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Cobrança fora do normal

ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

F. D.

Para: Enel Ceará

10/07/2021

Prezado! Recebi a conta da Enel do mês de fevereiro/2021 com um valor de 676 Kw quando o consumo nesta unidade consumidora o máximo que vem é de 80 Kw. O valor cobrado no mês em questão foi de R$ 644,14. Protocolei junto a Enel no dia 09/04/2021(protocolo n° 156899728) um pedido de revisão de leitura, porem fui informado que estava tudo certo. Protocolei novamente na Enel dia 06/05/2021(protocolo n° 161841793) também sem sucesso e no dia 08/06/2021 dei em entrada em um novo protocolo nº 1677727038, este gerado no atendimento onde a atendente me apresentou um histórico de consumos, contendo o consumo em questão, onde nada foi resolvido. vale ressaltar que no dia 18/05 protocolei um pedido de revisão de consumo junto a ARCE de n° 0604727672100 o resultado veio depois via email informando que o consumo está correto. Gostaria de ser ressarcido do valor indevido que me foi cobrado e também pelo constrangimento, pois a unidade consumidora passa a maioria do tempo fechada, no local não mora ninguém e só tem uma geladeira de pequeno porte ligada 24 horas por dia. Por fim no dia 08/06/2021 resolvi parcelar a divida, com receio de que a energia fosse cortada, vide comprovante em anexo do contrato de parcelamento.

Solução esperada

  • Revisão de valores
  • Danos morais/materiais

Mensagens (6)

Enel Ceará

Para: F. D.

12/07/2021

INTERNAL Em resposta a sua manifestação junto a esta Ouvidoria, acerca do consumo registrado na unidade consumidora de inscrição n° 5069928, informamos que após análise, esta concessionária decidiu pela improcedência de sua solicitação, visto que o faturamento do mês questionado 02/2021 foi baseado na leitura real colhida em campo, e está compensando o mês 01/2021 faturado pela média de consumo da unidade. Ressaltamos que o faturamento da sua unidade consumidora ocorre de forma bimestral, ou seja, a leitura é coletada mês sim e mês não. No mês em que a leitura não é coletada (meses ímpares) sua conta de energia elétrica é calculada pela média dos últimos 12 meses podendo ser faturada uma estimativa a maior ou a menor. No mês em que é colhida leitura (meses pares) é gerada fatura compensando o faturamento por média do mês anterior. A cobrança por faturamento bimestral está prevista no Artigo 86 e 89 da Resolução Normativa ANEEL 414/2010, a distribuidora poderá realizar a leitura bimestral (a cada dois meses). Caso o cliente deseje pagar a fatura com a leitura do mês, poderá entrar em contato com nossa Central de Atendimento, cujo número é 0800 285 0196, ou em uma de nossas lojas de atendimento, no dia da leitura (informada na fatura de energia) e informar o número registrado da quantidade de energia que está no medidor, com isto o faturamento acontecerá pela leitura e não pela média de consumo, dessa forma a fatura ficará disponível no sistema, porém só será entregue pelo o nosso leiturista no mês posterior. Protocolo de atendimento nº 162018620. Desta decisão, caso deseje, o(a) Sr(a). poderá efetuar reclamação junto à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Ceará – ARCE, no telefone 0800 727 0167, localizada na Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N, Cambeba, Fortaleza/CE, ou à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, no telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite) e endereço eletrônico www.aneel.gov.br. Agradecemos o contato realizado e colocamo-nos a disposição para esclarecimentos adicionais que se façam necessários, por meio do telefone 08002804100. “Enquanto você estiver em casa e precisar falar conosco, utilize os nossos diversos canais de atendimento de forma rápida e segura. Acesse www.enel.com.br, ou o Aplicativo disponível nas lojas App Store e Play Store, ou a Assistente Virtual Elena (WhatsApp) (21) 99601-9608, ou nossa Central de Atendimento 08002850196 disponível 24h, e Lojas de Atendimento Presencial pelo WhatsApp (88) 992717935 ou presencialmente de segunda a sexta-feira, em dias úteis.” Atenção: Este endereço de e-mail é utilizado somente para o encaminhamento de respostas às solicitações endereçadas à Ouvidoria, não estando disponível para recebimento de mensagens. Atenciosamente, [thumbnail_image001]

Ajuda requerida 09 agosto 2021

F. D.

Para: PROTESTE

09/08/2021
Essa resposta é privada

Enel Ceará

Para: F. D.

10/08/2021

Bom dia Em resposta a manifestação realizada, informamos que o faturamento reclamado nesta, já foi analisado por esta Ouvidoria através do protocolo nº 162018620, onde teve seu resultado indeferido. Assim, estamos reenviado anexo a resposta enviada outrora, onde mantemos seu indeferimento. Atenção: Este endereço de e-mail é utilizado somente para o encaminhamento de respostas às solicitações endereçadas à Ouvidoria, não estando disponível para recebimento de mensagens. Atenciosamente, [cid:cc188f72-83e0-4b43-8704-fcf7152bb009] [s:www.proteste.org.br/~/media/aa08e4bbc7b641bca16054c1d9173084.png] [s:www.proteste.org.br/~/media/aa08e4bbc7b641bca16054c1d9173084.png]

PROTESTE

Para: F. D.

10/08/2021
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. D.

10/08/2021
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. D.

11/08/2021
Essa resposta é privada