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Venda casada para transferência e-sim e diárias sumindo
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
M. A.
Para: VIVO
Quando o plano Vivo Easy foi reformulado, gostei tanto da proposta que de cara portei minhas 3 linhas para o Vivo Easy. Comprei várias diárias que começaram a ser descontadas sem que eu sequer abrisse os respectivos aplicativos. Uma em específico consta como descontada antes mesmo da habilitação do plano para o Vivo Easy, o que deveria ser impossível. E assim seguiu, descontando diárias sem o uso dos aplicativos, em especial as do pacote mobilidade, sendo que os aplicativos que usam essas diárias não estavam instalados e ninguém sequer saia de casa devido a pandemia. O país inteiro praticamente em lockdown e a Vivo descontando diárias do pacote mobilidade que inclui Cabify, Moovit e Waze. E para piorar, esse comportamento ocorreu nas 3 linhas, sendo que duas delas o aparelho sequer é usado e não tem os aplicativos instalados. Como se não bastasse esse problema inicial, ao tentar transferir a minha linha para o e-sim fui informado que essa transferência só é permitida em planos pós-pagos. Perguntei a razão e alegaram ser uma limitação técnica pelo Vivo Easy ser uma linha pré-paga. Para começo de conversa, quando é para habilitar o e-sim, a linha é pré-paga, mas quando é para divulgar na imprensa é pós-paga. Poderiam decidir, né? Mas mesmo que fosse esse o caso, por que somente a Vivo tem essa limitação técnica? Suas concorrentes Claro e Tim habilitam em todas os tipos de linhas e planos oferecidos em seu portfólio, incluindo planos pré-pagos. Mas o pior é saber que existem várias pessoas que tem o Vivo Easy funcionando sem nenhum problema através do e-sim, mas que para isso tiveram que aderir a um plano pós-pago, cadastrar o e-sim, cancelar antes dos 7 dias, voltar com a linha para pré-pago e migrá-la para o Vivo Easy. Mas espera um pouco, não era uma limitação técnica ter a linha Vivo Easy no e-sim? Como que dezenas de pessoas conseguiram o impossível? Isso só mostra que a limitação é comercial e que o intuito da operadora é praticar venda casada, pratica proibida em lei. Sendo assim, quero que a minha linha seja habilitada no e-sim e que as diárias cobradas indevidamente sejam restituídas em dobro, como prega o CDC. Obrigado.
Solução esperada
- Migração de linha para e-sim e restituição de diárias cobradas indevidamente
Mensagens (3)
VIVO
Para: M. A.
Olá, boa tarde! Em resposta à sua manifestação recebida através do registro (CPTBR01123356-96), informamos que migração para e-sim é realizada somente em lojas e revendas Vivo, devido a dificuldades técnicas migração para e-sim está disponível somente para os planos pós-pagos, desta maneira migração para e-sim nas modalidades pré-pago e controle estão suspensas até a correção. Referente a cobranças de diárias, em análise não identificamos irregularidades na tarifação dos serviços através do Vivo Easy, desta maneira solicitamos que consumidor detalhe a cobrança que discorda e o dia em que ocorreu a mesma e a qual linha está relacionada. Lamentamos os transtornos ocorridos e permanecemos a disposição através da Central de Relacionamento no telefone 1058. Atenciosamente, Órgão de Defesa do Consumidor - Telefônica Vivo Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is privileged and confidential information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição
M. A.
Para: VIVO
O problema começou em Março, especificamente no dia 05 de Março. Todas as diárias do pacote mobilidade a partir desta data são indevidas, pois comprei as diárias por causa da oferta vigente à época, mas não utilizei nenhuma pois estávamos em pandemia. Nunca sequer abri o Waze, nunca pequei um taxi pela Cabify e menos ainda usei o Moovit. Estou em quarentena desde Março sem sair de casa. O mesmo ocorre em relação as diárias do YouTube, tendo em vista que estava em casa usando o WI-FI. Veja o número de diárias descontadas em sequência após isso. Na grande maioria das vezes, tudo o que foi descontado em sequência é indevido, pois foi erro de sistema. As esporádicas e intervaladas são devidas. As de março nem tem o que discutir pois estávamos em quarentena nacional e o sistema descontando. Você menciona que não foram encontrados erros, mas existe uma diária dia 05 de março que foi descontada antes de sequer o Vivo Easy ter sido ativado. Isso não lhe parece um erro? Em relação à dificuldade técnica de ativação do e-sim nos planos pré-pagos, qual a previsão de retorno? Estamos no iPhone 12 e essa reclamação vem desde o iPhone XR de dois anos atrás. Só pesquisar no Google. Você vai me desculpar, mas a empresa está claramente cometendo uma ilegalidade na não ativação desses chips em planos pré-pagos. Vamos acionar a Proteste para que averigue o caso e promova uma ação coletiva, caso isso não seja corrigido. Aqui está uma cópia da mensagem enviada em março para o atendimento Vivo. Estou copiando aqui, pois tem as datas. "Acabei de aderir ao plano Vivo Easy. Comprei internet e diárias para aplicativos. Para a minha surpresa, as diárias começaram a ser descontadas de forma completamente irregular. O primeiro caso foi o YouTube que teve uma diária descontada no dia 05 de março, no dia da ativação, antes sequer da compra das diárias. Como pode ter descontado uma diária sem que o pacote não tivesse sido comprado? E de lá pra cá, diversas diárias foram descontadas sem que o aplicativo fosse usado. Nesse momento, a resposta padrão da Vivo é que de alguma forma, talvez em segundo plano, o aplicativo tenha contatado os servidores e com isso a diária teria sido descontada. Então peguemos o caso do pacote das diárias de mobilidade. Elas são descontadas todos os dias sem que eu sequer tenha os aplicativos instalados. Comprei as diárias e somente instalei o Waze dias depois que o desconto começou e já desinstalei faz tempo, mas as diárias continuam sendo descontadas independente dos aplicativos instalados. Já no caso do Spotify, eu tinha o aplicativo instalado e num primeiro momento não foi descontado, mas depois que eu comecei a usá-lo e a primeira diária foi descontada, começou a descontar nos dias seguintes. Desinstalei o aplicativo e o desconto continuou. Como explicar isso? Tenho um iPhone e quando o aplicativo é desinstalado, não tem mais contato com os servidores, no entanto, a diária continua sendo descontada. Tendo em vista que o sistema de diárias da Vivo não é confiável, quero o cancelamento das diárias restantes com a devolução do valor pago integralmente para que eu possa comprar mais internet, pois não pretendo comprar mais diárias. Aliás, uma boa forma de resolver esse problema seria implementar um bloqueio de uso das diárias no próprio aplicativo. Fica a sugestão."
VIVO
Para: M. A.
Olá, bom dia! Em resposta à sua manifestação recebida através do registro (CPTBR01123356-96), informamos que migração para e-sim nas modalidades pré-pago e controle estão suspensas até a correção, a qual ainda não possuí um prazo definido para conclusão. Referente a cobranças de diárias, informar qual a linha com DDD para qual deseja o atendimento. Lamentamos os transtornos ocorridos e permanecemos a disposição através da Central de Relacionamento no telefone 1058. Atenciosamente, Órgão de Defesa do Consumidor - Telefônica Vivo Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is privileged and confidential information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição