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- Título da reclamação pública
Cobrança indevida
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
F. C.
Para: Light Serviços de Eletricidade
Boa tarde, O motivo do meu contato é para fazer uma RECLAMAÇÃO sobre uma solicitação que não foi atendida pela Light Serviços de Eletricidade S.A. Irei relatar abaixo o ocorrido: Em Fevereiro de 2019 fiz um pedido para trocar o meu relógio que até então era CONVENCIONAL para o relógio TARIFA BRANCA já que o meu consumo se encaixa no programa e eu teria o direito do mesmo. No dia 06/02/2019 o meu relógio convencional foi substituído pelo relógio tarifa branca e assim começou o meu problema. Minha 1 conta foi feita a medição com 44 dias após a instalação (a medição foi realizada no dia 21/03/2019) com um consumo total de 206 kWh dando uma média 4,68 kWh dia até então estava tudo OK apesar da conta ter como base 44 dias, que nesse caso a Light me informou que foi por conta da troca do relógio. Agora vamos ao grande problema que estou passando devido a várias irregularidades em minha 2 conta no modelo relógio Tarifa Branca. Minha 2 conta teve medição no dia 18/04/2019 com 28 dias como base de consumo e para minha grande surpresa e indignação a conta veio com um consumo de 1035 kWh uma média de 36,964 kWh dia um aumento absurdo no consumo de 689% com relação a 1 conta se eu for usar como base os mesmos 28 dias da 1 conta o absurdo no aumento é ainda maior, pois se em 44 dias o meu consumo foi de 206 kWh em 28 dias o meu consumo deveria ser menor do que os 206 kWh, esse consumo de 1035 KWh da minha 2 conta não procede, ainda mais se tratando de um apartamento de 49 metros quadrados. Já entrei em contato diversas vezes com a Light (já fui na agência da Light no Shopping Leopoldina na bairro da Penha, já falei no chat da Light diversas vezes e entrei em contato por telefone) segue todos os protocolos que tenho 2087759945 2088698238 2088700102 2088707977 2088715608 porém a resposta é sempre a mesma Que a reclamação foi julgada improcedente. No dia 03/05/2019 recebi uma carta da Light dizendo o seguinte: "Prezado Cliente, após a análise de sua reclamação n 3127686314, informamos que esta foi julgada improcedente, pois, mediante análise da leitura apurada pela LIGHT SESA constatamos que não houve erro na medição do consumo cobrado na sua fatura de energia elétrica". Sendo que os problemas em minha conta não param por aí, pois o vencimento também está errado, a 2 conta teve a medição realizada no dia 18/04/2019 e o vencimento da conta está para o dia 05/06/2019 por qual motivo tanto tempo de prazo para realizar o vencimento desta conta? Já que o vencimento correto desta conta seria dia 05/05/2019. Outro grande problema que verifiquei em minha conta foi o valor do kWh da tarifa branca fora de ponta, está superior ao da tarifa convencional, tive a indelicadeza de pedir a conta da minha vizinha de porta no qual o relógio dela é tarifa Convencional e teve a medição realizada na mesma data que a minha (18/04/2019) para dar uma olhada e para minha surpresa a tarifa convencional está mais barata do que a tarifa branca fora de ponta. De acordo com a ANEEL a tarifa branca fora de ponta tem que ser 12,5% mais barata que a tarifa convencional e no meu caso a Light não sei por qual motivo não está praticando e sim cobrando mais caro. Segue informações das leituras no qual tenho cópias das contas e a Light também pode verificar internamente minhas informações. Medição 18/04/2019 tarifa convencional valor do kWh 0,83730 Medição 18/04/2019 tarifa branca fora de ponta valor do kWh 0,87910 Mesmo diante de todas essas inconformidades em minha conta (consumo, vencimento e valor do kWh) a Light continua com a alegação que minha reclamação é improcedente, gostaria muito que minha solicitação fosse realmente analisada. Já entrei em contato com a Light várias vezes e até o momento não mandaram ao menos um técnico para verificar o meu relógio e mais um grande problema com relação a minha medição referente ao mês de Maio/2019. O meu consumo de kWh continua muito acima da minha média anual e os valores dos kWh tarifa branca estão muito acima do estipulado pela ANEEL, irei relatar abaixo novamente os problemas que venho tendo com relação a esses valores. Agora tenho 2 contas com o vencimento para a mesma data 05/07/2019 uma referente Abril/2019 de 1035 kWh como relatado e uma referente a Maio/2019 de 531 kWh e ambas estão erradas a 1ª já relatada e a 2ª irei relatar agora. O valor do kWh da minha conta com referência Maio/2019 a Tarifa Branca Fora de Ponta está 4,6% mais cara que a Tarifa Convencional, onde deveria está 12,5% mais barata de acordo com as informações da ANEEL e a Tarifa Branca Ponta está 116,3% mais cara que a Tarifa Convencional, onde deveria está no máximo 87% mais cara. Esse mesmo problema já foi relatado em minha reclamação com relação a medição de referência Abril/2019 onde a Tarifa Branca Fora de Ponta veio 5% mais cara e a Tarifa Branca Ponta veio 117% mais cara que a Tarifa Convencional. Com relação a esse novo problema na medição de minha conta referência Maio/2019 pedi novamente a conta de minha vizinha de porta para comparar os valores do kWh cobrado já que nossas medições são feitas no mesmo dia e pelo mesmo funcionário da Light e mais uma vez foi constado que a Light está me cobrando um valor superior ao informado pela ANEEL, segue abaixo os valores: Medição tarifa convencional valor do kWh 0,82118 Medição tarifa branca fora de ponta valor do kWh 0,85898 Medição tarifa branca ponta valor do kWh 1,77624 Essas informações confirmam tudo que já relatei até o momento e mediante a todos esses ocorridos solicito com urgência uma providência.
Solução esperada
- Desconto na fatura
Mensagens (1)
Light Serviços de Eletricidade
Para: F. C.
Associação de Consumidores - Proteste Av. Lúcio Costa, nº 6.420 – Salas 101 a 106 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ CEP 22630-013 Rio de Janeiro, 03 de julho de 2019. PAO – 0624/2019 Prezado Defensor, Em atenção a Notificação CPTBR00673664-96 datado do dia 17/06/2019, encaminhado por essa associação em nome de FLUVIA SUE COSTA, cadastrado na Ouvidoria da Light sob a nota nº 1020913990, informamos que os faturamentos da unidade consumidora encontram-se procedentes, conforme leituras reais apuradas no equipamento de medição, com exceção da fatura de Mar/19, que foi estimada, sendo feito o acerto com a tomada da leitura real/interna em Abr/19, em conformidade com o Art. 113, da Res. 414/2010 ANEEL. Ø Mar/19 - Refaturada Valor cobrado: 206kWh - R$165,97 (Cliente pagou a fatura) Valor corrigido: Para 750kWh - R$694,90 Valor Recuperado/Parcelado: 544kWh - R$528,93 (Parcelado em 2x sem juros) Ø Abr/19 - Refaturada Valor cobrado: 1035kWh - R$1067,95 (Cliente não pagou a fatura) Valor corrigido: Para 491kWh - R$503,52 – Fatura liberada após análise Esclarecemos ainda que a tarifa branca só é vantajosa para quem tem consumo concentrado no período fora ponta. Caso o hábito de consumo esteja muito concentrado no horário de ponta ou intermediário, a tarifa branca não é vantagem. Se o hábito de consumo não for concentrado no período fora ponta, o valor final da conta poderá ficar mais caro que o pago atualmente. Lembramos que na tarifa convencional atual, o cliente paga o mesmo valor unitário do kWh independente do horário do consumo de energia. Aderindo à tarifa branca, cada faixa de horário será medida e calculada de forma diferenciada. O somatório do consumo é o mesmo, mas o valor será subdividido nos 3 postos tarifários: - Ponta: das 17h30 às 20h30. - Intermediário: das 20h30 às 22h30. - Fora ponta: das 22h30 às 17h30 nos dias de semana e sábados, domingos e feriados nacionais. Exemplo: Se o cliente trabalha o dia inteiro e só chega em casa após às 18h e resolve aderir a Tarifa Branca, sua fatura tenderá a ficar 87% mais cara, pois sua faixa de consumo está concentrada no horário de ponta. Conforme regulamentação em vigor, caso ainda haja alguma discordância, o cliente pode entrar em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL, pelos telefones 167 ou 0800-727-0167, por formulário no site (www.aneel.gov.br) ou por correspondência para o endereço: Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública (SMA) - SGAN 603, módulo I, CEP 70830-110, Brasília, Distrito Federal. Cordialmente, Ouvidoria da Light Serviços de Eletricidade S.A.