Universo PROTESTE:
Artigo

No longo prazo, só perdem para ações

2 junho 2008
No longo prazo, só perdem para ações

Os fundos multimercado são boas opções para quem espera rentabilidade maior e pode arriscar mais.

Você costuma aplicar em fundos de renda fixa e está insatisfeito com os rendimentos devido à queda da taxa Selic nos últimos meses? Quer abrir um pouco mão da segurança de aplicações em fundos de renda fixa em busca de rendimentos maiores? Quer diversificar a sua carteira? Pode esperar três anos para resgatar a sua aplicação? Se sua resposta para essas perguntas foi “sim”, é hora de você avaliar a possibilidade de investir em fundos multimercado.

Os fundos multimercado são os queridinhos dos gestores de fundos pela liberdade que oferecem de mesclar, em uma só carteira, investimentos em ativos de renda fixa e de renda variável. Ou ainda outros ativos, como os estrangeiros ou os fundos cambiais e imobiliários, aproveitando as melhores características de cada tipo de investimento de acordo com as variações do momento.
A rentabilidade que você pode ter ao fazer um investimento é diretamente afetada pelas taxas cobradas pela instituição que o oferece e administra. Pensando nisso, analisamos os principais fundos multimercado do mercado para apontar para você o que oferece as maiores possibilidades de ganho. Nossa conclusão é que nos últimos cinco anos, os fundos multimercado renderam mais que os Renda Fixa e DI e só perderam em rentabilidade para os fundos de ações.

Veja as opções de fundos multimercado não alavancados analisadas pela PRO TESTE na D&D nº14.