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FURTO DE VALORES EM CONTA BANCÁRIA DIGITAL DO MERCADO PAGO

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

A. N.

Para: Mercado Pago

08/12/2020

Em 18/11/2020 e em 19/11/2020 foram realizadas QUATRO transferências de minha conta do Banco Mercado Pago no valor total de R$3.549,67, sendo três operações no valor de R$1000,00 e uma no valor de R$549,67. - Imediatamente após o fato em 18/11/2020, liguei para o atendimento do Mercado Pago (protocolo 12344489589) que informou que minha conta seria bloqueada imediatamente por segurança, e nada além disso. No dia 19/11/2020 às 9 horas da manhã, minha conta já estava desbloqueada, quando aconteceu a QUARTA transferência fraudulenta. No mesmo momento, liguei novamente para o atendimento do MP no qual a atendente me orientou a abrir reclamações para as 4 operações indevidas. Então, abri as quatro reclamações imediatamente, em 19/11/2020, através da minha conta no Mercado Pago cujos números são: RECLAMAÇÃO 5046124113 - OP 12331195388 RECLAMAÇÃO 5046124003 - OP 12331221325 RECLAMAÇÃO 5046123734 - OP 12344489589 RECLAMAÇÃO 5046123899 - OP 12331255108 - Porém, o banco fez o estorno de apenas UMA no valor de R$549,67 (RECLAMAÇÃO 5046123899 - OP 12331255108). As demais reclamações foram encerradas em favor do creditado. - Ocorre que, as transferências foram realizadas para crédito em outra conta do mesmo banco e, depois de mais de SETE dias esperando uma resposta, o Mercado Pago respondeu uma a uma alegando que o usuário creditado já havia utilizado as quantias furtadas e que, por isso, não seria possível fazer o estorno das três restantes. - O Mercado Pago exige verificação de documentação e perfil de seus usuários para liberar movimentações financeiras com retiradas de valores de suas contas. Por isso, não deveria ter permitido que um fraudador retirasse da conta créditos cujas operações estavam sob reclamação sem qualquer manifestação da parte creditada. - O Mercado Pago alegou que os valores ficam disponíveis para uso imediatamente após serem creditados e, por isso, o creditado já havia retirado o dinheiro furtado. Nesse caso, Mercado Pago tem (ou deveria ter) as informações verificadas do usuário creditado e deveria acioná-lo criminalmente, o que não ocorreu até o presente momento ou não me deram ciência. Mas se houve fraude na verificação, por conta de documentação falsa, (impossibilitando a busca e identificação real do fraudador) o Mercado Pago deverá responder por essa falha, em permitir que um usuário de cadastre e se verifique com documentação e dados falsos. - O que eu não vou aceitar é ter sido lesado em R$3000,00 por uma fraude que eu claramente avisei de imediato ao Mercado Pago.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 3000,00

Mensagens (3)

Mercado Pago

Para: A. N.

10/12/2020

Olá Angelo, como vai? Antes de mais nada, nós do Grupo Mercado Livre queremos agradecer o seu contato e sua compreensão em ter aguardado nosso retorno! Após análise, concluímos seu atendimento por meio do protocolo 84665829. Voce encontrará todos os detalhes em seu e-mail de cadastro, nele explicamos todas as ações tomadas e o porque. Caso seja necessário, voce pode nos contatar respondendo diretamente o e-mail. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente Mercado Livre Mercado Pago Em ter., 8 de dez. de 2020 às 16:13, escreveu:

A. N.

Para: Mercado Pago

10/12/2020

Na realidade eu só abri a reclamação aqui para chamar à atenção do Mercado Pago e registrar o ocorrido para que outras pessoas saibam. Pois eu já imaginava que a resposta seria VAGA, como aconteceu, pois as respostas nos canais sugeridos acima são VAGAS e DIFUSAS do tema principal, como tenho em registro. O PROBLEMA NÃO FOI RESOLVIDO, POIS MEU DINHEIRO NÃO FOI DEVOLVIDO ATÉ O PRESENTE MOMENTO. O meu questionamento principal é sobre a INSEGURANÇA, que agora está comprovada, no sistema de validação do Mercado Pago. Pois um usuário claramente criminoso está aplicando GOLPES invadindo contas de terceiros e transferindo valores para sua conta. A grande questão é: se ele retirou o montante furtado de sua conta, considerando que na política do Mercado Pago é de SOMENTE EFETUAR TRANSAÇÕES COM VERIFICAÇÃO DE CADASTRO E IDENTIDADE, por que o Mercado Pago não me reembolsa e busca os meios legais (criminais) para fazer esse meliante pagar? Se a resposta for: "não temos os dados dele ou não conseguimos rastreá-lo porque os dados de verificação são falsos", estamos diante de uma FALHA DE SEGURANÇA do Mercado Pago. Em qualquer uma das situações, eu deveria ser ressarcido, pois desde o primeiro momento abri reclamações informando sobre a fraude. Houve falha também da primeira atendente que não me orientou a abrir reclamações no mesmo horário, permitindo assim, talvez, dar tempo do meliante utilizar a quantia furtada. Houve falha TAMBÉM em desbloquear minha conta em 18/11/2020 a noite, após bloqueio em 18/11/2020 pela manhã, o que possibilitou outra transferência (a quarta) de R$1000,00. Ou seja, o Mercado Pago FALHOU várias vezes. A questão principal aqui não é, em si, a forma como o dinheiro saiu da minha conta, e sim a forma como ele foi utilizado pelo fraudador. A permissividade do Mercado Pago em deixar que alguém se verifique, aparentemente, com dados falsos. Digo isso porque, ao que parece, esse é o motivo de o Mercado Pago fechar as reclamações informando que o dinheiro já havia sido utilizado pela parte fraudadora e isso impedia o estorno. Mas, enfim... já abri Boletim de Ocorrência em Delegacia e pedi para investigar tanto o Mercado Pago quanto o fraudador. Além disso, da esfera criminal, buscarei reparação na esfera Cível.

Mercado Pago

Para: A. N.

11/12/2020

Olá Angelo, como vai? Antes de mais nada, nós do Grupo Mercado Livre queremos agradecer o seu contato e sua compreensão em ter aguardado nosso retorno! Após análise, identificamos que já possui um protocolo sobre o mesmo tema, esse atendimento foi realizado por meio do protocolo 84665829. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente, Mercado Livre Mercado Pago Em qui., 10 de dez. de 2020 às 20:18, escreveu: