- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Valor abusivo de reparo
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
R. C.
Para: SAMSUNG
Olá, tenho um Galaxy S9 que comprei no lançamento. Sempre fui muito cuidadosa mas há alguns dias ele caiu da minha mão e trincou a tela. Passou uns dias funcionando normalmente mas agora parou. Liguei em autorizadas para orçar o reparo e os atendentes fizeram comentários como "Quebrou a tela do S9? Aí é prejuízo" e "Raramente fazemos esse serviço porque é muito caro". Por fim, o orçamento do serviço ficou em quase R$ 1500,00, sendo que é possível encontrar um celular novo a venda no mercado por R$ 2100,00. Eu gostaria de consertar o meu telefone por um preço justo, pois gosto muito do mesmo e não gosto de me desfazer de aparelhos com tão pouco tempo de uso, mas esses valor nos força a abandonar o aparelho que teria possibilidade de reparo aumentando a quantidade de lixo eletrônico no planeta e a possibilidade de contaminação pelos metais pesados presentes no mesmo. Eu só gostaria de pagar um preço justo pelo reparo e não ter que comprar um celular novo.
Solução esperada
- Reparo
Mensagens (3)
SAMSUNG
Para: R. C.
Prezados , boa tarde! Segue resposta de CIP:CPTBR01073963-76. São Paulo,27 de Outubro de 2020. Ao PROTESTE ASSOCIACAO DE CONSUMIDORES CPTBR01073963-76 Reclamante: ROSA CLARA BEZERRA ALVES Reclamada: SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA. Produto Modelo: SM-G9600ZPKZTA Serial: RQ8K30KLRRL Data de compra: 10.07.2018 SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 00280.273/0007-22, localizada na Avenida João Carlos da Silva Borges, 1240, 1º Andar, Vila Cruzeiro, São Paulo/SP, CEP: 04726-002, vem, perante este respeitável órgão de defesa do consumidor, em atenção à CIP acima identificada esclarecer: O Reclamante em sua manifestação esclarece o ocorrido e requer Reparo em garantia mas, após análise por parte da Reclamada identificamos que a causa da notificação se deve ao fato do produto apresentar características provenientes de uso em desacordo com o manual de instruções. Entretanto a Reclamada a fim de minimizar os transtornos causados ao consumidor, vem perante a este respeito órgão propor acordo de reparo sob orçamento em valor mais acessível através de um Centro de Reparo Credenciado, enviando o produto por meio do fornecimento do código de postagem. Para tanto, faz-se necessária a aceitação da proposta por parte do consumidor. Sendo a proposta aceita, a Reclamada requer retorno, via telefone 4000 1260, a fim de que possamos alinhar os procedimentos seguintes de atendimento. Assim nos colocamos à inteira disposição para qualquer esclarecimento. Atenciosamente, SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA. Contact Center São Paulo Telefone 4000 1260
SAMSUNG
Para: R. C.
Prezados boa tarde! Segue resposta de CIP:CPTBR01073963-76. São Paulo, 28 de Outubro de 2020. Ao PROTESTE ASSOCIACAO DE CONSUMIDORES FA: CPTBR01073963-76 Reclamante: ROSA CLARA BEZERRA ALVES Reclamada: SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA Produto Modelo: SM-G9600ZPKZTA Série: RQ8K30KLRRL Data da compra: 10.07.2018 SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 00280.273/0007-22, localizada na Avenida João Carlos da Silva Borges, 1240, 1º Andar, Vila Cruzeiro, São Paulo/SP, CEP: 04726-002, vem, perante este respeitável órgão de defesa do consumidor, em atenção à CIP/Processo/Ofício acima identificada, esclarecer: Alega o Consumidor ter adquirido um aparelho de Celular da marca Samsung, modelo SM-G9600ZPKZTA, em 10.07.2018, pelo valor de R$ 2.499,00 (Dois mil quatrocentos e noventa nove reais). Aduz que o produto apresentou vícios, encaminhando-o à uma assistência técnica, contudo, sustenta que o reparo em garantia teria sido negado. Desta feita, instaurou a presente reclamação. Em atendimento à solicitação do Consumidor, esclareceremos que conforme informado pelo Reclamante, constatou-se o uso em desacordo com o manual, acarretando em danos físicos ao produto, impossibilitando o reparo em garantia. Dessa forma, o reparo fica condicionado à prévia aprovação do orçamento gerado que o problema constatado não possui qualquer relação com a qualidade do produto, mas sim e tão-somente pela inobservância das orientações previstas no manual do usuário. Assim, verifica-se que o problema no produto é decorrente de culpa exclusiva do consumidor ou terceiro, consoante art. 12, parágrafo 3º do Código de Defesa do Consumidor. Ademais, o termo de garantia afasta expressamente a responsabilidade da Fabricante em reparar gratuitamente, problemas ocasionados por uso inadequado do produto por parte do consumidor ou de terceiros. Logo, a despesa decorrente de eventual reparo do produto, incluindo peças e mão-de-obra, será de responsabilidade do Reclamante, permanecendo a assistência técnica à disposição para a solução da questão. A fim de auxiliar o Consumidor, foi ofertado ao Reclamante reparo sob orçamento em valor mais acessível através de um Centro de Reparo Credenciado, enviando o produto por meio do fornecimento do código de postagem, e obteve retorno do consumidor recusando a proposta. Assim nos colocamos à inteira disposição para qualquer esclarecimento. Atenciosamente, SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA Contact Center São Paulo Telefone: 4000 1260
R. C.
Para: SAMSUNG
"Alega o Consumidor ter adquirido um aparelho de Celular da marca Samsung, modelo SM-G9600ZPKZTA, em 10.07.2018, pelo valor de R$ 2.499,00 (Dois mil quatrocentos e noventa nove reais)." OK "Aduz que o produto apresentou vícios, encaminhando-o à uma assistência técnica, contudo, sustenta que o reparo em garantia teria sido negado. Desta feita, instaurou a presente reclamação." MENTIRA! Onde tem isso na minha reclamação? Em nenhum momento eu disse que o produto apresentou vícios e que o reparo em garantia foi negado, inclusive porque nem o solicitei, pois sempre estive ciente que o período da garantia já tinha expirado. Na segunda frase da minha reclamação lê-se "há alguns dias ele caiu da minha mão e trincou a tela." "Em atendimento à solicitação do Consumidor, esclareceremos que conforme informado pelo Reclamante, constatou-se o uso em desacordo com o manual, acarretando em danos físicos ao produto, impossibilitando o reparo em garantia." Eu mesma falei sobre a queda e NUNCA solicitei o reparo em garantia. OU vocês não leem o que a gente escreve ou usam respostas automáticas e padrões para todos os casos parecidos. "Dessa forma, o reparo fica condicionado à prévia aprovação do orçamento gerado que o problema constatado não possui qualquer relação com a qualidade do produto, mas sim e tão-somente pela inobservância das orientações previstas no manual do usuário. Assim, verifica-se que o problema no produto é decorrente de culpa exclusiva do consumidor ou terceiro, consoante art. 12, parágrafo 3º do Código de Defesa do Consumidor. Ademais, o termo de garantia afasta expressamente a responsabilidade da Fabricante em reparar gratuitamente, problemas ocasionados por uso inadequado do produto por parte do consumidor ou de terceiros." Repito, em nenhum momento eu quis me esquivar da minha responsabilidade. Em nenhum momento eu solicitei um reparo gratuito dentro de uma garantia que não existe mais. Eu apenas solicitei um valor justo para o reparo de UM ITEM do equipamento. "Logo, a despesa decorrente de eventual reparo do produto, incluindo peças e mão-de-obra, será de responsabilidade do Reclamante, permanecendo a assistência técnica à disposição para a solução da questão. A fim de auxiliar o Consumidor, foi ofertado ao Reclamante reparo sob orçamento em valor mais acessível através de um Centro de Reparo Credenciado, enviando o produto por meio do fornecimento do código de postagem, e obteve retorno do consumidor recusando a proposta." Eu sempre estive disposta a pagar pelo reparo se fosse um valor justo e coerente. A SAMSUNG me ligou oferecendo o serviço com preço especial mais acessível... 1003 reais é o valor ESTIMADO para a troca da tela e pode variar de acordo com a análise do técnico. Ou seja, vou mandar meu celular pelos Correios para a realização de um serviço que deve custar no mínimo quase 50% do valor de um produto novo. Sinceramente eu estou MUITO decepcionada com a marca. Eu insisti no reparo pois gosto dos aparelhos da mesma. Tive um Galaxy S5 por quase 4 anos quando mudei para o S9 e espera utilizá-lo também por bastante tempo. Esse valor de reparo é completamente inconsistente financeira e ambientalmente com todas as diretrizes para diminuição dos resíduos sólidos no planeta. Ainda mais um resíduo poluente como uma bateria de celular. Eu realmente SINTO MUITO por essa postura. Eu recebi um Iphone emprestado para utilizar enquanto não resolvia a questão mas não quis fazê-lo esperando que teríamos um desfecho honesto. Vocês acabaram de perder mais que uma cliente, uma fã e defensora da marca. Parabéns aos envolvidos!