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Não recebi meu produto

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

U. O.

Para: CASAS BAHIA

23/06/2021

Entrega de Fogão comprado no site das Casas Bahia/Comprebel/Venkon Exp – Uma história sem fim – Pedido 270414935 Na data de 07/06/2021, uma segunda-feira, efetuei a compra de um fogão pelo site das Casas Bahia, vendido e entregue por Comprebel, cuja previsão de entrega informada antes da compra, no informe do CEP, era de 03 (três) dias úteis. Entretanto, no e-mail de confirmação de pagamento, feito por boleto, recebido na manhã do dia seguinte, 08/06/2021, a previsão de entrega passou para 14/06/2021. Como parênteses, um fato curioso é que em um e-mail recebido após o primeiro, no fim do mesmo dia 08/06/2021, devidamente ignorado pois erradamente informava que o referido boleto ainda aguardava pagamento, a previsão de entrega informada após a confirmação do pagamento seria de 11/06/2021. Ainda entre os dias 08/06/2021 e 09/06/2021, passou a constar no referido site que as data de previsão da entrega havia sido alterada de 14/06/2021 para 22/06/2021. Enfim, de qualquer forma, na tarde de 10/06/2021 um outro pedido de compra de exatamente o mesmo modelo de fogão feito por mim no mesmo momento e pago no mesmo instante, e cujas previsões de entrega haviam sido exatamente as mesmas descritas acima, foi corretamente entregue no nome de minha mãe em seu endereço. Como os pedidos eram praticamente simultâneos e o endereço da minha mãe era muito próximo do meu endereço do outro pedido, na mesma rua, tinha a expectativa de que os dois chegassem na mesma data, mas tal fato não ocorreu. O que houve é que no dia seguinte, 11/06/2021, a transportadora utilizada, Venkon Exp, ao invés de tentar entregar o pedido em questão no meu endereço informado, fez a tentativa de entrega novamente no endereço da minha mãe. A entrega não foi recebida por ela, pois era sabido que o pedido não havia sido feito dessa forma e, de fato na prática embora fosse do outro lado da mesma rua uma quadra mais a frente, trata-se de rua larga e extremamente movimentada. Ocorre que, para minha surpresa, o status de entrega colocado no site na noite dessa data de 11/06/2021, uma sexta-feira, foi de “destinatário desconhecido”. Dessa forma, entrei em contato com o SAC das Casas Bahia, informando resumidamente o ocorrido. Na manhã de 14/06/2021, segunda-feira seguinte, recebi desse protocolo 210614-003635 resposta que seria da loja parceira Comprebel: “Agradecemos pela confirmação das informações. Dados já encaminhados ao transportador e solicitado nova tentativa de entrega que deverá ocorrer em até 72hs úteis”. Dessa forma, embora em todo esse tempo a previsão de entrega no site tenha permanecido 22/06/2021, passei a aguardar a entrega a partir da mensagem acima para os dias 15/06/2021 a 17/06/2021, mas isso não ocorreu. Já pessimista, na própria manhã de 17/06/2021, respondi à mensagem anterior informando que não havia sido feita tentativa de entrega nesse período. Ressalto que a própria mensagem anterior solicitava que para falar, novamente, com a loja sobre este assunto não se abrisse um novo e-mail, mas se respondesse aquele próprio e-mail, para que se pudesse manter a rastreabilidade e o histórico do atendimento, e foi isso o que eu fiz. Para minha surpresa, apenas na manhã seguinte, mais de 24 horas depois, recebi aviso automático de que meu e-mail havia retornado sem sucesso (Undelivered Mail Returned to Sender), o que a princípio pode ser uma mera falha de Sistema, mas, pior, ao meio-dia da mesma sexta-feira, 18/06/2021, recebi e-mail comunicando que o supra referido protocolo de atendimento 210614-003635 havia sido encerrado. A essa altura, optei por aguardar o já referido prazo estimado inicial de 22/06/2021, na terça-feira seguinte, embora descrente, antes de partir para o último recurso de reunir as informações e redigir a presente mensagem buscando providências, o que requer tempo e energia significativos. Confirmado meu pessimismo, de fato a entrega não ocorreu até a data limite indicada, e na noite de 22/06/2021 reportei o não cumprimento do prazo de entrega no site, o que gerou o protocolo 210614-003635 novamente, com prazo de solução em 10 dias, mas dado o prazo extremamente longo transcorrido desde a compra e o histórico de atendimento, bem como a ausência até o momento de uma nova previsão de entrega, optei em paralelo por redigir a presente mensagem. Acrescento o fato curioso de que em 09/06/2021 efetuei para o meu mesmo endereço uma compra de geladeira no mesmo site da Casas Bahia, vendido e entregue pela mesma Comprebel, através da mesma Venkon Exp, que foi entregue sem maiores problemas na data de 14/06/2021, de forma que o argumento de “destinatário desconhecido” e a dificuldade de haver uma nova tentativa de entrega se tornam ainda mais absurdas nesse contexto. Dessa forma, infelizmente divulgo meu sentimento de que não me parece valer a pena consumir no site da loja indicada e seus parceiros, embora o custo do frete inicialmente tenha me parecido baixo, tendo em vista o desgaste e custos diretos e indiretos, inclusive financeiros, de ficar tanto tempo sem fogão em casa, especialmente por razões não justificadas como no caso exposto. Pessoalmente, já desisti de outras compras nos mesmos canais, sendo meu último desejo atualmente receber o item já comprado, na esperança de que prevaleçam minimamente os interesses de manutenção da boa imagem comercial da marca Casas Bahia, da própria Via Varejo, bem como de sua parceira Comprebel e da entregadora Venkon Exp.

Solução esperada

  • Entrega do produto

Mensagens (2)

CASAS BAHIA

Para: U. O.

29/06/2021

Prezados, Somos representantes da Via Varejo S.A. e recepcionamos o ofício descrito no assunto deste e-mail para resposta. Todavia, por se tratar a Notificada de empresa de grande porte, vem sofrendo severamente em sua operação os efeitos da pandemia vivenciada por todos, de modo que não se houve possível, até a presente data, o retorno dos subsídios pertinentes aos fatos alegados para prestar os devidos esclarecimentos a esta benemérita instituição. Registre-se que não há intenção da VIA VAREJO em descumprir qualquer comando desta autoridade administrativa ou tampouco resistir de qualquer forma no presente momento, tão somente se faz necessário tempo hábil para o levantamento das informações e documentos necessários à produção de uma resposta assertiva, acerca dos fatos suscitados, razão pela qual requer a prorrogação do prazo de resposta para novos trinta dias úteis. Desde já, agradecemos, e nos colocamos à disposição para sanar questionamentos! Atenciosamente, [cid:[email protected]]

CASAS BAHIA

Para: U. O.

07/07/2021

Prezados, Somos representantes do Via Varejo S/A. Em respeito à Notificação Extrajudicial nº CPTBR01300966-02 recepcionada, vem a Cia apresentar os devidos esclarecimentos conforme requerido em notificação: À ASSOCIAÇaO BRASILEIRA DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROTESTEREF. À NOTIFICAÇaO Nº CPTBR01300966-02 Prezados, VIA VAREJO S/A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº. 33.041.260/0652-90, sediada à Rua Samuel Klein, nº 83, 3º andar, São Caetano do Sul-SP, CEP: 09520-010, vem, por intermédio de seus advogados, legalmente constituídos, apresentar resposta à Notificação Extrajudicial, nos termos a seguir. Inicialmente, recebemos notificação de Vossas Senhorias sinalizando a ocorrência de reclamação nº CPTBR01300966-02 movida pelo consumidor(a) Sr. UGO OSWALDO CRUZ, portador(a) do CPF nº 087.900.637-40, sob alegação de ausência de entrega do produto adquirido junto a essa Companhia. Desta feita, a empresa Notificada, vem prestar os devidos esclarecimentos a esta benemérita Comissão, conforme requerido na Notificação Extrajudicial em comento. No tocante aos fatos suscitados pelo consumidor sobre a compra de um fogão junto a companhia, alega que a data de entrega foi prolongada do dia 14/06/2021 para 22/06/2021 e que outra compra realizada na mesma hora e com o mesmo produto para ser entregue num endereço na mesma rua, efetuada pela mãe do consumidor, foi entregue dentro do prazo previsto e o seu pedido ainda não havia chegado. Ao analisar os sistemas internos da empresa foi possível constatar que o produto fora entregue no dia 30/06/2021, como mostra imagem colacionada a seguir.: [Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email Descrição gerada automaticamente] Portanto, foi prestado de imediato o suporte necessário, visando atender as expectativas e solucionar o chamado do consumidor, demonstrando assim, boa-fé em resolver o imbróglio. Por fim, importa destacar a seriedade e postura com a qual a Recorrente opera no mercado brasileiro, sendo reconhecida como uma empresa de credibilidade no País. O rigor com o qual presta serviço, buscando sempre o respeito às normas reguladoras, bem como a excelência no atendimento ao consumidor, são fatores que traduzem o sucesso da atividade desenvolvida e há tanto tempo no mercado. Devido à grande quantidade de vendas realizadas pela Recorrente, é natural que surjam problemas operacionais relacionados a entrega de produtos, contudo, busca solucionar cada situação indesejada de forma a resguardar o interesse de cada um de seus consumidores e manter-se em conformidade com a legislação consumerista. Salientamos, ainda, estar à disposição de Vossas Senhorias para eventuais esclarecimentos. Rio de Janeiro, 07/07/2021. [cid:[email protected]] Diogo Dantas de Moraes Furtado OAB/PE 33.668 Restamos em aguardo por confirmação de recebimento. Atenciosamente, [cid:[email protected]]