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- Título da reclamação pública
Samsung Qled Q80R - Problema sem solução viável
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
A. R.
Para: SAMSUNG
Efetuei a compra de uma TV 55 polegadas QLED Q80R Samsung em 05 de julho de 2019, no site da empresa Carrefour, no valor de R$ 5.726,11. Primeiramente, gostaria de salientar que gostamos muito do televisor aqui em casa, qualidade de imagem e os serviços smart nota 10. Gostamos tanto da TV, que no ano de 2020 adquirimos outra TV Samsung (65 Q80T). Ocorre que no mês de dezembro de 2020, o televisor 55 Q80R começou a apresentar um problema bem incômodo. O painel da televisão começou a piscar esporadicamente. O problema foi piorando a cada dia, sendo que no meio do mês (dia 15) a imagem da TV piscava sempre que havia mudança no conteúdo transmitido no televisor. Entrei em contato com a Autorizada da Samsung aqui da minha região, a empresa SC Service Itajaí (47 3046-0044). Primeiramente foi encaminhado um técnico da Samsung aqui na minha residência para averiguar o problema. Ficou constatado pelo técnico que o problema seria na placa fonte do televisor. Mesmo com o valor do reparo alto, R$ 1.250,00, autorizei a troca dessa placa. Dias depois apareceram dois técnicos na minha residência para efetuar a troca. Ocorre que mesmo com a substituição da citada placa o problema persistiu, mas felizmente o valor que eu já havia pago referente a nova placa me foi estornado. Na sequencia me passaram que agora o problema seria no painel do televisor, sendo necessário a troca de todo o painel. O valor orçado pela SC Service para a troca do painel: R$ 4.400,00, isto é, quase 80% do valor que eu paguei no televisor. Foi gerado pela empresa a Ordem de Serviço nº 68248 para todo o problema relatado. Minha reclamação fica por conta da qualidade do televisor, que em apenas um ano e meio apresentou um problema que praticamente condena todo o aparelho. Fiz consultas em fóruns de televisores, tanto no Brasil quanto no exterior e verifiquei que o problema que ocorreu no meu televisor é um problema recorrente nos televisores da Samsung. Trata-se de um vício oculto no aparelho. Minha televisão sempre ficou ligada no mesmo ponto de luz, com proteção para surtos de energia (clamper) e apresentou um problema com apenas um ano e meio de uso. Pagar 80% do valor do televisor em uma peça para o reparo não é aceitável. Há inúmeras decisões judiciais que dão ganho de causa ao consumidor nos casos em que o valor do reparo se torna inviável. Solicito a Samsung o reparo do meu televisor, sem custos, ou a troca do aparelho ou até mesmo o estorno do valor pago. Não é possível aceitar que um produto de alto valor, top de linha dos televisores da linha 2019, tenha dado um problema que tornou o seu reparo inviável financeiramente para o cliente/consumidor.
Solução esperada
- Reembolso: R$ 5726,11
- Troca
- Reparo
Mensagens (2)
SAMSUNG
Para: A. R.
Prezados, boa tarde! Segue resposta de CIP:CPTBR01205184-56. [cid:[email protected]] São Paulo, 03 de Março de 2021. Ao PROTESTE CPTBR01205184-56 Reclamante: ANDRE ROSENO DA SILVA Reclamada: SAMSUNG ELETRONICA DA AMAZÔNIA LTDA. Produto Modelo: QN55Q80RAGXZD Serial: Y4CE3X8M500198F Data de Compra: 05.07.2019 SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 00280.273/0007-22, localizada na Avenida João Carlos da Silva Borges, 1240, 1º Andar, Vila Cruzeiro, São Paulo/SP, CEP: 04726-002, vem, perante este respeitável órgão de defesa do consumidor, em atenção à CIP acima identificada, esclarecer e ao final esclarecer: Realizamos um contato com o consumidor através do telefone (47) 996822161 na data 03.03.2021, com a solicitação de envio da Ordem de Serviço interna entregue pela assistência para avaliação do processo. Portanto, solicitamos ao reclamante, o envio do documento (Ordem de Serviço) para o e-mail: [email protected], com o objetivo de solucionar a reclamação. Nos colocamos à inteira disposição para qualquer esclarecimento. Atenciosamente, SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA. Contact Center São Paulo Telefone 4000 1260
A. R.
Para: SAMSUNG
Atualizando a minha situação que continua sem solução por parte da Samsung. Após a minha reclamação veiculada ao site PROTESTE JÁ, uma funcionária da Samsung , a Sra. Ângela Batista, entrou em contato comigo via telefone para enviar dados para ela, referente a todo o meu atendimento com a assistência técnica autorizada da Samsung, a SC SERVICE Itajaí/SC. Foi enviado para a Ângela, através de email: (1) cópia da nota fiscal do meu televisor; (2) extrato contendo a ordem de serviço (OS) nº 0068248 que a SC SERVICE me entregou, referente a primeira visita técnica que ocorreu no meu apartamento; e (3)cópia de toda a tratativa que tive com a autorizada SC Service via aplicativo WhatsApp. Para ilustrar bem o ocorrido com a minha TV, vale novamente relatar resumidamente o meu histórico: No início de dezembro entrei em contato com a única assistência técnica Samsung autorizada aqui da minha região relatando que o meu televisor, modelo 55 Q80R, adquirido no mês de julho de 2019, estava apresentando problemas na imagem. O painel todo da TV piscava por longos períodos o que tornou a utilização do aparelho um grande problema. O contato com a Autorizada SC Service Itajaí foi realizada primeiramente por telefone e na sequencia realizada através do aplicativo WhatsApp. Foi agendada uma visita de um técnico na minha residência. Após a visita o técnico repassou que o problema poderia ser na placa fonte do televisor. Após um orçamento da Autorizada, orçamento este que foi me passado pelo WhatsApp, no telefone oficial da empresa, eu autorizei o reparo e efetuei o pagamento de 50% do valor da placa. Dias após, apareceu na minha residência outros dois técnicos da Samsung que fizeram a troca da placa. Infelizmente constatamos que a troca da placa fonte não resolveu o meu problema - a TV continuava com o painel piscando. Entrei novamente em contato com a autorizada, via WhatsApp, onde foi me repassado pela gerente do local, a Sra. Renata, que deveria ser efetuada a troca do painel completo da minha TV. O orçamento me foi repassado no valor de R$ 4.300,00, isto é 80% do valor que eu tinha pago no televisor. Na época solicitei, via WhatsApp, a formalização desse orçamento para a autorizada através de um e-mail. A autorizada não me enviou o e-mail, nem mesmo após inúmeros pedidos (todos esses pedidos estão cadastrados no histórico de conversas que tenho com a autorizada). Pois bem, chegamos agora no impasse que eu estou tentando entender. A Samsung me solicitou, através da Sra. Ângela a ordem de serviço (OS) referente a troca do painel do meu televisor. Após entrar em contato com a SC Service Itajaí por mais de 6 vezes via telefone, e inúmeras vezes pelo WhatsApp, me foi informado que não é "política" da assistência técnica emitir uma ordem de serviço sem que eu tenha efetuado o pagamento de 50% do valor da peça. Resumindo: A assistência técnica autorizada da Samsung SC Service/Itajaí não quer me passar a ordem de serviço que a própria Samsung me solicita, porque, conforme me foi relatado por um funcionário da assistência técnica, a ordem de serviço só é emitida após o pagamento de 50/% do valor da peça. A Samsung não aceita como "prova" toda a tratativa e o orçamento que me foi repassado via WhatsApp por política da empresa (essa informação me foi repassada pela Sra. Ângela). È como se tudo que eu relatei não tivesse validade jurídica porque não está formalizado em um e-mail. Cabe frisar que o uso de mensagens pelo o WhatsApp é meio de prova judicial já pacificado pelos tribunais. Não é cabível, no meu ponto de vista, exigir a apresentação de um documento para o consumidor, documento este que tem que ser emitido pela assistência técnica autorizada da empresa. Frisando novamente que solicitei inúmeras vezes o orçamento da peça via e-mail, mas a autorizada não passa. Parece haver ilegalidade jurídica na negação da apresentação desse orçamento. A autorizada exigiu que eu depositasse 50% do valor do painel, nesse caso R$ 2.150,00, para efetuar o pedido da peça e gerar a ordem de serviço. Me foi informado ainda por telefone, no mês de dezembro, que a Samsung não tem esse painel em estoque. A minha indignação é que a Samsung me pede um documento que deve ser emitido pela Autorizada, cujo toda a tratativa referente a assistência técnica foi efetuada via WhatsApp. A vistoria e a troca do painel que não deu certo foi todo efetuado na minha residência. Aguardo uma solução amigável para o meu problema.