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Paguei o valor errado por culpa da TIM
Esta reclamação é pública
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L. M.
Para: TIM
Era cliente da TIM desde novembro de 2017. Meu plano era o TIM Controle Smart no valor de R$ 49,99. Eu decidi fazer a portabilidade da TIM para outra operadora no dia 8/10/2020. Dia 9/10/2020, a TIM reconheceu o meu pedido, (através de SMS), avisou que iria gerar a fatura com fechamento, mas isso não aconteceu. No dia 15/10/2020 a portabilidade foi concluída. Como o meu período aquisitivo compreendia 14/09 a 13/10 e a data de vencimento sempre é dia 7; eu liguei no dia 4/11/2020 para o número 1056 e pedi o envio do boleto com o acerto de contas, uma vez que a portabilidade já havia acontecido e eu não conseguia acessar o aplicativo "Meu TIM" para ver a conta. Imediatamente chegou ao meu e-mail o documento de arrecadação (não era conta) no valor de R$ 66,99. A atendente não me explicou que haveria multa por eu ter feito portabilidade ou qualquer outro fato. Eu entendi que o valor era devido e efetuei o pagamento no mesmo dia 7/11. Acreditando que já havia quitado todos os meus débitos com a TIM. Nesta data eu não contestei o valor que deveria ser R$49,99 ou, pelo menos o rateio dos 2 dias que deixei o plano. Detalhe: se o meu período analisado foi de 14/09 a 13/10 eu ainda era cliente e o valor a ser pago deveria ser R$49,99. Eu só pude constatar esse erro no dia 4/12/2020. Pois recebi por e-mail a fatura do mês de novembro com período aquisitivo de 14/10 a 13/11, ainda com uma multa no valor de R$112,00, totalizando R$178,89, com vencimento dia 7/12/2020. No dia 29/11/2020 liguei para o número 1056 e a atendente disse que nada poderia ser feito por ela e que em 5 dias úteis um consultor entraria em contato comigo para verificar o valor cobrado. Esse prazo venceu no dia 4/12/2020. Ninguém entrou em contato nestes 5 dias úteis. Então no dia 7/12/2020 eu consegui o atendimento pelo mesmo número 1056 para acertar pelo menos essa conta de R$178,89. Expliquei para o atendente pelo menos três vezes que eu não poderia pagar por um serviço que eu não utilizei. Que no máximo poderia ser cobrado os dois dias (14 e 15 de outubro) nessa fatura e que a multa eu aceitaria pagar. Visto que ele explicou ter um protocolo de renovação de um plano com fidelidade aceito no mês de junho. Após inúmeras explicações, o atendente conseguiu gerar um documento de arrecadação com valor de R$ 116,49 considerando os 2 dias e a multa contratual. Mas, quando eu pedi para ele revisar e incluir neste acerto o valor pago indevidamente no mês de novembro ele disse que não poderia resolver essa questão. Indicou o número 08008882373. Esse canal de atendimento só serve para quem é cliente. Eu não sou mais cliente, deixei de ser dia 8/10/2020. Me senti enganada, lesada e caloteada pela TIM. Fato 1: Paguei R$66,99 quando deveria ter pago R$ 49,99 no mês de novembro. Fato 2: Paguei por uma multa contratual R$112,00 que não tem registro em lugar algum. Apenas um protocolo. Essa informação de fidelização deveria vir descrita na conta, já que é um meio de comunicação com o consumidor. A TIM não deixa explícito quais são os valores cobrados pelo cancelamento do contrato. Faz muita propaganda de mudança de plano, sugere upgrade. Atenção com a propaganda que mascara como são realmente os planos. Fato 3: Como entender que um dia você entra em contato com o canal de atendimento 1056 e nada pode ser feito e uma semana depois o mesmo canal “resolve o seu problema”? Senti uma má vontade no atendimento. Eu tive que ligar diversas vezes para resolver o erro da TIM. Atenção consumidor com suas faturas, não acreditem sempre no que o atendente fala, explica ou indica. Ele pode estar enganado ou te enganando. Antes desse fato eu recomendaria a TIM como uma excelente operadora, mas depois desse fato não indico a ninguém.