Universo PROTESTE:
Artigo

Tesouro direto: investimento de baixo risco

11 dezembro 2011
Tesouro direto: investimento de baixo risco

A compra e venda de títulos públicos pela Internet é uma boa opção para investidores conservadores, pois tem garantia de pagamento pelo governo.

O Tesouro Direto é um programa do governo federal e da BM&FBovespa de vendas de títulos públicos pela Internet. Mas para entrar nessa negociação, você precisa contratar o serviço de um agente de custódia, que pode ser uma corretora, distribuidora e bancos comerciais, múltiplos ou de investimentos. Como essa contratação é obrigatória, comparamos os serviços e as taxas cobradas, além das obrigatórias, por treze corretoras.

Constatamos que a grande maioria delas não cobra pela corretagem, com exceção de uma, que cobra a casa operação realizada 10% sobre o volume financeiro negociado. Quanto às taxas de serviço, elas variam de 0% a 0,5% e é relativa a todo trabalho de intermediação e informação prestado pelo agente. Entretanto, encontramos um agente de custódia cobrando 1% pelos serviços prestados.

Compra e venda on-line

A proposta e o funcionamento do Tesouro Direto são bem simples e tudo é feito on-line. Você compra títulos públicos a partir de 20% do valor do papel e tem a garantia do governo de que irá receber o valor investido mais os rendimentos na data da validade do título. E se não quiser esperar, é possível vender o título antes do seu vencimento.

Para investir, o primeiro passo é se cadastrar em uma agência de custódia. Elas lhes darão uma senha de acesso para o site do Tesouro Direto. Ao acessá-lo pela primeira vez, você receberá da Central Depositária de Ativos (CBLC) uma senha provisória com validação predefinida.

No site, escolha a opção de compra de títulos e depois selecione o agente de custódia contratado. Por fim, escolha os títulos desejados e verifique quanto deverá ser pago por eles. O pagamento, entretanto, é feito pela corretora. Por isso, o investidor deve ter o montante em uma conta junto ao agente de custódia até a data limite informada pelo sistema do Tesouro Direto.

O investimento em títulos públicos é bom tanto para os mais conservadores em relação ao risco quanto para os investidores mais arrojados diversificarem sua carteira de investimento. Se você tem perfil moderado para o risco, o investimento em títulos públicos pode corresponder a 10% de uma carteira bem diversificada.