GOL 11650-BR
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

R. B.

Para: GOL

07/03/2020

Bom dia. Adquiri duas passagens no site da GOL, para mim e minha esposa (ROMUALDO BARBOSA SANTOS/ANA CLAUDIA LIMA GUEDES), no trecho BELÉM/FORTALEZA/BELÉM, tendo como localizador QN6RWW. As passagens foram compradas na classe PLUS, a qual dá direito a uma bagagem gratuita para cada passageiro, assim como, por ser cliente SMILES PRATA, também teria direito a mais bagagens gratuitas, inclusive, segundo o site no momento da compra, seria um total de 4 bagagens para nós dois. No dia do retorno, por volta das 0430h do dia 01/03/2020, ao entregar apenas duas bagagens, sendo uma delas possível de ser plenamente enquadrada como bagagem de mão, a qual apresentou na balança apenas 8 kg, fui surpreendido com a afirmação do atendente da empresa GOL, que se apresentou como Adriano, que havia excesso de peso. Ao retrucar que tinha direito a quatro bagagens e estava apresentando apenas duas, o mesmo falou que o limite era de 21 kg por bagagem, o que me obrigou a transferir 2 kg de uma bagagem para outra, ali mesmo no atendimento, situação constrangedora e plenamente evitável. Após a transferência, e por ocasião da nova entrega da bagagem, o mesmo atendente veio questionar se eu era cliente DIAMANTE para ter direito a duas bagagens gratuitas. Tive que discutir com o mesmo que tinha comprado na classe PLUS, e adquirido duas passagens nesta classe, além de ser SMILES PRATA, ao que ele finalmente aceitou. Por fim, ao comentar que minha segunda bagagem, já despachada, também poderia ser também enquadrada como bagagem de mão, o mesmo, de forma truculenta, arrogante e até agressiva, me perguntou se eu queria que ele devolvesse para eu carregasse com minhas próprias mãos. Primeiro, não é possível que na tela do atendente não esteja visível todos os direitos dos passageiros, sem a necessidade de ser inquirido sobre quantas bagagens ele pensa que pode despachar, até mesmo porque se eu não tivesse direito tenho certeza absoluta que ele não as teria despachado, como aconteceu.. Segundo, penso que a empresa deve orientar seus funcionários sobre a maneira adequada de tratar seus clientes, com a devida cortesia e educação e se possível gentileza. Tenho certeza que a transferência de 2 kg de uma bagagem para outra poderia ser tranquilamente evitada, até mesmo por uma liberalidade do atendente, e da empresa se o tivesse orientado corretamente. A sua truculência, arrogância e prepotência vai de encontro as boas regras de convivência social e mesmo comercial. Por fim, também quero reclamar também da inexistência de um canal adequado por parte da empresa para este tipo de reporte, o que me obriga a usar o PROTESTE para detalhar o tipo de tratamento recebido. Ao buscar no site da GOL, não encontrei nenhum email, ou endereço virtual que pudesse receber uma reclamação digitada. O mais parecido com isso foi o CHAT, mas ao entrar no mesmo, recebi a informação que era o centésimo nono na fila de espera para ser atendido, o que é mais uma prova da inadequação do atendimento da empresa aos seus clientes, afinal todos nós temos outras coisas para fazer. Grato

Solução esperada

  • Orientação ao funcionário e pedido formal de desculpas