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Cancelamento de Viagem Decolar em Razão do Covid 19 sem Reembolso Integral

Decolar 11621-BR
ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

M. R.

Para: Decolar

27/04/2020

Venho por meio desta solicitar intermediação em uma solicitação de reembolso de valor pago em um pacote de viagem feito com a empresa DECOLAR.COM. Para tanto, esclareço o seguinte: 1) No dia 17/11/19 realizei um compra de um pacote turístico (voo e hospedagem) para três pessoas (eu, minha esposa e meu filho) com a empresa Decolar.com para uma viagem à Maceió-AL, que seria realizada no período de 23/03/2020 à 30/03/2020. O voo seria pela Companhia Aérea LATAM AIRLINES GROUP e a hospedagem seria no hotel MACEIÓ MAR HOTEL. 2) O custo total da viagem ficou em R$ 4.937,43 que foi dividido em 10 parcelas, de R$ 493,74 cada uma, tendo sido pago até o momento 6 parcelas (R$ 2.962,44, já considerando o lançamento da sexta parcela na fatura do cartão para pagamento em maio) . 3) A viagem não veio a acontecer devido à Pandemia COVID-19 (Novo Coronavírus) que fez com que muitos estados entrassem em “quarentena voluntária”, mudando a rotina dos consumidores. 4) Na época, o destino Maceió já tinha casos de coronavírus, o que fez com que o Governo de Alagoas decretasse situação de emergência no estado por meio do Decreto n. 69.541, de 19 de Março de 2020, que determinou o fechamento, por 10 dias, de bares, restaurantes, lanchonetes, lojas, estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada, shoppings centers, galerias comerciais e estabelecimentos similares. O decreto estabelecia, também, a suspensão da frequência a barracas de praia, lagoa, rio e piscinas públicas ou quaisquer outros locais de uso coletivo e que permitam a aglomeração de pessoas. 5) Ante o cenário triste e assustador apresentado pela Pandemia COVID-19 e o risco à saúde que o vírus oferece, decidi CANCELAR a viagem, uma vez que a empresa oferece, via site, apenas alteração da data da viagem até o final deste ano, o que seria para mim e minha família impossível, já que o mês de março é o ideal para nós viajarmos. Além disso, não é possível definir uma data nesse cenário atual em que o país e o mundo se encontram. 6) Eu e minha esposa tentamos várias vezes junto à Decolar, por meio de contato nos telefones fornecidos no site, mas ninguém nos atendeu. Teve casos de espera na linha de uma hora e meia e, mesmo assim, não logramos êxito, pois ninguém nos atendeu. Enorme descaso desta empresa. 7) Mesmo tendo sido feita toda a compra do passeio turístico junto à empresa Decolar (que é quem deve ter o poder de negociar o reembolso, tanto do voo, quanto da hospedagem, nas situações de cancelamento, uma vez que o pagamento foi feito direto à ela) , tentamos , por meio de contato telefônico no Maceió Mar Hotel um reembolso. Por eles foi dito que não aceitavam cancelamentos, apenas remarcação de dias. Inclusive, no próprio site da Decolar há a informação de que a reserva no hotel “Não permite cancelamentos”. Um absurdo! 8) Desgastado com toda essa situação, fiz o cancelamento pelo site da Decolar, obtive como valor ESTIMADO de reembolso o valor de R$ 1.342,08 (valor estimado no dia 21/03/20, dia do cancelamento feito no site). Sendo que, como já foi dito acima, paguei, até a presente data, R$ 2.962,44. 9) Esclareço que também fiz reclamações nos sites do RECLAMEAQUI e PROCON-SP, e obtive apenas as seguintes respostas: A) No site, desde o dia 21/03 consta “Estamos processando o pedido de cancelamento do seu voo para Maceió com n° de reserva 499090109000. Assim que confirmado, enviaremos todos os detalhes para (meu email)”; B) Pela Equipe Jurídica da Decolar (descrevi apenas os pontos principais da resposta) foi dito o seguinte: “.....Tendo em vista que a reserva do consumidor foi impactada frente a pandemia do COVID-19, informamos que, inicialmente como plano de ação, nossos parceiros oferecem algumas alternativas como remarcações e cancelamentos mediante política contingencial de cada produto em sua particularidade. Com relação ao caso em tela, informamos que conforme solicitado pela reclamante a Decolar solicitou junto a companhia aérea o cancelamento do voo, o qual está em processamento. Desta maneira orientamos que a reclamante aguarde a finalização de referido procedimento, o qual será informado através do e-mail de cadastro da reclamante junto à Decolar. Com relação ao hotel, este permite o cancelamento sem custos. Importante destacar que o consumidor deverá efetuar a sua escolha, dentre as opções acima descritas e entrar em contato conosco, através do e-mail [email protected], para que possamos proceder com o envio de sua opção à companhia aérea, hotel ou prestado de serviço....” 10) Em todos os canais e pelo email fornecido acima deixei bem claro que a minha escolha é pelo CANCELAMENTO e REEMBOLSO, uma vez que não terei condições de remarcar outra viagem por não conseguir tirar férias tão cedo, bem como não terei condições financeiras de viajar, em decorrência da pandemia Covid-19. Por todo o exposto, SOLICITO: I) DE MANEIRA URGENTE, o cancelamento das cobranças das demais parcelas, uma vez que o pedido de cancelamento no site foi feito no dia 21/03/20 e até a presente data vem sendo lançado na minha fatura do cartão; II) O REEMBOLSO INTEGRAL DO VALOR PAGO, por ser meu direito. Desde já, grato pela atenção.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 2962,44

Mensagens (3)

Decolar

Para: M. R.

30/04/2020

Olá Marcelo, Preliminarmente, é importante destacar que a Decolar respeita e observa os entes regulatórios, inclusive não podendo exercer qualquer atividade estranha ao mencionado nos artigos 3° e 4° da Lei das Agencias de Viagem, sob pena de perda de seu cadastro e autorização de funcionamento perante a CADASTUR. Em razão do cenário mundial, na qual todas às nações estão sendo acometidas pela Pandemia do COVID-19, com consequências desastrosas para às empresas, em especial do ramo de viagens e turismo, que estão tendo que lidar com milhares de cancelamentos de voos, viagens, hospedagens, dentre outros serviços, dependendo muitas vezes das informações das Companhias Aéreas e hotéis, ou ainda de manifestações governamentais, dificultando demasiadamente o trabalho. Lembramos que as informações passadas aos clientes, seguem estritamente a política que cada parceiro adota. Qualquer medida, multa ou desconto, é de responsabilidade do provedor em questão. As contingencias prestadas pelo Latam com relação ao COVID-19 são de converter o valor integral da reserva em crédito para utilização futura. O crédito no valor de R$2.110,14, deve ser utilizado para uma nova viagem a se realizar até o dia 16/11/2020. A hospedagem permite o reembolso integral a ser creditado na forma original de pagamento no prazo de até 12 meses conforme regras da MP 948. Podemos converter o valor da reserva em crédito para utilização futura? Podemos prosseguir com reembolso integral da hospedagem? No aguardo de seus comentários. Atenciosamente, [logo] Elaine Oliveira do Carmo Analista Mídias Sociais ______________ Alameda Grajaú, 219 - Alphaville Industrial - BarueriSP [Seguinos en Twitter!]..[Seguinos en Facebook!]..[Seguinos en YouTube!]..[Seguinos en Instagram!] Esta mensagem pode conter informações confidenciais e sujeitas a sigilo. Esta mensagem é endereçada exclusivamente aos seus destinatários. A utilização, cópia, distribuição e divulgação não autorizadas desta mensagem são expressamente proibidas. Caso esta mensagem tenha sido recebida por engano, por favor nos informe imediatamente via e- mail e apague esta mensagem juntamente com seus anexos. ---------- Reply message ----------

M. R.

Para: Decolar

05/05/2020

Bom dia! Como já informado anteriormente, NÃO TENHO INTERESSE em utilizar meu crédito em uma nova viagem, principalmente para este ano, considerando a Pandemia COVID-19 e seus reflexos na minha vida e de meus familiares. Não terei mais férias para tirar esse ano, nem condições financeiras. Portanto, requeiro: 1) O REEMBOLSO DO VALOR PAGO, podendo o valor incontroverso de R$2.110,14 já ser reembolsado de imediato (ficando apenas outras questões para ser discutidas futuramente); 2) O CANCELAMENTO IMEDIATO das cobranças das demais parcelas, uma vez que o pedido de cancelamento no site foi feito no dia 21/03/20 e até a presente data vem sendo lançado na minha fatura do cartão. Atenciosamente

Ajuda requerida 18 junho 2020

PROTESTE

Para: M. R.

19/06/2020
Essa resposta é privada