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Péssima qualidade do produto
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
s. c.
Para: PROTESTE
Rio de Janeiro, 19 de Fevereiro de 2021 À Bosch Diretoria de Assistência Técnica Serviço de Atendimento ao Consumidor Bosch Aquecedores Solar – Heliotek Assunto: Qualidade do Equipamento – Aquecedor Solar para 200 litros. Prezados Senhores, No dia 16 de fevereiro de 2021, recebi e-mail do Sr. Felipe, do Serviço ao Consumidor Bosch, com informações e citações da Lei de Proteção ao Consumidor – Garantia Legal, sobre Garantia Contratada e Garantia de Instalação, bem como cópia de parte do Manual de Instalação e Manutenção para Coletores Solares (que não é o caso, pois o foco está no reservatório de água quente), incluindo alerta que sugerem que as instalações devam ser feitas por pessoal capacitado, habilitado e qualificado. Surpreendeu-me como uma mera consulta sobre um pequeno vazamento no reservatório de água quente do equipamento resultara em proteção, por parte da Bosch, de forma incisiva, se blindando por subterfúgios como processos de garantias sem ao menos citar o cerne do problema, ou seja, o vazamento de água do reservatório após uma semana de uso. O fato em foco é que comprei um Boiler Solar/Elet BP 200L com Coletor Solar da representante Bosch, Amoedo no Rio de Janeiro, em 26/05/2020 que foi instalado em outubro de 2020 funcionando por uma semana antes de apresentar vazamento interno ao equipamento. Fiz uma consulta formal através do SAC que por inúmeras vezes me solicitou fotos da instalação, filmes, cópias de Notas Fiscais, enviou engenheiro ao local para vistoria das instalações e a única resposta formal contundente foi à citada anteriormente. A demora no atendimento culminou por a necessidade (minha) em adquirir no dia 28 de Dezembro de 2020, outro idêntico reservatório que infelizmente resultou no mesmo problema. Hoje tenho dois reservatórios da Bosch inaptos para uso e a fábrica me contesta com subterfúgios sem definir qual é o real problema. Por conta disto fiz uma breve consulta na internet e infelizmente descobri que este fato é uma constante nas reclamações de compradores. Verifiquei com profissionais da área e por unanimidade me informaram da delicada condição de operação desses reservatórios por serem fabricados com chapas inox de espessura extremamente fina, estando sujeitos a se danificarem por diferencial de pressão, como, por exemplo: vazão de saída maior que a de entrada, golpe de aríete, esvaziamento rápido do reservatório para limpeza, término no fornecimento de água com continuado uso, entre outras ações. Tive a ousadia de verificar internamente ao reservatório por onde os vazamentos se apresentaram e verifiquei algo inusitado, as laterais do equipamento se apresentavam como papel amassado à mão (ver foto abaixo), com vazamentos desde as soldas nos tubos de conexões como em inúmeras dobras no metal que parecia com papel comum na sua espessura. Consultei a especialista e a resposta foi clara no que tange a qualidade do material utilizado, não havendo na instalação excesso de pressão no fornecimento de água e nem irregularidades que levara a tal efeito como verificado pelo técnico da fábrica, a menos da vazão de saída da água quente podendo, em alguns momentos, ser maior que a entrada. Isto leva a outra questão que poderia ser a inexistência de dispositivos de proteção, que não é o caso, pois se encontra instalada uma Válvula de Segurança fornecida pelo Representante Bosch – Amoedo, ou seja, este equipamento, em sua qualidade, não é condizente com uma empresa de alcance internacional como a Bosch, que como no meu caso, foi escolhida por esta chancela e não pelo preço. Neste sentido, peço que sejam reavaliadas suas ações e posicionamentos, pois continuo desatendido pelo seu representante de vendas no Rio de Janeiro - Amoedo, pela fabrica Heliotek - Bosch, pelo dano em dois reservatórios BP 200L – 220V que me levam a indisponibilidade no aquecimento de água necessárias e indispensáveis ao meu uso, mesmo tendo atendido a todos os requisitos de manual, indicações do representante de venda, como já verificado no local da instalação pelo técnico qualificado. Atenciosamente,
Solução esperada
- Troca
- Reparo
Mensagens (2)
PROTESTE
Para: s. c.
Olá, Sergio! Tudo bem? Agradecemos seu contato. Sua solicitação foi encaminhada ao setor responsável e retornaremos o quanto antes, ok? Se preferir, entre em contato conosco pelo número 4003-3906 (de segunda a sexta, das 9h às 18h). Um abraço, PROTESTE -----Mensagem original-----
s. c.
Para: PROTESTE
Aos senhores consumidores potenciais de aquecedores Heliotek – BOSCH Para conhecimento dos senhores potencias compradores, relato sucintamente as condições de atendimento da empresa BOSCH Aquecedores e a qualidade do produto. Sobre a rotina no atendimento pós venda: 1. Adquiri em Maio de 2020 um sistema de Aquecimento Solar da Heliotek – BOSCH para 200 litros que foi instalado em Setembro de 2020 operando por uma semana até surgirem vazamentos internos do reservatório de água quente; 2. Imediatamente contatei a assistência técnica no local onde fiz a compra (AMOEDO – RJ) e fui informado que a garantia deveria ser dada diretamente pela fábrica e que eles costumavam demorar muito no atendimento; 3. Verdade, a solicitação para atendimento foi respondida meses depois o que me levou a comprar outro equipamento idêntico para substituir o anterior com o menor trabalho possível, isso por necessidade, o que foi um equivoco da minha parte; 4. Nessa oportunidade foi quando iniciou o procedimento estabelecido pela BOSCH: a. Fotografar toda a instalação e enviar – foi feito; dias depois, b. Filmar o vazamento – feito e enviado; dias mais tarde informaram que o filme não abria por condição do tamanho do arquivo; c. Reenviado filme com redução do tamanho do arquivo – já se passavam dois meses; d. Informaram da ida de uma empresa indicada por eles para verificação das instalações, mas a empresas não apareceu porque eles não cumpriram com os pagamentos de deslocamento e custos dos serviços; após duas semanas esta empresa selecionada me informou que iria ao local mesmo sem os valores de ressarcimento, pois entendiam minha necessidade e já havia sido contatada pela BOSCH; e. Tardaram-se mais algumas semanas para que eles emitissem o relatório de visita, pois somente o fizeram após o demorado ressarcimento dos serviços; f. E finalmente recebi a resposta que a garantia tinha expirado e não me atenderiam; g. Tentei contato com o responsável da assistência técnica BOSCH, Sr. Ivan Moreira, mas não consegui, pois como haviam me informado ele orienta a sua secretária a dispensar qualquer chamada que se dirija a ele; h. Solicitei copia do relatório técnico da visita e o único alerta feito no relatório era referente à altura de admissão da água fria que tem 4,70 m e não é suportado por este equipamento que tem como especificado 5 m. Sobre a qualidade do equipamento: 1. Resolvi abri o primeiro equipamento comprado para verificar o ocorrido, já que entendia que da BOSCH não obteria nenhuma atenção por garantia e fiquei surpreendido: a. Verifiquei diversos vazamentos, nas soldas entorno dos tubos e nas dobras do metal que estava totalmente amassado; b. Cortei a chapa para verificar a espessura e deparei com uma fina chapa de 450 micrometros. Para comparação, uma folha de papel carta normal tem 100 micrometros. Impossível. Conclusão Minha e repasso para os potencias compradores que estão por se decidir na compra: 1. Não recomendo comprarem o equipamento Heliotek – BOSCH por diversos motivos: a. Pelo atendimento pós-venda que é irresponsável e insuportável; b. Pela qualidade do equipamento que não respeita as mínimas normas de segurança e das práticas de engenharia; c. Pelo preço, uma vez que não é um equipamento barato e não tem a chancela da empresa internacional BOSCH o que normalmente se busca; d. A rede de assistência técnica não resolve os problemas que se apresentam e repassa a responsabilidade para o comprador x BOSCH; e. O comprador está obrigado a instalar o equipamento unicamente com a sua rede de assistência técnica, que não está presente em todos os locais e não aceita terceiros, mesmos sendo esses engenheiros e arquitetos construtores; f. O responsável pela Assistência Técnica Sr. Ivan Moreira não se designa a atendê-lo, pois você não é importante para a BOSCH como cliente.