Perguntas Frequentes
Aquisições e adesões 
Como adquirir edições antigas das revistas PROTESTE ou DINHEIRO & DIREITOS?
Ligue para:
(11) 4004-3906 - Estado de São Paulo
(21) 3906-3800 - Demais Estados
Atenção: Algumas edições estão sujeitas a disponibilidade no estoque.
Como faço para receber também as revistas DINHEIRO & DIREITOS?
A Dinheiro e Direitos é uma revista bimestral independente e objetiva que ajuda você a gerir melhor suas finanças e defender com mais segurança os seus direitos.
Temos uma oferta especial para você!
Ligue para:
Tel: (11) 4004-3906 - Estado de São Paulo
Tel: (21) 3906-3800 - Demais Estados
Como faço para receber também as revistas PROTESTE Saúde?
A PROTESTE Saúde é uma revista mensal, com uma linguagem simples e objetiva, que lhe ajudará a cuidar do seu maior bem: sua saúde!
Temos uma oferta especial para você!
Ligue para:
Tel: (11) 4004-3906 - Estado de São Paulo
Tel: (21) 3906-3800 - Demais Estados
Brindes 
Quando vou receber meu presente de boas-vindas?
- Seu presente de boas-vindas será enviado tão logo registremos o pagamento da sua anuidade.
- Em seguida enviaremos um e-mail com um código de rastreamento assim que seu presente for postado. Fique atento!
- Em média, seu presente chegará ao endereço fornecido por você em até 45 dias após a efetivação do pagamento.
- É extremamente importante que você esteja presente ou deixe alguém de confiança responsável por receber o presente, pois a entrega só é feita mediante a assinatura de um responsável.
Caso tenha dúvidas, ligue :
Tel: 4004-3906 - Estado de São Paulo
Tel: (21) 3906-3800 - Demais Estados
Se preferir, envie-nos um email.
Meus presentes de boas-vindas chegaram, mas não funcionam. O que eu faço?
- Eventualmente, em grandes remessas de mercadorias, uma pequena quantidade pode apresentar defeitos de fabricação ou montagem, o que, possivelmente, pode ter acontecido no seu caso.
- A PROTESTE providenciará o envio de outro brinde no prazo de até 60 dias.
- Antes de tudo, gostaríamos de pedir desculpas pelo ocorrido e pedir para que você não se preocupe. Para resolver o problema, entre em contato com a nossa Central de Atendimento nos telefones:
Tel: (11) 4004-3906 - Estado de São Paulo
Tel: (21) 3906 3800 - Demais EstadosTenha o seu código de Associado em mãos.
Se preferir, envie-nos um email.
Já passaram 60 dias e ainda não recebi meu presente de boas-vindas. O que faço?
Os presentes de boas-vindas são enviados ao endereço fornecido no momento da associação em até 45 dias após a efetivação do pagamento. Se já passaram mais de 60 dias e você ainda não recebeu seu brinde, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento nos telefones :
Tel: (11) 4004-3906 (Estado de São Paulo)
Tel: (21) 3906 3800 (Demais Estados)
Tenha o seu código de Associado em mãos.
Se preferir, envie-nos um email.
Tenho dúvidas na utilização do meu brinde
Ligue para nossa Central de Atendimento:
Tel: (11) 4004-3906 - Estado de São Paulo
Tel: (21) 3906 3800 - Demais Estados
Tenha o seu código de Associado em mãos.
Cobrança 
Como acontece a renovação da minha associação?
Ao completar um ano de sua adesão, a PROTESTE cobra uma nova anuidade, válida por mais um ano.
Ela não é uma editora, nem seu público é de assinantes. Quem aceita a sua proposta de adesão filia-se ao movimento de defesa do consumidor e se torna um associado. Embora a PROTESTE seja mais conhecida por suas revistas, distribuídas exclusivamente aos seus Associados (não é vendida em bancas), a atividade da Associação não se restringe às publicações.
Sendo uma associação, o seu vínculo com a PROTESTE se mantém até que você peça o desligamento, se assim você desejar. O desligamento poder ser através da nossa Central de Relacionamento com o Cliente, e-mail, fax ou carta.
Qualquer dúvida, entre em contato com a nossa Central de Atendimento:
Tel: (11) 4004-3906 - Estado de São Paulo
Tel: (21) 3906-3800 - Demais Estados
Sou correntista da Caixa Econômica Federal. Como faço a autorização para o débito automático da PROTESTE?
Para fazer a autorização do débito automático da PROTESTE na Caixa Econômica Federal, você terá duas formas: Internet (Internet Banking CAIXA) ou na agência. Confira abaixo os procedimentos para os dois casos:
Para cadastramento no Internet Banking CAIXA:
- Entre no site www.caixa.com.br.
- No canto superior à direita, coloque a agência (4 dígitos, sem DV) e conta-corrente (até 9 dígitos, com DV). Clique, então, em OK.
- Na tela seguinte, coloque a Senha Internet para acesso (composta por letras e números, entre 6 e 8 dígitos). Caso não a possua, efetue o cadastramento na mesma tela, no link existente do lado esquerdo da mesma.
- Avançando, marque "Débito Automático" no menu superior e, clicar em "Inclusão de Conta".
- Na próxima tela, marque "Tipo de pagamento à Diversos" e "UF à RJ" e confirmar. Atenção: se for marcado outro Estado que não o RJ, não será possível efetuar o cadastramento da PROTESTE.
- A seguir, selecione a PROTESTE na lista de empresas conveniadas (campo "Nome da Empresa") e coloque o CPF no campo "Identificação Débito Automático". Prossiga.
- Surgirá uma tela com informações gerais sobre o débito automático. Prossiga.
- Confirmação do cadastramento: através da "Assinatura Eletrônica" (senha composta de 6 números, cadastrada na agência de origem). Esta senha é a mesma usada para efetivação de outros serviços no Internet Banking CAIXA.
- A última tela é o comprovante de cadastramento do débito automático. Recomenda-se a impressão e arquivamento do mesmo.
Para cadastramento na agência de origem:
Vá até a sua agência e solicite o cadastramento do débito automático, informando o nº de convênio 500423, nome da empresa PROTESTE e a identificação do cliente na empresa (CPF).
Qualquer dúvida, entre em contato com a nossa Central de Atendimento:
Tel: (11) 4004-3906 - Estado de São Paulo
Tel: (21) 3906-3800 - Demais Estados
SERVIçO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 
Como posso fazer para receber uma orientação sobre direitos do consumidor?
R: Sempre que precisar o associado da PROTESTE pode usufruir, gratuitamente, da nossa equipe de especialistas em direito do consumidor para resolver os seus problemas. Além de orientarmos com a melhor solução para seu caso, podemos intervir em seu problema diretamente com o fornecedor.
O serviço de orientação funciona de segunda a sexta, de 9:00 às 18:00
Telefones 4004-3907 (Estado de São Paulo); demais estados (21) 3906-3900 (demais estados)
Não sou associado e gostaria de receber uma orientação sobre direitos do consumidor. Como devo proceder?
R: Você que ainda não é associado da PROTESTE também poderá consultar nossa equipe de especialistas.
Entre em contato conosco e saiba como receber uma orientação gratuita. Maiores informações:
(11) 4004-3906 (Estado de São Paulo)
(21) 3906 3800 (Demais Estados)
Revistas 
Não recebi a minha edição da revista PROTESTE ou DINHEIRO & DIREITOS. O que faço?
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento no telefone :
(11) 4004-3906 (Estado de São Paulo)
(21) 3906-3800 (Demais Estados)
O prazo de envio é de 30 dias.
Site 
Como me cadastro no site?
Para se cadastrar como associado no nosso site e ter acesso a áreas reservadas siga os seguintes passos:
1. Clique em "Cadastro" no canto superior direito, na Área de login.
2. Aceite o certificado de segurança que surgirá na tela. Graças a este certificado, os seus dados pessoais circularão encriptados e em segurança na Internet, até chegarem aos nossos servidores.
3. Preencha os dados que lhe forem pedidos. Preste especial atenção à escolha do login e da senha. No futuro, será esta a combinação que lhe permitirá um acesso simples e imediato ao site.
4. Depois de preencher os dados e seguir as instruções que surgirem na tela, receberá um e-mail onde lhe pediremos para clicar no botão "Clique aqui". Esta confirmação do seu cadastro é fundamental. Depois de clicar no "Clique aqui" proposto será redirecionado para o site, só então poderá navegar sem restrições nas áreas reservadas a que a sua subscrição lhe dá direito.
5. Na próxima vez que visitar o site, bastará digitar na Área de login o seu login e a senha para navegar no portal. Sempre que esta combinação for inserida e aceita, o formulário desaparece e a figura castanha no canto superior direito passará a ser verde (sinal de que o seu login foi efetuado com sucesso) com o seu login dando as boas vindas.
Não sou associado, mas quero ver uma mostra das zonas reservadas. O que faço?
Para se cadastrar como associado no nosso site e ter acesso a áreas reservadas siga os seguintes passos:
1. Clique em "Cadastro" no canto superior direito, na Área de login.
2. Aceite o certificado de segurança que surgirá na tela. Graças a este certificado, os seus dados pessoais circularão encriptados e em segurança na Internet, até chegarem aos nossos servidores.
3. Na caixa "Atenção", clique no link "cadastre-se como vistante". A página será redirecionada para o fomulário de cadastro de visitante.
4. Preencha os dados que lhe forem pedidos. Preste especial atenção à escolha do login e da senha. No futuro, será esta a combinação que lhe permitirá um acesso simples e imediato ao site.
5. Depois de preencher os dados e seguir as instruções que surgirem na tela, receberá um e-mail onde lhe pediremos para clicar no botão "Clique aqui". Esta confirmação do seu cadastro é fundamental. Depois de clicar no "Clique aqui" proposto será redirecionado para o site, só então poderá navegar sem restrições nas áreas reservadas a que a sua subscrição lhe dá direito.
6. Na próxima vez que visitar o site, bastará digitar na Área de login o seu login e a senha para navegar no portal. Sempre que esta combinação for inserida e aceita, o formulário desaparece e a figura castanha no canto superior direito passará a ser verde (sinal de que o seu login foi efetuado com sucesso) com o seu login dando as boas vindas.
Esqueci a senha. O que faço?
Para recuperar a senha localize a Área de login no canto superior direito. Clique nas pequenas setas a seguir à frase "Esqueceu sua senha?".
Na página seguinte, deverá digitar o seu endereço e e-mail no campo indicado. Em breve, receberá, no endereço de e-mail indicado, o seu login e a senha escolhidos no momento do cadastro.
Sobre a PROTESTE 
Quem somos?
A PROTESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor conta hoje com mais de 280 mil associados e é a maior associação de consumidores de toda a América Latina.
A PROTESTE é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e de empresas. O objetivo da PROTESTE é A DEFESA DO CONSUMIDOR NO BRASIL.
Para atingir essa meta, a PROTESTE atua em várias frentes. Ajuda o consumidor a fortalecer seu poder de compra e a conhecer seus direitos com os testes comparativos e outros artigos publicados em suas revistas; orienta os consumidores sobre seus direitos em seu Serviço de Defesa do Consumidor; intervém, se preciso, nas pendências que o associado tem com fornecedores que se recusam a atendê-lo; e encaminha a empresas e governos as reivindicações e propostas pertinentes.
A PROTESTE ajuda você a conhecer e exercer seus direitos com orientação e informação em suas publicações, em seu site e na mídia.
Como me associar à PROTESTE?
A PROTESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor é a maior associação de consumidores de toda a América Latina.
Tornando-se um Associado PROTESTE , você terá direito a 11 números da Revista PROTESTE (em janeiro, a revista não é publicada) e orientação para resolver os seus problemas de consumo. Para dar boas vindas ao novo associado, a Proteste sempre oferece dois brindes que são enviados no prazo de 60 dias após a data de cadastramento.
Para se associar, entre em contato com nossa central de relacionamento (21) 3906 3800 ou clique em associe-se à PROTESTE.
Nós teremos um imenso prazer em recebê-lo(a) como novo associado.
Sobre o associado 
Qual o meu número de associado?
Caso não saiba ainda seu número de associado, você pode encontrá-lo na etiqueta colada ao plástico que embala a sua revista.
Esse código será importante para se cadastrar em nosso site. E também para contatos futuros que você possa vir a fazer conosco.
Caso ainda não tenha se cadastrado, faça seu cadastro e tenha acesso a todo conteúdo exclusivo para associados.