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IPHONE NA GARANTIA E A APPLE RECUSOU A REPARAR

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

w. n.

Para: Apple

20/02/2020

Uso o meu Iphone XSMax exclusivamente para trabalho. No último dia 08 de fevereiro de 2020, após uma atualização disponível no ITunes, o meu celular começou a piscar a tela apresentando linhas verticais e na sequência ele não ligou mais. Levei a uma autorizada em Brasília DF, a MyMac para o reparo na mesma data. O atendente da assistência fez uma avaliação muito superficial e alegou que o telefone havia entrado em contato com umidade e que a garantia Apple não cobriria. Me dirigi a uma loja física da APPLE pra obter auxílio e acionar a garantia de fábrica pois o telefone jamais entrou em contato com algum tipo de liquido. O técnico da loja IPlace, do Park Shopping, em Brasília/DF, ao avaliar minuciosamente o aparelho, fez algumas fotos internas e abriu uma ORDEM DE SERVICO, disse-me que o aparelho seria encaminhado para São Paulo para análise e conserto. Meu iphone foi adquirido no dia 27/02/2019 e ainda está na garantia. >>Sobre os modelos comercializados - a geração mais nova de smartphones da Apple, como o modelo que uso, possuem certificação IP68, que o permite que os dispositivos entrem em contato com poeira e a água sem danos ao sistema interno. Especificamente, tal certificação torna os aparelhos protegidos contra imersão temporária em líquidos por profundidade máxima de 2 metros por até 30 minutos. Como parte de suas propagandas, a APPLE, no entanto, afirma que os IPhones são resistentes somente a respingos. A firma fala que danos ocasionados por líquidos não estão incluídos na garantia. Então, eu faço a pergunta: Porque a empresa divulga o produto como sendo a prova d’água conforme especificações e vídeos demonstrando situações com o uso do aparelho em momentos de lazer, imersos em água etc? Segundo especialistas em Direito, cita o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que tipifica a publicidade "enganosa ou abusiva", e vou além com relação ao ponto de vista deste especialista que ele diz: em uma hipotética situação em que um cliente tenha Iphone que seja destruído por causa de água, mas dentro das condições descritas acima pelo IP68, a Apple deve trocar o aparelho por um novo. “Por lei, o consumidor tem até 90 dias para reclamar algum produto adquirido com defeito. Algumas empresas oferecem uma garantia maior — no caso da Apple a garantia total é de um ano, ou seja, 90 dias de garantia legal, acrescidas de 275 dias de garantia contratual, sendo esta oferecida gratuitamente pela empresa e, naturalmente, vinculando-a a prestar todos os serviços decorrentes dos defeitos de fabricação deste período”. Diante da negativa do fabricante em resolver o meu problema, entrarei com uma ação de reparação de danos materiais e morais contra a APPLE, pois o aparelho em questão apresentou defeitos conforme relatados. O Iphone XS Max, segundo consta no site do fabricante: https://www.apple.com/br/iphone/compare/, possui, de acordo com padrões internacionais definidos pela Comissão Eletrotêcnica Internacional (IEC) IP68 (Classificado como IP68 (profundidade máxima de dois metros por até 30 minutos) segundo a norma IEC 60529), o que corresponde à poeira e água (digito 6) suportando, pois a imersão temporária de até 2 metros por 30 minutos (dígito 8). A Lei, nos termos do artigo 18 parágrafo 1º, II, do Código de Defesa do Consumidor (Lei no. 8.078/90), exigir a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos. Inegável que a negativa do conserto do aparelho, no prazo da garantia, tem gerado transtornos a mim que ultrapassam a barreira do mero aborrecimento, prejuízos no campo profissional, percalços cotidianos, irritação, indignação, pois trata-se de uma ferramenta de trabalho. Ao adquirir um bem durável e novo, tenho a expectativa que o mesmo funcionará normalmente. Estou acionando todos os canais para buscar meus direitos como consumidor pois é inadmissível o fabricante alegar que não fará o reparo ou substituição do aparelho alegando que esse tipo de caso a garantia não dá coberturas. Fica aqui a minha revolta, indignação e insatisfação total com a marca. Tenho absoluta certeza que se eu estivesse em uma loja física nos EUA com certeza a marca daria uma atenção especial e teria resolvido o problema sem nenhum tipo de aborrecimento.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 7189,80
  • Troca
  • Reparo

Mensagens (1)

Ajuda requerida 20 fevereiro 2020

PROTESTE

Para: w. n.

03/03/2020
Essa resposta é privada