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- Título da reclamação pública
Multa por cancelamento de linhas
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
M. F.
Para: Claro
Eu, Mario Francisco Simini, CPF 630.817.687-72, na qualidade de Socio-Gerente da empresa Alwaystec Serviços em Computadores e Perifericos ME, venho me insurgir contra a Claro, empresa que nos presta serviços na área de telefonia celular, pelos fatos a seguir. Relato que somos clientes da Claro já desde 2010, quando migramos de outra operadora com 10 linhas. O fato e que devido a crise estabelecida nos últimos anos os negócios foram encolhendo significativamente, sendo que temos linhas ociosas desde 2016, e o panorama atual é que temos menos pessoas que se utilizam da linhas, porem estamos pagando ainda as 10 linhas. A Claro neste tempo todo nada fez, nem ofereceu qualquer vantagem para nossa pequena empresa, supostamente existe um promotor de vendas terceirizado que devia oferecer algum suporte, mas eles quando fizeram algum contato foi apenas simbólico. Em dezembro do ano passado fomos contatados por um atendente da Claro que nos ofereceu umas mudanças que supostamente iriam reduzir algo nos custos que pagamos, mesmo com linhas ociosas, acrescentando que em momento nenhum solicitamos nada, apenas a Claro, aparentemente solícita, nos oferecia alguma novidade nos pacotes contratados. Concordamos com a solicitação, e alertamos, que devíamos solicitar a baixa de algumas linhas porque estavam sem uso, mas a sugestão da empresa foi solicitar a suspensão temporária das linhas sem uso, e findo esse período poderíamos continuar com a linhas ou desligar em definitivo. Assim foi feito, e conforme solicitação posterior tivemos quatro linhas suspensas pelo prazo oferecido, 120 dias, processo lento e burocrático pelo qual transparece a má vontade da empresa nesse tipo de situação. Posteriormente não tendo acontecido melhora na situação da empresa, e da economia em geral, fomos solicitar a baixa definitiva de algumas linhas. Para nossa surpresa, e grande decepção, a Claro disse que o contrato foi renovado por 24 meses (a partir de Dezembro/18), e que se acha no direito no caso de desligamento de linha antes desse prazo, de cobrar R$ 50 por linha e por mês até a finalização do contrato. Ora, fomos ludibriados pela Claro, que nos ofereceu mudanças, que em nada melhoraram a situação de custos, e agora estamos presos por um novo contrato, que eles mesmos vieram propor! Isso e realmente lamentável, já temos quase 10 anos de usuários, e isso não vale nada?!? Revoltados fizemos contato com a Anatel, mas a Claro não arredou pé e continua mantendo esta posição descabida, querendo receber sobre linhas ociosas, ou então sobre serviços não prestados vinculados a uma multa absurda pelo cancelamento "antes" do prazo, sendo que somos clientes a muitos anos!!!
Solução esperada
- Reembolso: R$ 800,00
- Cancelamento sem custos das linhas ociosas, neste momento 5 linhas. Reembolso dos custos das linhas ociosas nos últimos 4 meses que estamos tentando cancelar e a empresa não atende a solicitação.
Mensagens (21)
Claro
Para: M. F.
Olá! A Claro recebeu a sua solicitação. Por favor, aguarde nosso contato, retornaremos dentro do prazo estipulado. Esta mensagem, incluindo seus eventuais anexos, pode conter informações confidenciais, de uso restrito e/ou legalmente protegidas. Se você recebeu esta mensagem por engano, não deve usar, copiar, divulgar, distribuir ou tomar qualquer atitude com base nestas informações. Solicitamos que você elimine a mensagem imediatamente de seu sistema e avise-nos, enviando uma mensagem diretamente para o remetente e para [email protected]. Todas as opiniões, conclusões ou informações contidas nesta mensagem somente serão consideradas como provenientes da Claro ou de suas subsidiárias quando efetivamente confirmadas, formalmente, por um de seus representantes legais, devidamente autorizados para tanto. ------------------------------------------------------------------------------ Este mensaje, incluyendo sus eventuales archivos adjuntos, puede contener informaciones confidenciales, de uso restringido y/o legalmente protegidas. Si usted ha recibido este mensaje por error, no debe utilizar, copiar, divulgar, distribuir o tomar cualquier actitud basada en estas informaciones. Solicitamos la inmediata eliminación del mensaje de su sistema y el envío de un informe en forma directa al remitente y a [email protected]. Todas las opiniones, conclusiones o informaciones contenidas en este mensaje solamente serán consideradas como provenientes de Claro o de sus subsidiarias cuando sean efectivamente confirmadas, formalmente, a través de uno de sus representantes legales debidamente autorizados a tal fin. ------------------------------------------------------------------------------ This message, including all attachments transmitted with it may include restricted, legally privileged, and/or confidential information. If you received this message by mistake or in error you are hereby notified that you must not use, publicize, copy, distribute, resend, or take any action based on the information contained in the message. We ask you to delete the message immediately from your system and advise us by sending a message directly
Claro
Para: M. F.
Prezados, Segue em anexo a carta resposta - CIP relacionada ao consumidor: ALWAYSTEC SERVICOS EM COMPUTADORES E PER Att, Alex Brunieri Representante de serviços especializados Gerência de Atendimento CAS Juiz de Fora __________ Unsubscribe--
M. F.
Para: Claro
A resposta recebida e insatisfatória, e tendenciosa. O primeiro que a Claro menciona e que existe uma fatura em aberto, como se esse dado significasse alguma coisa! Ocorre que existia sim a fatura, porem não estava vencida, então e ridícula a presentação dessa informação, para mais informação a fatura foi quitada, pagando 50% das linha ociosas, na data do vencimento. Quanto ao tal arquivo da gravação, que sim era importante, não achamos. De qualquer forma que seja a Claro foi omissa por que oferece uma renovação de algo que era do interesse dela, e não do cliente. Mas por esse fato que em momento algum e contestado nem merece qualquer resposta. Esta será nossa ultima tentativa de uma solução acordada. Não sendo atendidos iremos ajuizar a ação pertinente para salvaguardar nosso direitos e obter em outra instancia o reembolso dos valores que estamos pagando inutilmente para a Claro.
Claro
Para: M. F.
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Claro
Para: M. F.
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M. F.
Para: Claro
Evidente que a Claro quer apenas continuar engando o cliente, imaginando que tem que receber mesmo que não esteja prestando qualquer serviço nas linha ociosas, então resta formalizar a reclamação junto ao Juizado de Pequenas Causas. Att.
Claro
Para: M. F.
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Claro
Para: M. F.
Prezados, Segue em anexo a carta resposta - CIP relacionada ao consumidor: ALWAYSTEC SERVICOS EM COMPUTADORES E PER Att, Alex Brunieri Representante de serviços especializados Gerência de Atendimento CAS Juiz de Fora __________ Unsubscribe--
Claro
Para: M. F.
Prezados, segue: Juiz de Fora, 10 de Dezembro de 2018. Ao (a) Coordenador (a) do PROTESTE CPTBR 00548709-77 Consumidor (a) Sr.(a): ALWAYSTEC SERVIÇOS EM COMPUTADORES E PERIFERICOS M CNPJ: 08433697000104 Contato: (21) 2221-4506 Linha(s) reclamada(s) ou nº do contrato: 816828996 Protocolo de registro: 2018937786458 Resumo da Reclamação: Tratativa: Em atenção ao relato de nosso (a) cliente no processo em referência, informamos que realizamos contato telefônico com o (a) Sr.(a)MÁRIO FRANCISCO SIMINI, através do telefone (21)2221-4506 em 07/12/2018 às 18h26min, fornecendo informações sobre as providências adotadas em relação ao questionamento registrado. Desta forma o consumidor requer cancelamento sem ônus de 5 linhas e reembolso dos custos das linhas ociosas. Após efetuarmos as verificações necessárias junto ao nosso sistema, identificamos que a reclamação se refere à conta 816828996 que foi ativa em 27/03/2010, na modalidade pós-paga empresarial, com 10 terminais ativos, sem valores em aberto. Tela que comprova que não constam valores em aberto: Tela que comprova as linhas ativas em sistema:Tela que comprova a ativação da conta: Conforme o protocolo nº 2017922721479, de 28/12/2017, o consumidor recebeu uma oferta de renovação de contrato pelo prazo de 24 meses e aceitou, portanto em caso de cancelamento de qualquer linha ativa, haverá incidência no valor de multa a ser gerado logo devida para pagamento. Ressaltamos que, o consumidor possui compromisso com a operadora pelo período de 24 (vinte e quatro) meses conforme contrato entre pessoa jurídica, a legislação atual, através do órgão regulador ANATEL permite a livre negociação, conforme RGC (REGULAMENTO GERAL DE QUALIDADE), sendo assim dispõe o art. A seguir: Art. 57 A Prestadora pode oferecer benefícios ao Consumidor e, em contrapartida, exigir que permaneça vinculado ao Contrato de Prestação do Serviço por um prazo mínimo. Art. 57 § 1º O tempo máximo para o prazo de permanência é de 12 (doze) meses. ......... Art. 59 - O prazo de permanência para Consumidor corporativo é de livre negociação, devendo ser garantido a ele a possibilidade de contratar no prazo previsto no § 1º do art. 57. Parágrafo único. O Contrato de Permanência de Consumidor corporativo deve ser firmado pelo representante da pessoa jurídica contratante, devendo a Prestadora manter arquivo de comprovação dessa qualidade enquanto vigente o contrato. Devido o consumidor se encontrar fidelizado com a operadora pelo período de 24 (vinte e quatro) meses Clausula 1.1. (Contrato de Permanência), se ocorrer o cancelamento do plano será cobrado o valor de multa contratual por quebra de contrato, pois conforme Clausula 3.3. (Contrato de Permanência) Na hipótese de rescisão da presente contratação, antes do decurso do prazo de permanência, o assinante ficará obrigado ao pagamento de multa, por cada acesso cancelado, no valor correspondente ao resultado da multiplicação do número de meses restantes para o final do prazo de permanência pelo valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). Salientamos também que na Cláusula 3.3 aduz que Na hipótese de rescisão da presente contratação, antes do decurso do Prazo de Permanência, o ASSINANTE ficará obrigado ao pagamento de multa, por cada acesso cancelado, no valor correspondente ao resultado da multiplicação do número de meses restantes para o final do Prazo de Permanência pelo valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). Sendo assim, o cálculo será feito da seguinte forma: 5 (acessos) x 14 (meses restantes para o término da carência atualmente) x 50 (Valor firmado), totalizando R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). Em contato o consumidor o mesmo não aceitou as informações passadas e nem informou às linhas que solicita cancelar, sendo assim, não tomamos nenhuma ação em sistema, uma vez que o valor que será gerado de multa será devido em caso de cancelamento. Quanto ao reembolso de valores pagos: Os valores pagos foram devidos para pagamento, não sendo possível reembolso. O número do protocolo da informação acima descrita é 2018937786458. Sua satisfação é nosso objetivo, por isso durante o período de 45 dias a partir de hoje, você terá à sua disposição um atendimento exclusivo de segunda a sexta-feira das 08h00min às 20h00min através do telefone 0800 738 0080, para qualquer dúvida em relação ao assunto tratado junto ao PROCON. Diante do exposto, tendo sido esclarecidos todos os pontos apresentados no pedido do cliente, requer-se que o processo em epígrafe seja arquivado, determinando-se sua consequente baixa no registro de processos ativos por esse PROCON. Agradecemos a oportunidade de esclarecer o assunto e nos colocamos à disposição. Atenciosamente, Gerência de Relacionamento Cliente CLARO BRASIL*** Disclaimer NET *** Este e-mail e seus anexos são para uso exclusivo do destinatário e podem conter informações confidenciais e/ou legalmente privilegiadas. Não podem ser parcial ou totalmente reproduzidos sem o consentimento do autor. Qualquer divulgação ou uso não autorizado deste e-mail ou seus anexos é proibida. Se você receber esse e-mail por engano, por favor, notifique o remetente e apague-o imediatamente. This e-mail and its attachments are for the sole use of the addressee and may contain information which is confidential and/or legally privileged. Should not be partly or wholly reproduced without consent of the owner. Any unauthorized use of disclosure of this e-mail or its attachments is prohibited. If you receive this e-mail in error, please immediately delete it and notify the sender by return e-mail.
Claro
Para: M. F.
Em atenção à Reclamação proveniente deste Órgão, encaminhamos resposta à manifestação realizada através da Notificação CPTBR00548709-77, conforme segue abaixo. Em atenção ao relato de nosso cliente no processo em referência, informamos que realizamos contato com o(a) Sr.(a) MARIO FRANCISCO SIMINI GESTOR DA EMPRESA ALWAYSTEC SERVICOS EM COMPUTADORES, por meio do telefone (21)2221-4506, em 14/11/2018 às 20h12min, fornecendo informações sobre a providência adotada em relação ao questionamento registrado. Verificado no sistema e consta em aberto o valor de R$390,05 na linha (21)98534-0153, conta 816828996 referente a fatura com vencimento em 22/11/2018. Foi localizado protocolo 2017922721479 do dia 28/12/2017 onde o cliente recebeu oferta de renovação contratual com fidelidade 24 meses. O contrato foi por aceite de voz. A gravação está anexada ao protocolo de CIP 2018881600793. Informado que o cancelamento das linhas irá gerar multa contratual. Ofertamos ao cliente o cancelamento de 5 linhas e parcelamento da multa a ser gerada, porém não aceitou. Assim, está ciente de que as linhas permanecem ativas. Sua percepção sobre a qualidade do nosso trabalho é essencial para aprimorarmos, cada vez mais, a eficácia dos serviços prestados. O número do protocolo da informação acima descrita é 2018881600793. Sendo assim, esclarecemos que o Sr.(a) ainda poderá entrar em contato conosco através do 0800 738 0080, durante o período de 45 dias após a presente data, com atendimento de segunda a sexta-feira das 08h00min às 20h00min. Diante do exposto, tendo sido esclarecidos todos os pontos apresentados no pedido do cliente, requer-se que o processo em epígrafe seja arquivado, determinando-se sua consequente baixa no registro de processos ativos por esse PROCON. Agradecemos a oportunidade de esclarecer o assunto e nos colocamos à disposição. Atenciosamente, Gerência de Relacionamento PROCON CLARO S/A Andrea Correia Unidade Corporativa Ouvidoria Procon [email protected] 55 11 4313-2946 América Móvil Brasil www.net.com.br *** Disclaimer NET *** Este e-mail e seus anexos são para uso exclusivo do destinatário e podem conter informações confidenciais e/ou legalmente privilegiadas. Não podem ser parcial ou totalmente reproduzidos sem o consentimento do autor. Qualquer divulgação ou uso não autorizado deste e-mail ou seus anexos é proibida. Se você receber esse e-mail por engano, por favor, notifique o remetente e apague-o imediatamente. This e-mail and its attachments are for the sole use of the addressee and may contain information which is confidential and/or legally privileged. Should not be partly or wholly reproduced without consent of the owner. Any unauthorized use of disclosure of this e-mail or its attachments is prohibited. If you receive this e-mail in error, please immediately delete it and notify the sender by return e-mail.
M. F.
Para: Claro
A Claro, Temos a informar que, insatisfeitos, e ainda tendo que conviver com alegações inverídicas, iremos buscar nossos direitos por outras vias. Infelizmente o canal aqui esta esgotado, e a Claro nos oferece uma péssima demostração de falta de parceria, e, pior ainda, com falta de bom senso e clareza, levando o cliente de quase 10 anos a total incerteza de sobre o comportamento capcioso e arteiro da prestadora. Att.
Claro
Para: M. F.
Olá! A Claro recebeu a sua solicitação. Por favor, aguarde nosso contato, retornaremos dentro do prazo estipulado. Esta mensagem, incluindo seus eventuais anexos, pode conter informações confidenciais, de uso restrito e/ou legalmente protegidas. Se você recebeu esta mensagem por engano, não deve usar, copiar, divulgar, distribuir ou tomar qualquer atitude com base nestas informações. Solicitamos que você elimine a mensagem imediatamente de seu sistema e avise-nos, enviando uma mensagem diretamente para o remetente e para [email protected]. Todas as opiniões, conclusões ou informações contidas nesta mensagem somente serão consideradas como provenientes da Claro ou de suas subsidiárias quando efetivamente confirmadas, formalmente, por um de seus representantes legais, devidamente autorizados para tanto. ------------------------------------------------------------------------------ Este mensaje, incluyendo sus eventuales archivos adjuntos, puede contener informaciones confidenciales, de uso restringido y/o legalmente protegidas. Si usted ha recibido este mensaje por error, no debe utilizar, copiar, divulgar, distribuir o tomar cualquier actitud basada en estas informaciones. Solicitamos la inmediata eliminación del mensaje de su sistema y el envío de un informe en forma directa al remitente y a [email protected]. Todas las opiniones, conclusiones o informaciones contenidas en este mensaje solamente serán consideradas como provenientes de Claro o de sus subsidiarias cuando sean efectivamente confirmadas, formalmente, a través de uno de sus representantes legales debidamente autorizados a tal fin. ------------------------------------------------------------------------------ This message, including all attachments transmitted with it may include restricted, legally privileged, and/or confidential information. If you received this message by mistake or in error you are hereby notified that you must not use, publicize, copy, distribute, resend, or take any action based on the information contained in the message. We ask you to delete the message immediately from your system and advise us by sending a message directly
M. F.
Para: Claro
Solicitamos a Proteste informação sobre como entrar com a reclamação no Juizado de Pequenas causas, já que a prestadora não tem nenhuma solução que atenda nossos interesses, e desejamos tambem ser compensados pelo dano financeiro e moral acontecido nesta disputa desigual.
Claro
Para: M. F.
Olá! A Claro recebeu a sua solicitação. Por favor, aguarde nosso contato, retornaremos dentro do prazo estipulado. Esta mensagem, incluindo seus eventuais anexos, pode conter informações confidenciais, de uso restrito e/ou legalmente protegidas. Se você recebeu esta mensagem por engano, não deve usar, copiar, divulgar, distribuir ou tomar qualquer atitude com base nestas informações. Solicitamos que você elimine a mensagem imediatamente de seu sistema e avise-nos, enviando uma mensagem diretamente para o remetente e para [email protected]. Todas as opiniões, conclusões ou informações contidas nesta mensagem somente serão consideradas como provenientes da Claro ou de suas subsidiárias quando efetivamente confirmadas, formalmente, por um de seus representantes legais, devidamente autorizados para tanto. ------------------------------------------------------------------------------ Este mensaje, incluyendo sus eventuales archivos adjuntos, puede contener informaciones confidenciales, de uso restringido y/o legalmente protegidas. Si usted ha recibido este mensaje por error, no debe utilizar, copiar, divulgar, distribuir o tomar cualquier actitud basada en estas informaciones. Solicitamos la inmediata eliminación del mensaje de su sistema y el envío de un informe en forma directa al remitente y a [email protected]. Todas las opiniones, conclusiones o informaciones contenidas en este mensaje solamente serán consideradas como provenientes de Claro o de sus subsidiarias cuando sean efectivamente confirmadas, formalmente, a través de uno de sus representantes legales debidamente autorizados a tal fin. ------------------------------------------------------------------------------ This message, including all attachments transmitted with it may include restricted, legally privileged, and/or confidential information. If you received this message by mistake or in error you are hereby notified that you must not use, publicize, copy, distribute, resend, or take any action based on the information contained in the message. We ask you to delete the message immediately from your system and advise us by sending a message directly
M. F.
Para: PROTESTE
PROTESTE
Para: M. F.
Claro
Para: M. F.
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Claro
Para: M. F.
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M. F.
Para: PROTESTE
PROTESTE
Para: M. F.
Claro
Para: M. F.
Boa tarde, Tenho a informar que o email abaixo foi encaminhado para o nome LUCIANO APARECIDO RODRIGUES, em minha caixa postal, sendo que esse não e meu nome. Solicito seja esclarecido para evitar confusões no caso que alguma ação seja necessária, e mantemos os dizeres do comunicado de hoje, 27/12/18 com referencia a operadora CLARO. Att. Mario Francisco Simini De: Proteste [mailto:[email protected]] Enviada em: quinta-feira, 27 de dezembro de 2018 19:22 Para: Cc: [email protected] Assunto: CPTBR00548709-77 102017913-61 COMUNICADO - PROTESTE Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2018. Ilmo. Sr. LUCIANO APARECIDO RODRIGUES Associado n°: 451.159-12 Assunto: Comunicado. Prezado Sr. LUCIANO, Agradecemos seu retorno informando que irá ajuizar AÇaO JUDICIAL contra a empresa CLARO e informamos que estamos abertos a novos esclarecimentos que se fizerem necessários e, caso queira, podemos realizar o procedimento de INTERVENÇaO. A PROTESTE reafirma a satisfação de atuar no seu caso, buscando uma solução rápida para seus problemas de consumo. Atenciosamente, Serviço de Defesa do Consumidor. -----Mensagem original----- De: "" Enviada em: quinta-feira, 27 de dezembro de 2018 18:29 Para: "[email protected]" Assunto: CPTBR00548709-77 PT1MARIOFRANCISCO SIMINI602092TrueR ENG ENALDO C PEIXOTO 20540RIO DE JANEIRO [email protected] por cancelamento de linhasConsumerRecebemos a orienta231;227;o enviada pela Proteste, e estamos agindo conforme, iremos procurar na justi231;a o reparo dos danos financeiros e morais acontecido. No texto da 250;ltima correspond234;ncia da Claro sobre o assunto em epigrafe notamos que se solicita o encerramento da quest227;o, ao que nos opomos frontalmente, visto que apenas foram apresentados argumentos que n227;o prevalecem sobre as reclama231;245;es realizadas. Nota-se a vontade de simplesmente arbitrar que a Claro esta certa, quando levou o cliente a uma situa231;227;o que n227;o era desejada, j225; que se fosse explicitado que haveria um contrato de 24 meses criando a fidelidade ter237;amos rejeitado qualquer proposta, dada a situa231;227;o que naquela data havia varias linhas ociosas. Destacamos que a suposta grava231;227;o sobre oferta patrocinada pela Claro tamb233;m n227;o foi apresentada, e n227;o temos duvidas que houve a inten231;227;o de n227;o deixar evidente o que estava sendo proposto, o que configura uma artimanha onde o cliente apenas n227;o e totalmente esclarecido sobre a situa231;227;o. Ent227;o estamos nos opondo a que a reclama231;227;o seja encerrada! Att. CPTBR00548709-77DOOR_TO_DOOR800,0000ClaroTrueS.1.4.3S.1.4