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Fraude no Cartão Virtual PIC PAY

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

P. D.

Para: PicPay

20/06/2021

Percebi num primeiro momento, no dia 27/05 por volta das 20 hs, a falta de sinal do meu celular (da operadora CLARO). Já no dia 28/05, verifiquei que continuava sem sinal no celular, aí entrei no app PIC PAY (de cartões de crédito), e verifiquei 12 pagamentos que não haviam sido feitos por mim (destes somente 1, não foi concluído). Na mesma hora que percebi algo estranho, alterei a senha do app PIC PAY, e assim que consegui acessar, já bloqueei o cartão (que é “virtual”, nº 2227 6327 1191 3031), e também liguei no 0800 025 8000 (da PIC PAY) p/ avisar sobre o ocorrido. Foi aberto um protocolo (nº 2021052829430), onde solicitei que não fossem pagos tais valores, pois como foi utilizada a função “crédito”, o PIC PAY teria como já cancelar tais compras p/ não vir na minha próxima fatura (pois avisei que as compras tinham sido feitas no dia anterior a noite e naquele mesmo dia). O valor total da fraude (somando as 11 transferências) foi de R$ 4.926,47, todas feitas para somente 3 destinatários: “Iti *lindalva Fern”, “@eduardomazzu” e “@hiago.oliveira.santos3”. Usando o próprio app PIC PAY, alertei os 3 sobre as fraudes, e que seria cancelado o pagamento; Dois deles, inclusive responderam minhas msgs. O “@eduardomazzu” disse que também tinha sido vítima de golpe. O “@hiago.oliveira.santos3” disse que “as compras tinham sido feitas por um casal que consumiu no estabelecimento”. Ainda no dia 28/05, fui até uma loja da operadora de Claro, para entender o ocorrido (obs.: troquei em Abril/21 o chip nesta mesma loja, localizada no Shopping Praiamar, em Santos, devido a um problema no chip). Lá expliquei todo o ocorrido e o atendente disse: “a sua linha está funcionando, só que em outro aparelho”, mas que não podia me dar detalhes sobre a fraude (são regras da CLARO), mas que iria abrir um protocolo (2021495667712), caso houvesse necessidade no futuro p/ apresentar se houvesse algum problema judicial envolvido. Ele solicitou meus dados pessoais, documentos, tirou foto e conseguiu recadastrar a minha conta (sem necessidade da troca do chip). Posteriormente, através da minha conta do GOOGLE , consegui verificar que o acesso indevido foi feito no estado do Tocantins/TO. É importante frisar, é que como método de segurança, eu utilizo a minha digital/biometria para acessar este e outros apps bancários (investimentos/crédito), porém, isso de nada adiantou contra os criminosos que invadiram minha conta. Além disso, recebo msgs de SMS quando são feitas compras no cartão, porém, como estava sem sinal da no celular da CLARO, não recebi tais SMS. Não sei se existe alguma correlação entre o bloqueio do meu chip da CLARO (que foi cadastrado por outra pessoa que roubou o número do celular (13) 99141-4806, que é meu há mais de 20 anos), mas acredito que sim, e que este seja o modo de evitar que o dono do cartão PIC PAY não receba as msgs via SMS, enquanto os fraudadores estão fazendo o uso do cartão.

Solução esperada

  • Revisão de valores