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Venda casada telefone fixo

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

A. A.

Para: Claro

10/04/2019

Tenho um telefone fixo da claro (27-3181-0499) e o aparelho não está funcionando direito. Solicitei a troca do aparelho e eles disseram que não vendem mais esse tipo de aparelho porque a tecnologia do aparelho é CDMA. Deram como unica opção eu migrar para o claro fixo que usa chip (tecnologia GSM), mas que não seria possível manter o meu plano. Que teria que mudar o plano do meu aparelho para outro. Um plano obviamente pior para mim. Não concordei e disse que concordava com a mudança de tecnologia mas que deveria manter o mesmo plano que pago atualmente. Eles disseram que não tinha como fazer isso e continuo com o problema. Abaixo o último e-mail recebido da Claro que foi em 11/09/2018: Prezado senhor ALESSANDRO Em atenção à solicitação com ID de número: 1987715-2018 Protocolo de atendimento: 2018694842136 Informamos que ate o momento não temos o retorno ainda do seu questionamento referente a portabilidade para o claro fone no seu plano atual do claro fixo (POS 30 livre de assinatura). Estamos aguardando a resposta do setor cadastral, assim que tivermos um posicionamento do caso, entraremos em contato com o senhor através do seu e-mail. Indiaria da Assunção - Analista Responsável e-mail: [email protected] Atendimento Regulatório Claro Fixo/Fone/Embratel

Solução esperada

  • espero que a empresa troque o meu aparelho Claro Fixo mantendo o plano atual que pago. A mudança de plano não me interessa, pois o plano que tenho é muito mais vantajoso que o atual que eles querem que eu migre. Entendo que eles querem fazer uma venda casada. abaixo o último e-mail recebido da proteste em 28/08/2018 mas que infelizmente não resolveu ainda: Rio de Janeiro, 28 de Agosto de 2018. Prezado Associado Sr. ALESSANDRO AMORIM MOURA, É com satisfação que recebemos seu contato. Seguem abaixo alguns esclarecimentos. RELATO O consumidor relata: " Tenho um telefone Claro Fixo (27)3181-0499 que adquiri a vários anos. O aparelho dessa linha começou a apresentar problemas e então eu liguei para a Central de Atendimento da Claro para adquirir outro aparelho, mas o atendente disse que a Claro não tem e não vende mais aparelhos para o tipo de plano que possuo. Que a tecnologia do meu telefone é CDMA e que a Claro não comercializa mais telefones CDMA. Que eu deveria mudar o meu telefone para a tecnologia GSM, mas que para isso teria que trocar também de plano/pacote. Não vejo problema algum mudar a tecnologia do meu telefone de CDMA para GSM. O que não concordo com a empresa Claro é ter que mudar o meu Pacote/Plano que tenho atualmente. Trata-se de um plano bastante antigo e que eu pago apenas o que utilizar. Esse plano/pacote não tem consumo mínimo, ou seja, se não usar nada eu não pago nada. Fiz uma reclamação na Anatel mas não resolveu, insistem que eu tenho que mudar de plano e isso eu não concordo. A empresa pode fazer isso comigo? Pode me obrigar a mudar de plano para conseguir ter acesso a outro aparelho de telefone? mesmo que seja de outra tecnologia? A empresa Claro muda por conveniência a tecnologia, depois para de fornecer aparelhos CDMA e com isso força os cliente a mudar de pacote/plano. Também fiz a proposta de adquirir um aparelho (mesmo que usado) na internet para que a Claro fizesse a mudança do meu número para um outro aparelho, mas eles não concordaram." SEUS DIREITOS Realizando uma análise do caso pautada no Código de defesa do Consumidor, a situação trata-se de uma prática abusiva por parte da empresa. Se a questão fosse apenas a troca de tecnologia e eles não terem mais o produto para fornecer, seria até razoavel que solicitassem a troca do plano, mas o senhor se dispôs a adquirir o produto com a tecnologia anterior (CDMA) de outras maneiras, e a empresa continua negando a continuação da prestação deste serviço obrigando, portanto, o consumidor a efetuar a troca do plano. As atitudes narradas vão de encontro ao artigo 39, referente às práticas abusivas. Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (...) IV - prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços; V - exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva; ORIENTAÇÃO PROTESTE Nossa orientação seria que o senhor registrasse a reclamação na Agência reguladora (ANATEL), mas como o procedimento já foi realizado, e inclusive já foram feitas as devidas reclamações na Anatel, iremos dar andamento à intervenção extrajudicial com a informações que já nos foram passadas e são suficientes para prosseguir com a demanda. O processo de intervenção funciona da seguinte forma: após a redação da notificação extrajudicial por um advogado especializado em direito do consumidor, esta é encaminhada à empresa por email ou carta. Este processo dura até 15 dias e, caso não haja resposta da empresa neste período, a PROTESTE realizará uma nova intervenção. Portanto, o prazo limite esperado para solução final do caso é de 30 (trinta) dias, mas tais prazos poderão variar dependendo da postura da empresa reclamada. Por favor, ao receber qualquer retorno da empresa, entre em contato conosco o mais rápido possível por meio dos nossos telefones: 0800-282-2204 (telefones fixos) 4003-3907 (celular) A PROTESTE reafirma a satisfação de atuar no seu caso, buscando uma solução rápida para seus problemas de consumo. ORIENTAÇÃO PROTESTE

Mensagens (3)

Claro

Para: A. A.

10/04/2019

Olá! A Claro recebeu a sua solicitação. Por favor, aguarde nosso contato, retornaremos dentro do prazo estipulado. Esta mensagem, incluindo seus eventuais anexos, pode conter informações confidenciais, de uso restrito e/ou legalmente protegidas. Se você recebeu esta mensagem por engano, não deve usar, copiar, divulgar, distribuir ou tomar qualquer atitude com base nestas informações. Solicitamos que você elimine a mensagem imediatamente de seu sistema e avise-nos, enviando uma mensagem diretamente para o remetente e para [email protected]. Todas as opiniões, conclusões ou informações contidas nesta mensagem somente serão consideradas como provenientes da Claro ou de suas subsidiárias quando efetivamente confirmadas, formalmente, por um de seus representantes legais, devidamente autorizados para tanto. ------------------------------------------------------------------------------ Este mensaje, incluyendo sus eventuales archivos adjuntos, puede contener informaciones confidenciales, de uso restringido y/o legalmente protegidas. Si usted ha recibido este mensaje por error, no debe utilizar, copiar, divulgar, distribuir o tomar cualquier actitud basada en estas informaciones. Solicitamos la inmediata eliminación del mensaje de su sistema y el envío de un informe en forma directa al remitente y a [email protected]. Todas las opiniones, conclusiones o informaciones contenidas en este mensaje solamente serán consideradas como provenientes de Claro o de sus subsidiarias cuando sean efectivamente confirmadas, formalmente, a través de uno de sus representantes legales debidamente autorizados a tal fin. ------------------------------------------------------------------------------ This message, including all attachments transmitted with it may include restricted, legally privileged, and/or confidential information. If you received this message by mistake or in error you are hereby notified that you must not use, publicize, copy, distribute, resend, or take any action based on the information contained in the message. We ask you to delete the message immediately from your system and advise us by sending a message directly

Claro

Para: A. A.

18/04/2019

Prezados, Segue em anexo a carta resposta - CIP relacionada ao consumidor: ALESSANDRO AMORIM MOURA Att, Alex Brunieri Representante de serviços especializados Gerência de Atendimento CAS Juiz de Fora __________

Claro

Para: A. A.

22/04/2019

Em atenção à Reclamação proveniente deste Órgão, encaminhamos resposta à manifestação realizada através da Notificação, conforme segue abaixo: Reportamos que sobre problema apresentado no aparelho, esclarecemos que o Claro Fixo não possui aparelhos disponíveis em estoque e a comercialização de aparelhos na tecnologia (CDMA) foi descontinuada, com o intuito de continuar atendendo o cliente, orientamos sobre a portabilidade para o produto Claro Fone, com a tecnologia GSM, em planos mais vantajosos, onde o titular recebe em sua residencia um chip sem custos e pode inserir em qualquer aparelho 3G/4G desbloqueado, desta forma permanecendo com o mesmo número. O plano não mais comercializado cadastrado no Claro Fixo, só paga pela utilização mensal, sendo que os planos comercializados no Claro Fone, possuem franquia mensal. Informamos que o plano cadastrado no terminal (27) 3181-0499 é o Pós Fixo Flex (Antigo Livre Pós 30/ Pós Fixo 33), valor de comprometimento mínimo mensal de R$41,20, que pode usar este valor para realizar qualquer tipo de ligação, ou seja, local, interurbana e celular, contudo identificamos que o cliente foi beneficiado do não pagamento da franquia mensal desde 2010, no qual o cliente foi comunicado da necessidade na correção do plano, porém o mesmo não aceitou as informações. Esclarecemos que o cliente não pode requerer que o cadastro não seja corrigido, tendo em vista que estará se beneficiando do não pagamento da franquia mensal, o qual está sujeito pelo contrato do seu plano contratado. Ofertamos ao cliente a migração do seu plano Pós Fixo Flex (Antigo Livre Pós 30/ Pós Fixo 33), para o plano Livre Pós 0D (sem comprometimento mensal), cliente pagará apenas pela utilização, o qual lhe dará direito a utilizar o serviço somente na base do Claro Fixo (Tecnologia CDMA), haja vista que o Claro Fone não possui plano com essa característica. Cliente aceita e está ciente da correção realizada. Realizamos a alteração do plano atual para o plano ofertado Pós 0D, para correção sistemica. Enfatizamos que a oferta supracitada não dá direito ao cliente de requerer um plano sem franquia mensal na tecnologia do Claro Fone, caso o mesmo deseje realiza a portabilidade futuramente. Salientamos em carta, que caso tenha interesse de utilizar o plano no Claro Fixo, faz-se necessário o reparo do seu aparelho (CDMA) junto a assistencia técnica da Nokia, nas capitais e Grandes Cidades: 4003 - 2525, outras localidades: 0800 - 8866542, Para os dois telefones o horário de atendimento é de segunda a sábado, das 08h00 às 22h00 horas, ou no site: www.nokia.com.br/ e E-mail: [email protected], caso envie o aparelho para assistencia técnica, poderá solicitar a suspensão temporária do serviço por até 120 dias, portanto, informou que o aparelho ainda está funcionando, sendo assim, utiliza o serviço. O número do protocolo da informação acima descrita é 2019722590192. Mediante os esclarecimentos, solicitamos ao r. órgão que proceda com a baixa da manifestação por encerramento em fase preliminar, vez que atendemos o pleito do consumidor. Permanecemos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que se faça necessário. Cordialmente, Ouvidoria*** Disclaimer NET *** Este e-mail e seus anexos são para uso exclusivo do destinatário e podem conter informações confidenciais e/ou legalmente privilegiadas. Não podem ser parcial ou totalmente reproduzidos sem o consentimento do autor. Qualquer divulgação ou uso não autorizado deste e-mail ou seus anexos é proibida. Se voce receber esse e-mail por engano, por favor, notifique o remetente e apague-o imediatamente. This e-mail and its attachments are for the sole use of the addressee and may contain information which is confidential and/or legally privileged. Should not be partly or wholly reproduced without consent of the owner. Any unauthorized use of disclosure of this e-mail or its attachments is prohibited. If you receive this e-mail in error, please immediately delete it and notify the sender by return e-mail.