Universo PROTESTE:
Artigo

Cartão de loja nem sempre vale a pena

1 abril 2012
Cartão de loja nem sempre vale a pena

Dependendo do caso, optar pelo cartão de crédito convencional sai mais barato

Alguns estabelecimentos comerciais estão lançando seus próprios cartões. Elas anunciam uma série de facilidades para conquistar o seu bolso e a sua fidelidade, valendo-se de descontos em produtos, isenção de anuidade e parcelamento sem juros. Só que, na prática, a coisa não funciona bem assim.

Foi o que constatamos ao avaliar os cartões de algumas das maiores redes de supermercados e postos de combustíveis do país. Em alguns casos, usar o cartão do estabelecimento pode sair bem mais caro do que pagar com o de crédito, em função das tarifas muitas vezes omitidas do consumidor.

Selecionamos para este teste cartões ofertados como gratuitos, ou seja, aqueles que dizem não ter custo. Um dos pontos mais importantes do estudo foi analisar as propagandas a respeito deles, feitas pela TV e Internet. Em todos os anúncios, havia a oferta de isenção de anuidade, deixando o consumidor tentado a adquirir o cartão.

Porém, constatamos que a “isenção de anuidade” não quer dizer que você ficará livre de despesas futuras de manutenção. Ela pode vir “disfarçada” em outros custos. A maioria das redes avaliadas cobra para que a fatura seja gerada, o que nem sempre é esclarecido ou avisado no anúncio.

Veja mais detalhes na edição nº 37 da revista D&D.