- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Voltar
Superaquecimento do puxador do forno
Esta reclamação é pública
Esta reclamação é pública
L. M.
Para: BRASTEMP
Em março de 2018, comprei o fogão de embutir Brastemp modelo BYS6NBB bivolt. Como ainda não tinha me mudado para o apartamento, demorei cerca de dois meses para utilizar o fogão. Em meados de maio, ao utilizar pela primeira vez o forninho, tive minha mão queimada quando tentei abri-lo, pois o puxador do forno superaquecia a ponto de não ser possível manuseá-lo sem luvas térmicas. Em primeiro contato com o fornecedor, fui informada de que se tratava de uma característica do produto e que inclusive seu manual aconselhava o uso de luvas térmicas para seu melhor manuseio. De fato, luvas técnicas devem ser utilizadas na hipótese de se pegar alguma assadeira quente ou mesmo retirar a grade do forno quando este estiver ligado, mas não para abrir o forno, já que o puxador tem exatamente essa função, garantindo a segurança do consumidor. De qualquer forma, agendei a primeira visita técnica. O representante da Brastemp me informou que o problema era no vidro do forno que estava envergado e isso fazia com que o calor esquentasse o puxador. O mesmo foi trocado porém o problema persistiu. Desde então o fogão só tem me dado dor de cabeça, aliás muitas dores de cabeça. Primeiro porque segundo a empresa autorizada, quando do agendamento da visita, o consumidor deve estar em sua residência entre as 7h e às 13h, sem, entretanto, qualquer previsão de atendimento, nos fazendo perder toda a manhã. Além do fato de ter que me organizar no trabalho, pelo menos 3 vezes a Brastemp me ligou no dia da visita técnica para dizer que, por algum motivo, o técnico não poderia comparecer. Ou seja, ficava horas esperando para receber a assistência técnica e no dia marcado a Brastemp ligava informando que a visita não aconteceria, demandando reagendamento em uma nova data . Foram realizadas no mínimo 10 visitas técnicas no meu apartamento, trocaram o vidro, a borracha e até mesmo a porta inteira do forno, e nada de resolver o problema do superaquecimento do puxador. De fato esse modelo de fogão possui um problema de fabricação, que me faz imaginar tratar-se de uma falha no teste de qualidade, dado que o forno não fecha por completo e faz com que o calor suba até o puxador impossibilitando o consumidor de utilizá-lo. Inclusive, em uma visita da área de engenharia da Brastemp, o técnico constatou que o puxador chegava a 110 GRAUS CELSIUS e ainda assim a Brastemp insiste em afirmar que não trocará o produto e que esse aquecimento ocorre por conta de suas características próprias! Na segunda (dia 30/07/18) mais um técnico veio ao meu apartamento e desde então não tive mais retorno, sumiram… mas, não levaram o superaquecimento, que permanece! A empresa autorizada não sabe o que acontece. De concreto, eu continuo com o problema do superaquecimento. A Brastemp se recusa a trocar o fogão e insiste em dizer que o problema não possui solução. O produto colocado em mercado pela Brastemp configura não apenas um atentado ao direito do consumidor, mas corresponde também a um produto perigoso e de alto risco, especialmente em residências que possuem crianças, dado à altíssima temperatura que o puxador pode alcançar. Como destacado anteriormente, o fogão é de embutir, o que fez com que os móveis e mesmo a pia da minha cozinha fossem feitas sob medida. Em nenhum momento a Brastemp cogitou a troca de modelo. Em pesquisa no site, resta-me apenas tentar trocá-lo pelos seguintes fogões: (i) Gourmand 5 bocas (modelo BYS5CAR), (ii) 5 bocas embutir cor inox (modelo NYS5PCR) ou (iii) 5 bocas embutir cor inox com mesa de vidro (modelo BYS5VCR), dado que esses são os únicos que possuem as mesmas dimensões do fogão em março comprado. Sendo que o primeiro apresenta baixa eficiência energética comparado com ao modelo que adquiri. Como consumidora só tenho acumulado prejuízos, primeiro pelos motivos já descritos e na sequência por gastos não previstos uma vez que os modelos não apresentam o mesmo número de bocas que o modelo que elegi inicialmente. Em contato com a Brastemp, a fornecedora não sabe o que aconteceu com os meus protocolos nem mesmo qual resolução dar ao produto com defeito. A empresa parece não nos escutar e nos forçar a recorrer ao judiciário.
BRASTEMP
Para: L. M.
À Assessoria Proteste. Sra.Letícia Meirelles Toledo Ramos Batista Referente a notificação da Sra. Letícia , gostaríamos de atualizar o status da tratativa do caso. O caso passou pelo time técnico do Grasp (Grupo de apoio a segurança do produto) agendando uma visita para que seja realizado o mapeamento de temperatura das partes externas do aparelho,após o diagnóstico da visita, seguiremos com a tratativa do caso. Esclarecemos ainda que a consumidora será acompanhada pelo nosso time técnico Grasp até o encerramento do caso. Nos mantemos à inteira disposição! Central de Atendimento Brastemp www.brastemp.com.br Em quarta-feira, 15 de agosto de 2018 14:33:08 UTC-3, [email protected] escreveu: