda larga e telefone, aspirador de pó, chuveiro, celular, roteador e fogão, por exemplo."
Tânia Mariano, São Paulo-SP, 2009

"Gosto muito de todos os testes, em especial os de alimentos. Ao ler a análise de café, troquei a marca que consumia por uma indicação
da PROTESTE, que é melhor para a minha saúde." 
Waldyr Olivieri, São Paulo-SP, 2010

"Por causa dos testes da PROTESTE, trocamos muitas marcas de produtos de uso diário em casa, como sabão em pó, detergente e manteiga." 
Cláudio Henrique Franco, Rio de Janeiro-RJ, 2017

"Os testes influenciam muito as minhas decisões de compra. Lâmpadas, antivírus, TV e máquina de lavar são alguns exemplos que escolhi pelas indicações da PROTESTE.Também acompanho os testes de azeites, que mudaram a forma que eu e minha família observávamos os rótulos."
André Luís Lopes, Brasília-DF, 2008

"Eu e minha filha Isabelle já pedimos a ajuda dos especialistas em defesa do consumidor várias vezes. Recentemente, recebemos o reembolso de um balanço musical com defeito, que comprei para a minha netinha, filha dela."
Izabel Cavalcante, Porto Alegre-RS, 2007

"Só compro após consultar os comparadores no site, como fiz para escolher um arcondicionado split. Também já usei o atendimento jurídico e baixei o aplicativo e-Pharma, para receber desconto em medicamentos." 
Sérgio Luiz da Cruz, Belém-PA, 2011

"Ao ler os casos do Você, Associado, aprendi a argumentar quando tenho problemas de consumo. Já comprei fritadeira elétrica e micro-ondas indicados nos testes e faço questão de guardar todas as revistas."
Jorge Fraga Filho, Rio de Janeiro-RJ, 2011

“Sou advogado e, para me atualizar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), comprei o curso on-line da PROTESTE Save the Data. Também adquiri o Você, Chef para aprender dicas de alimentação mais saudável para a família durante a pandemia.”
Daniel Ribeiro Júnior, Belém-PA, 2015

"A PROTESTE influencia todas as minhas decisões de compra. Acho os testes de azeite um ganho histórico para todos os consumidores. E, no dia a dia, confiro o rótulo e a validade dos produtos."
Eugênia Mara Gonçalves, Belo Horizonte-MG, 2012

"Eu uso os testes de forma balizadora para fazer as minhas compras e aprendo muito sobre os meus direitos com a PROTESTE. Já troquei até pão de forma e fui reembolsado por geladeira e tênis, por exemplo."
Cláudio Viegas Paiva, Porto Alegre-RS, 2013

"A PROTESTE faz toda a diferença sobre os direitos dos consumidores. Com base nos estudos, reclamei com a operadora e consegui a solução de um problema de plano de internet, além de sempre comprar produtos com o melhor custo-benefício, como celular, fritadeira elétrica e
ar-condicionado."
Ângelo José Ferreira, Goiânia-GO, 2015

"Comprei o curso on-line Você, Chef da PROTESTE, porque quero empreender na área de alimentação quando me aposentar. Amei
as dicas de marketing."
Denise Larangeira, Rio de Janeiro-RJ, 2015

"Minha esposa já era associada e eu sempre achei os testes muito interessantes, por isso me associei também. Tenho sanduicheira,
cafeteira, micro-ondas e aspirador de pó indicados."
Newton Vianna Junior, Belo Horizonte-MG, 2016

"Meus filhos, de 11 anos, sempre dizem que, quando forem adultos, vão se tornar associados da PROTESTE, porque ela ajudou a
gente a trocar uma geladeira."
Maria José Camarão, Salvador-BA, 2017

"Além de apontar produtos de qualidade e com bom preço, a associação conscientiza os consumidores de seus direitos, o que é vital também entre as pessoas com deficiência." 
Daniel Cordeiro, Fortaleza-CE, 2018

A PROTESTE

A associação realiza testes comparativos com os principais produtos do mercado que fazem parte do dia a dia do brasileiro. Nossos especialistas avaliam as principais características dos itens em laboratórios credenciados por órgãos fiscalizadores.

Conheça também o canal Reclame, espaço disponível para consumidores enviarem suas reclamações sobre problemas de consumo. A mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma respostas. Os associados PROTESTE possuem acompanhamento dos nossos especialistas em defesa do consumidor. Também é possível entrar em contato com o canal pelo 4020-7747

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.