Voltar

Informação Insuficiente sobre marcação de assento

GOL 11650-BR
ENCERRADA ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

r. d.

Para: GOL

19/12/2016

Comprei uma passagem gol para Florença, com embarque em 13.02.2016 e retorno em 12.05 do mesmo ano. Trata-se de uma viagem de estudo de pós-doutorado. Ocorre que o trecho internacional é operado pela Air France e a GOL não me informou no momento da compra da passagem que os assentos do trecho internacional só poderiam ser marcados na hora do check in. Isto só descobri depois de tentar marcar os assentos no balcão da GOL no aeroporto de Florianópolis, tentativas pelo site da GOL, pelo site da Air France, SAC de ambas as companhias. Abri uma reclamação na GOL argumentando que tenho sérios problemas com turbulências em vôos e necessito sentar em poltronas a frente, pois, esta localização diminui o efeito na ocorrências destas, disse, ainda, que não havia sido informado da política de assentos deste tipo de parceria entre as companhias aéreas e que caso tivesse conhecimento não teria efetuado a compra. Mesmo assim, a resposta veio negativa. A GOL alega que a informação consta no site, o que não procede. Qualquer análise elementar dos textos: "Reserve assentos diretamente no balcão de check-in" e "Para escolher assentos em vôos Air France faça diretamente no balcão de atendimento" mostra a insuficiência da informação. Primeiro não fica claro que a reserva deve ser feita no balcão da Air France, por isso, minha primeira atitude foi ir ao balcão da GOL no aeroporto em Florianópolis (até porque não existe balcão da Air Frace em Florianópolis), e, o mais importante, a expressão "balcão de check-in" não é semanticamente igual a "no momento do check-in”. A Air France me informou que boa parte das pessoas ao efetuarem a compra de passagens já adquirem as poltronas o que me deixará com poucas opções na hora do check in. A GOL, pelo visto, considera este tipo de problema algo menor, mas para mim ele é importante, pois, serei eu que terei (dependendo das variáveis meteorológicas) de passar 11h em situação extremamente desconfortável, sem considerar o constrangimento que é ficar expondo este tipo de dificuldade pessoal publicamente, como o faço agora novamente.

Solução esperada

  • Que a GOL garanta que eu possa marcar assentos com antecedência suficiente para garantir a escolha na parte da frente da aeronave. É impossível que uma empresa que trabalha com logística e rigoroso planejamento para transportar milhares de passageiros não consiga realizar uma operação tão simples.

Mensagens (3)

GOL

Para: r. d.

26/12/2016

Boa tarde prezados, Segue posição da Cia.: PROTESTE (CPTBR00102545-16) Consumidor (a) ROMEU DAROS Localizador YD4KGL Chamado SAC n° 1811444 Primeiramente informamos que o nosso objetivo é o de prestar um atendimento voltado para a excelencia e qualidade, buscando sempre analisar as manifestações e solicitações dos nossos clientes de forma diferenciada e exclusiva. Frente a manifestação apresentada pelo Sr. Romeu, informamos que a partir do momento em que o bilhete é adquirido o passageiro possui lugar garantido no voo e a marcação antecipada do assento é uma cortesia oferecida pela Cia aos nossos clientes. No que se refere a bilhetes para embarque com companhia parceira, a marcação da poltrona é realizada diretamente no balcão da referida empresa e tal informação é transmitida aos nossos clientes no site no momento da compra. Importante salientar que o consumidor já realizou contato com a Diretoria de Relacionamento com o Cliente e que obteve os devidos esclarecimentos. Sendo só o que se apresentava para o momento, permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento ou providencia considerada necessária. Atenciosamente. Cristina Rodrigues DRCSAC - Assistente Administrativo 0800 704 0480 Ramal 17480 [email protected]

r. d.

Para: GOL

26/12/2016

O problema não foi resolvido. A GOL insiste em tratar-nos como mentecaptos. A alegação de que a informação consta no site não procede, qualquer análise elementar dos textos: "Reserve assentos diretamente no balcão de check-in" e "Para escolher assentos em voos Air France faça diretamente no balcão de atendimento" mostra a insuficiência da informação. Primeiro não fica claro que a reserva deve ser feita no balcão da Air France, por isso, minha primeira atitude foi ir ao balcão da GOL no aeroporto em Florianópolis (até porque não existe balão da Air Frace em Florianópolis), e, o mais importante, a expressão "balcão de check-in" não é semanticamente igual a "no momento do check-in”. A própria Gol assume a insuficiência da informação ao dizer: “Com o intuito de aprimorar nossos serviços, encaminhamos suas observações como sugestão para conhecimento do setor responsável”. Reitero que a informação correta teria me feito, à época, no dia 10.11.2016, desistir da compra, pois havia ofertas com custos próximos ao da GOL em outras companhias aéreas. O que não é verdade hoje, 47 dias depois e com o dólar mais alto. Não é verdade, também, que simplesmente não aceitei o cancelamento do bilhete emitido, disse que aceitaria uma passagem em outra companhia, ressalvando que fosse a tempo hábil para eu reservar um assento dentro das condições que já descrevi. Resumindo, temos um caso de desrespeito ao cliente e ao cidadão e que tem me constrangido moralmente, pois me obrigado reiteradamente a expor uma debilidade pessoal que preferiria manter em foro pessoal, mas, que devido a possíveis consequências durante o voo me sito forçado a fazê-lo. Por último, considero inadmissível que uma empresa responsável pela vida de milhares de usuários que voam constantemente em suas aeronaves se considere incompetente para resolver um problema de tão diminuta magnitude (para a GOL, não para mim). A GOL precisa aprender a respeitar os cidadãos e o português, aprendendo a ler e interpretar o que ela própria escreve. Solicito a continuidade do andamento deste processo.

Ajuda requerida 10 janeiro 2017

PROTESTE

Para: r. d.

19/01/2017
Essa resposta é privada