Voltar

iPhone superaquecendo e Apple recusa reparar na garantia, coagindo a compra de novo aparelho

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

P. F.

Para: Apple

01/05/2020

Possuo o iPhone 6s Plus 32gb Space Gray modelo A1687 adquirido em 14/08/2019 (ha 8 meses da data atual), ainda no prazo da garantia que é de 12 meses, e à partir do dia 24/04/2020 ao baixar alguns aplicativos na App Store, o aparelho começou a apresentar um superaquecimento ao utiliza-lo e apresentando a mensagem: "Temperatura - o iPhone precisa esfriar para que você posso utiliza-lo", travando o celular. O aparelho esquentava somente ao display (tela) estar funcionando, independente de utilização, também quando estava carregando ou ainda durante uma ligação. A bateria estava com a saude em 97%, não apresentava nenhum problema e mantinha sua carga por até 48 horas, entretanto, quando iniciou esse superaquecimento, ela durava 2 à 3 horas. No dia 25/04/2020 (sábado) liguei na assistência técnica 0800-761-0880, e durante a ligação o aparelho superaqueceu novamente, caindo a ligação e travando o dispositivo. Para esfriá-lo, coloquei um gelo envolto em um pano seco atras do mesmo para voltar a ligar para a assistência. Ao retornar a ligação, informei que o dispositivo iria superaquecer novamente, que eu havia realizado esse procedimento com o gelo envolto no pano para que conseguisse realizar a ligação, mesmo ouvindo essa informação, a atendente não fez nenhuma objeção ou recomendação que essa atitude poderia danificar o dispositivo, faze-lo transpirar ou causar alguma umidade no mesmo, antes apenas informou que estava tudo bem, pois caso caísse a ligação, ela iria retornar no prazo de até 5 minutos. A atende solicitou que eu fizesse um procedimento de backup dos dados, e após isso, a restauração do aparelho e tentasse utiliza-lo sem restaurar o backup, para verificar se o problema fosse em algum software, caso persistisse o problema, eu poderia retornar, gerou o Caso: 101073704632 e após me instruir todos os procedimentos. desligou. Realizei todos procedimentos conforme instruído e continuava o mesmo superaquecimento. No dia 27/04/2020 (segunda) pela manha liguei novamente para a assistência informando da persistência do problema, o atendente solicitou que enviasse o dispositivo para a assistência através dos correios para realizarem a manutenção, gerou o Número de reparo: D451725995. Neste mesmo dia, embrulhei conforme recomendado e enviei o mesmo pelo correio, conforme instruído. No dia 29/04/2020, as 11:02 recebi o último comunicado da empresa por email apenas informando que o dispositivo ja estava na empresa e que iriam dar iniciou aos processos de manutenção, me disponibilizando um link para acessar o status do reparo, que caso houvesse qualquer mudança de status, iriam me comunicar por e-mail ou SMS. Naquele mesmo dia, a noite, acessei o link e estava apresentando a mensagem: "Em espera: precisa de informações", entretanto não havia recebido nenhum tipo de comunicado, por e-mail e nem por SMS referente essa mudança de status. No dia seguinte 30/04, liguei na assistência novamente e somente então o atendente Daniel me informou que eles não iriam realizar nenhum reparo pois o dispositivo havia apresentado uma umidade nos componentes (possivelmente do gelo que havia utilizado), o que anulava a garantia do aparelho. Questionei que nunca havia molhado o mesmo, nem caído água nele até então. Pedi que eles fizessem alguma atitude, pelo menos então um orçamento do valor da manutenção, mas o atendente informou que eles se recusavam a fazer qualquer tipo de reparo, mesmo que eu realizasse o pagamento, que o único orçamento era a compra de um novo aparelho que ficaria no valor de R$1.899,01. Aquilo me indignou profundamente, foi um absurdo, informei a minha extrema insatisfação e o trato fraudulento que a empresa estava tendo me coagindo a comprar um aparelho novo, recusando a manutenção da garantia e que entraria em contato com os órgãos de defesa do consumidor. Caso houvesse umidade, na minha opinião, foi por causa deles próprios indiretamente, que exigiram realizar aqueles procedimentos antes de enviar o aparelho para garantia e mesmo eu informando como havia realizado o resfriamento do mesmo, não me recomendaram a não utilizar o gelo com pano que realizei para concluir os processos que, inclusive, eles me exigiram antes de cogitar a possibilidade da manutenção em garantia do mesmo.

Solução esperada

  • Troca