Universo PROTESTE:
Artigo

Planos de saúde: os bons custam caro

1 fevereiro 2008
Planos de saúde: os bons custam caro

Analisamos 130 contratos para apontar a escolha certa.

Mais uma vez, a PRO TESTE analisou os contratos dos planos de saúde individuais e familiares das 14 maiores operadoras do país para ajudá-lo a escolher o mais adequado ao seu perfil. Embora existam planos de amplitude nacional, a comercialização é regionalizada, ou seja, poucas empresas vendem planos em todos os estados. Desde nosso teste publicado em 2004, a qualidade dos planos vem caindo, refletindo em piores avaliações finais. A conclusão é a mesma de sempre. O mercado oferece algumas boas alternativas, mas é preciso desembolsar um alto valor.

O mesmo perfil pode ter uma grande variação de preço dependendo da operadora. Nos planos com hospedagem em quarto particular, o Diamante III quarto particular, da Medial Saúde, teve sempre o preço mais alto. Já nos planos com hospedagem em enfermaria, o Vitória Med, da Unimed Vitória, apresentou os valores mais elevados. Os planos mais baratos não tiveram bons desempenhos. Os destaques foram Standard Global Enfermaria, da Green Line, e Ideal Enfermaria, da Samcil, ambos em São Paulo.

Neste teste, os planos que tiveram os melhores desempenhos foram o Absoluto III, da Unimed Paulistana, e Amil 60, em quarto particular, e Golden Cross Básico RJ, em enfermaria. Eles receberam o título de o melhor do teste, mas são todos muito caros. De todos os contratos comparados, o plano Beta da Unimed Rio apresentou a melhor relação custo-benefício, mas para indicar a escolha certa ainda consideramos o tipo de hospedagem e a possibilidade de contratação em outros estados. Em apartamento, o Amil 20 recebeu o título junto com o Beta da Unimed Rio. Já em enfermaria, o Básico da Golden Cross foi a escolha certa.

Leia a íntegra do teste na D&D 12 (fev-mar/08) e os dados de todos os planos avaliados no link acima.