Universo PROTESTE:
Artigo

Cafeteiras apostam na facilidade de uso

2 fevereiro 2009
Cafeteiras apostam na facilidade de uso

Mas você deve prestar atenção durante o preparo para evitar transbordamento de xícaras e nas diferenças de preços.

Vale a pena ter uma cafeteira em casa, pois não consomem muita energia e são fáceis de utilizar e lavar. Você deve, entretanto, ficar atento a hora em que a bebida ficar pronta, diferenças no volume da bebida preparada e à diferença expressiva de preços.

Essas foram as principais conclusões que a PRO TESTE realizou com dez cafeteiras elétricas, sendo cinco do modelo de filtro (o mais convencional) e cinco do expresso. Foram avaliados os seguintes critérios:

  • Manual de instruções.
  • Tempo de preparo.
  • Consumo de energia.
  • Temperatura da bebida.
  • Segurança elétrica.
  • Facilidade de uso.

Diferenças na quantidade em duas xícaras

Quem opta pelas cafeteiras expressas deve prestar atenção enquanto a bebida é feita, pois não há nenhum sensor que interrompa o preparo, evitando que o café transborde da xícara. Em um dos modelos de cafeteira de filtro, também será necessário jogo de cintura para encaixar o porta-filtro.

Não espere também volumes iguais na quantidade de café preparado. No preparo de duas xícaras em um dos modelos, por exemplo, uma delas tinha quase a metade da bebida da outra.

Preços variam bastante

A diferença no custo de uma mesma marca de cafeteira pode superar 60%, no caso dos aparelhos de filtro. Para as expressas, encontramos um dos modelos com preço menor em mais de R$ 200. Por isso, vale a pena pesquisar.

Na revista PRO TESTE, você descobrirá em qual tipo de loja estão as melhores ofertas, além da análise completa de cafeteiras. Associe-se e confira agora.