Voltar

Sony anuncia TV Sony KDL-40W655D como DURÁVEL, mas não é. Estraga rápido!

SONY BRASIL 11725-BR
ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

R. d.

Para: SONY BRASIL

19/03/2019

HISTÓRICO COM A SONY: A fim de ser justo, começo dizendo que sou um um antigo cliente da marca Sony, sendo esta minha preferida para a compra de eletro-eletrônicos em geral desde criança. Sempre comprei diversos produtos da marca, principalmente rádios (Discman D-F411, ICF-SW7600GR, dentre outros aparelhos que tenho ainda em excelente estado de funcionamento). Como Radioamador (PU4YES), sou admirador de um dos fundadores da Sony, Sr. Akio Morita, que também foi Radioamador, prefixo JP1DPJ. Meu televisor de tubo da Sony, série Trinitron KV20TR230 funciona até hoje, ininterruptamente desde 1996. Embore precise de uma simples revisão para recalibragem, são 23 anos de pura qualidade. Todavia, o meu pesadelo com a Sony começa em 2019. PROBLEMA COM A SONY EM 2019 Televisor Sony KDL-40W655D: Pensando que ao escolher pela Sony ao comprar minha nova TV, estaria recebendo junto uma garantia de qualidade do produto, acabei me decepcionando muito. Hoje não tenho condições de recomendar a Sony a outras pessoas, já que o televisor Sony KDL-40W655D foi comprado no dia 08/10/2017 e parou de funcionar na primeira semana de fevereiro de 2019, tendo durado portanto 484 dias, isto é, 1 ano e 119 dias. Ora, não é razoável que um bem durável como este tenha uma vida útil tão curta, assemelhando-se a um produto descartável. Trata-se de uma clara situação de descaso com o consumidor, já que houve um flagrante caso de desvio no controle de qualidade do produto montado em Manaus. DETALHAMENTO DO PROBLEMA EM QUESTÃO: Liguei no call center da empresa e me direcionaram a uma assistência técnica credenciada em Belo Horizonte: a empresa MC System. Chegando lá, demorei a ser atendido e a atendente fez como único teste a ligação da televisão na energia elétrica. Não aparecendo imagem, disse que não havia conserto, já que o valor de uma nova tela representaria cerca de 80% do valor de um novo aparelho. Não registrou o atendimento, não fez meu cadastro, nada. Tudo isto foi dito sem que me fossem apresentados argumentos coerentes do ponto de vista técnico. Eles não abriram o aparelho em uma bancada eletrônica para que fosse feito um laudo ou no mínimo, uma avaliação técnica qualificada. Não foram utilizados instrumentos técnicos: multímetro, etc. Nada foi feito para para além de um teste caseiro - o mesmo que havia feito em casa, ou seja, de se ligar a TV na tomada e se constatar o defeito: tela preta. Recorri a uma assistência técnica qualificada e de minha inteira confiança e me disseram que não há possibiliade de reparo. PUBLICIDADE NÃO CONDIZ COM O PRODUTO RECEBIDO: Uma vez que a publicidade do Site da Sony anuncia que o produto é durável, solicito intervenção da Sony Brasil no sentido de sanar o problema, uma vez que estou me sentindo [Editado pelo Reclame Aqui], tendo jogado R$ 1.796,81 no lixo, já que a televisão não possui conserto e durou apenas algumas dezenas de horas de uso, não tendo sido utilizada de forma contínua e tendo sido seguidas todas as recomendações que constavam no manual do aparelho para sua melhor conservação. A Sony Brasil anuncia em sua loja virtual que o televisor tem maior duração, por conter proteções extras, inclusive "Proteção contra poeira, umidade, relâmpagos e surtos de tensão". Trata-se um pacote de funcionalidades protetivas, denominado pela empresa como X Protection PRO. Nas palavras da própria Sony, "Desenvolvida para ser durável". Segundo a empresa, tratam-se de "Tecnologias avançadas que protegem sua TV contra surtos elétricos e relâmpagos, além de um revestimento anti-umidade aumentando a durabilidade do produto. Tornando esta TV perfeita para ser utilizada fora da sala de estar como banheiros, casa de campo e cozinhas.". Ora, uma televisão que pode ser usada sem riscos de estragar até mesmo em casas de campo, banheiros e ambientes úmidos, estragou sem que este estivesse em um ambiente de condições extremas, tendo ficado o tempo todo em minha sala de estar. Não acaba por aí. A Sony garante "Proteção contra poeira: Seu desenho único sem aberturas de ventilação impede que poeira e partículas de sujeira possam se instalar na estrutura interna do aparelho, evitando o sobreaquecimento indesejável.". Ainda tem mais: "Proteção contra umidade: Com um revestimento anti-humidade na placa de circuito, esta TV é segura para utilização em condições úmidas. Este produto foi desenvolvido para resistir em ambientes com alta úmida relativa e a pequenos respingos. Este produto não deve ficar exposto a chuva intensa ou submerso em água. Proteção contra relâmpagos." Como já foi dito, o televisor ficou em um ambiente normal, sem excesso de umidade, não sofrendo com respingos. Para terminar, a Sony garante: "Proteção contra relâmpagos: Continue assistindo seus programas de TV favoritos em qualquer clima, pois esta TV está protegida de raios até 9000V. Proteção se aplica as entradas da TV como Antena, USB e HDMI. Proteção contra surtos elétricos: Projetado para lidar com variações de tensão de até 2000V, esta TV permanece protegida contra alterações na rede elétrica." O televisor estava ligado em um filtro de linha que sempre era desligado quando esta não estava em uso. Além disso, todo o circuito foi projetado, teoricamente, para suportar sobrecargas, se estas houvesse. Não me parece ter sido o caso. O slogan de campanha publicitária da Smart TV KDL-40W655D é: "Sony TV Série-W. Smart e durável" e o produto é anunciado no site da Sony como "Smart TV 40" LED FHD Smart & Durável KDL-40W655D". Notem que a palavra DURÁVEL é replicada diversas vezes no anúncio do produto, trata-se de seu principal chamariz para o consumidor: a possibilidade de comprar um aparelho que irá durar por mais tempo, bastante tempo. ESPERO SOLUÇÃO Confiei no que disse a Sony e agora quero um Televisor Sony KDL-40W655D que seja verdadeiramente durável. Embora não estivesse mais na garantia, não considero que 1 ano e poucos dias seja razoável para que a TV tenha estragado, principalmente por se tratar de um caso excepcional, alardeado pela empresa: deveria ser um produto durável, tal qual o anúncio.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 1796,81
  • Substituição de meu aparelho ou reparo do mesmo.

Mensagens (1)

SONY BRASIL

Para: R. d.

29/03/2019

Boa tarde! Prezado PROTESTE, Segue em anexo a tratativa que a empresa Sony Brasil apresenta para a RECLAMAÇaO em questão. Por gentileza, confirmar o recebimento. Atenciosamente, Sony Brasil LTDA.