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- Título da reclamação pública
Proteína de Soja Suspeita
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
M. R.
Para: Shopee
Fiz 3 compras de uma "Proteína Isolada de Soja" no aplicativo da Shopee, em datas diferentes. Seguem os pedidos: 210701QD5QN7V0, em 30/06/2021, valor 29,99; 21060159CM4JVB, em 31/05/2021, valor 27,90; 2104047501BMV9, em 04/04/21, valor 24,81. A proteína não é de marca conhecida (C2 Alimentos é o nome que vem escrito na embalagem, embora na Shopee o vendedor esteja cadastrado como Empório Tucupi), mas estava bem avaliada e tinha muitas vendas (link do anúncio: https://shopee.com.br/product/372142748/6075565030?smtt=0.353229130-1635207032.9). Ultimamente procurei saber mais sobre o produto, pois não senti resultado nos meus treinos, e no anúncio surgiram comentários negativos alertando que na verdade é extrato de soja, que se trata de um anúncio mentiroso. Pesquisei na internet o CNPJ do vendedor que consta na embalagem (28.197.686/0001-71) e descobri que ele tem outra razão social e outro nome fantasia, diferentes do nome dele na Shopee e do nome que consta na embalagem do produto. Tentei entrar em contato com o vendedor pelo chat do aplicativo pedindo o laudo da proteína. Mas não tive resposta. O telefone de contato que consta no cadastro do CNPJ eu ligo mas não chama, parece que não existe. Mandei e-mail, mas não obtive resposta. Em outros anúncios desse vendedor em outros marketplaces ele anuncia que a proteína tem laudo. E as pessoas pedem o laudo nos comentários desses anúncios. Mas o vendedor enrola, desconversa e não dá o laudo. Algumas pessoas até acusam de ser extrato de soja (link do anúncio no Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1437349301-whey-soy-proteina-isolada-soja-90-vegano-1kg-c-laudo-_JM). Entrei em contato com o atendimento da Shopee em 08/10/2021 às 15:28 e expliquei toda a situação para a atendente (protocolo 221339596, tenho o print de todo o atendimento). Ela concordou que a atitude do vendedor é errada. Então solicitei a ela o laudo do produto ou algum documento que o vendedor tivesse passado para eles que comprova que é mesmo proteína. Mas me impressionou que ela me disse que eles não tem acesso a essas informações sobre o produto, somente o vendedor, pois eles apenas fazem o intermédio entre vendedor e cliente. Além disso, me disse que eu não tinha direito a reembolso pois já se passaram os 7 dias contados da data de recebimento. Mas depois mudou de ideia e me passou um link para eu fazer a reclamação para ser analisada por uma equipe que me responderia por e-mail. Não fiz a reclamação pelo link passado pois decidi fazer aqui pelo Proteste. Temos 2 problemas aqui: a proteína que deve ser extrato de soja (propaganda enganosa) e a atendente da Shopee que afirmou que eles não tem informações dos suplementos que vendem na plataforma pois eles são "uma plataforma que media processos de compra e venda". Ou seja, eles permitem a venda de suplementos alimentares (algo que vai ser CONSUMIDO por alguém) sem laudo, sem documento, sem nada. Descaso total. Um crime à saúde pública. E ganham parte do lucro dessas vendas. A Associação Brasileira de Combate à Falsificação me orientou a procurar a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Saúde Pública. Mas decidi antes vir aqui, pois gostaria do meu dinheiro de volta e de ser indenizado por ter sido enganado e pelo RISCO À MINHA SAÚDE. Não consumi todo o produto. Ainda tenho um saco fechado. Embora tenha cheiro e gosto de soja, que certeza posso ter de que seja mesmo "proteína de soja"? Agora estou muito preocupado. Vai saber o que tem nesse produto?
Solução esperada
- Reembolso: R$ 82,70
- Danos morais/materiais
Mensagens (3)
Shopee
Para: M. R.
Prezados, boa tarde. Segue a resposta da Shopee com os esclarecimentos finais acerca da reclamação apresentada pelo Sr. Marcos. A Shopee esclarece que: O requerente procurou a respeitável associação, mencionando ser um usuário da plataforma de '˜e-commerce' (Shopee), alegando que comprou um produto na plataforma, e que o vendedor do produto não lhe enviou um laudo com informações do item comprado; (I) É importante esclarecer que para efetuar compras ou vendas na Shopee, os usuários devem acessar o site da Shopee e, em seguida, devem, obrigatoriamente, ler, compreender e aceitar os termos de uso, onde estão previstas todas as regras e informações necessárias, inclusive os relacionados aos serviços de pagamentos oferecidos através da plataforma; (ii) Lembrando que consta nos termos de serviços da plataforma Shopee, que o vendedor será o único responsável pela existência, quantidade, qualidade, regularidade, estado, integridade e legitimidade dos produtos e serviços oferecidos, adquiridos ou vendidos através da plataforma. (iii) Foi Identificado os pedidos mencionados pelo usuário, ambos do item' "Proteína Isolada de Soja", pedidos realizados na plataforma do mesmo vendedor. Esses pedidos foram feitos em mes diferentes, o primeiro realizado no mes de abril e o último no mes de julho: (iv) Todos os pedidos foram enviados corretamente pelo vendedor ao comprador. Não houve solicitação de devolução dos pedidos pelo aplicativo Shopee, onde o comprador confirmou o correto recebimento dos seus itens. Todo comprador da plataforma pode solicitar a devolução do seu produto comprado (sem custos) e o reembolso em dois casos: dentro de 7 (sete) dias após o recebimento de tal produto (arrependimento eficaz) e dentro do prazo legal estabelecido pelos normativos aplicáveis, sendo 90 (noventa) dias para produtos duráveis e 30 (trinta) dias para produtos não duráveis, em caso de vícios e/ou mau funcionamento devidamente comprovado pelo Comprador, a contar da data de recebimento do item; (v) Em relação à qualidade dos produtos, como é previsto nos ternos de uso da Shopee, o vendedor é o único responsável pelos aspectos técnicos dos produtos vendidos na plataforma, e apenas ele poderá fornecer mais informações desse objeto ao comprador. Sem mais; (vi) Ressaltando que a Shopee segue com todos os seus canais de atendimento disponíveis, isso a qualquer momento. Para maiores esclarecimentos acerca desta situação ou qualquer outra relacionada a nossa plataforma. Visando sempre um bom relacionamento com os seus usuários e a legalidade de todos os seus atos. Para mais informações, voce também pode entrar em contato conosco através dos seguintes canais Shopee de Atendimento ao Cliente: Suporte via Chat (Central de ajuda do App Shopee): Segunda a Sábado, das 6:00 às 22:00 Link de atendimento ao cliente Shopee: s:help.shopee.com.br/s/contactusform?articletitle=undefinedandarticled=undefined Atenciosamente, Shopee Brasil. [s:shopeecs.my.salesforce.com/servlet/servlet.ImageServer?oid=00D6F000001oO9bandesid=0185j000004SsY2andfrom=ext] ref:_00D6F1oO9b._5005j8EkBi:ref
M. R.
Para: Shopee
Boa noite, Como estamos falando de CRIME de propaganda enganosa, eu esperava um posicionamento melhor... Eu realmente gostaria de ter descoberto isso dentro de 30 dias após receber a compra... Mas eu nunca tinha comprado proteína de soja antes para saber que a textura estava diferente. Além disso, suplemento alimentar é algo que você sente os efeitos com o tempo... Não passei mal, graças a Deus! Mas fiquei sem sentir melhora nos meus treinos depois de um tempo. Fiquei achando que era devido à dieta ou aos exercícios. Depois que eliminei essas possibilidades, fui pesquisar mais sobre essa "proteína", e então descobri tudo isso. Pior que avaliei bem as 3 compras! Pois como a plataforma te recompensa pelas avaliações e você deve fazê-las em alguns dias após receber a compra, a primeira impressão que tive era que estava tudo certo. O cheiro e o sabor são mesmo de soja. Mas só agora fiquei sabendo que a textura não é de proteína, e sim de extrato. Se pudesse eu apagava essas avaliações! Na segunda avaliação eu acabei dizendo que estava satisfeito, e na terceira que virei cliente fiel! Que ódio!!! Com certeza essas avaliações estão induzindo mais pessoas ao erro, infelizmente! Sabe qual foi meu problema? Ter confiado na plataforma e em algumas avaliações positivas de pessoas que, assim como eu, avaliaram pela primeira impressão. Péssimo comprador eu fui. Mas de qualquer forma, nada anula o crime cometido pelo vendedor. E pelo que entendi da resposta de vocês, não vão fazer nada... Pior, vão permitir que o vendedor continue cometendo esse CRIME e enganando os usuários da plataforma! Mas será que, mesmo com todas as provas que anexei aqui, não ficou claro que ele está agindo de má fé? O que fiz aqui foi mais que uma reclamação, foi uma denúncia! Não percebem que os clientes não têm como contatar o vendedor? Ele não responde no chat da plataforma. Os dados de telefone e e-mail cadastrados no CNPJ dele são inacessíveis, devem ser falsos! No anúncio dele estão surgindo cada vez mais reclamações de clientes enganados. Isso que vocês fazem é total falta de responsabilidade! Ou será que estão acobertando o vendedor, só porque ele é lucrativo para vocês, já que até hoje vendeu mais de mil e quinhentas unidades dessa proteína falsa, como vocês mesmos informam no anúncio? (e mais de 5 mil vendas diversas, como consta no perfil dele). E sobre o que vocês disseram, que "o vendedor será o único responsável pela existência, quantidade, qualidade, regularidade, estado, integridade e legitimidade dos produtos", vocês acham que isso os isenta de tomarem as devidas providências diante das irregularidades expostas? A plataforma é de vocês, os vendedores vendem com a permissão de vocês. Ao não fazerem nada vocês estão sendo coniventes com essa fraude. Pior, estão ganhando parte do lucro das vendas ilícitas. Não há fiscalização do que anunciam na plataforma? Como foi permitido que anunciassem o extrato de soja (ou sabe-se lá o que isso realmente é) como sendo proteína, sem nenhum documento, laudo, nada? A exigência de um documento teria facilmente impedido esse crime. Mais do que propaganda enganosa, é um risco à saúde dos consumidores! Isso não terminou. Gostaria de ter resolvido pacificamente aqui. Mas como não aconteceu, vou procurar meus direitos. Aqui no Brasil temos o CDC (Código de Defesa do Consumidor) que responsabiliza os marketplaces, mesmo que o produto seja de terceiro. Todos os casos judiciais foram julgados a favor do consumidor, responsabilizando o marketplace pelos dano causado. Esse aqui não será nada diferente, visto que não faltam provas.
Shopee
Para: M. R.
Prezados, boa tarde. Segue a resposta da Shopee com os esclarecimentos finais acerca da reclamação apresentada. A Shopee esclarece que: O requerente procurou a respeitável associação, mencionando ser um usuário da plataforma de '˜e-commerce' (Shopee), alegando que comprou um produto no Site, e que o vendedor do item não lhe enviou um laudo técnico com a procedencia de qualidade do produto; (I) É importante esclarecer que para efetuar compras ou vendas na Shopee, os usuários devem acessar o Site e, em seguida, devem, obrigatoriamente, ler, compreender e aceitar os termos de uso, onde estão previstas todas as regras e informações necessárias, inclusive os relacionados aos serviços fornecidos pela Shopee. Onde há a previsão que os serviços oferecidos pela plataforma se limita, exclusivamente, a intermediar e conectar as partes envolvidas para eles possam se engajar comercialmente. Portanto, os serviços tecnológicos fornecidos pela Shopee aos seus usuários são limitados à intermediação e conexão entre Compradores e Vendedores, o que significa que o verdadeiro contrato de venda é diretamente entre o comprador e o vendedor. A Shopee não faz parte deste contrato ou de qualquer outro realizado entre eles; (ii) Lembrando que consta nos termos de serviços da plataforma Shopee, que o vendedor será o único responsável pela existência, quantidade, qualidade, regularidade, estado, integridade e legitimidade dos produtos e serviços oferecidos, adquiridos ou vendidos através da plataforma. Quando o usuário cria a sua conta na plataforma, ele está concordando e aceitando esses ternos; (iii) Identificamos os pedidos mencionados pelo usuário, ambos do item' "Proteína Isolada de Soja", pedidos realizados na plataforma do mesmo vendedor. Esses pedidos foram feitos em mes diferentes, o primeiro realizado no mes de abril e o último no mes de julho: (iv) Todos os pedidos mencionados foram enviados, corretamente, pelo vendedor da plataforma ao seu comprador, ora reclamante. Não houve nenhuma solicitação de devolução desses pedidos pelo aplicativo ou pela central de atendimento da Shopee, nos prazos legais estabelecidos; (v) Os compradores podem solicitar a devolução do seu produto comprado na Shopee (sem custos nenhum) e o reembolso em dois casos: dentro de 7 (sete) dias após o recebimento de tal produto (arrependimento eficaz) e dentro do prazo legal estabelecido pelos normativos aplicáveis, sendo 90 (noventa) dias para produtos duráveis e 30 (trinta) dias para produtos não duráveis, em caso de vícios e/ou mau funcionamento devidamente comprovado pelo Comprador, a contar da data de recebimento do item; (vi) Em relação à qualidade dos produtos, como é previsto nos ternos de uso da Shopee, o vendedor é o único responsável pelos aspectos técnicos dos produtos vendidos na plataforma, e apenas ele poderá fornecer mais informações ao comprador. Não tenho a Shopee nenhuma responsabilidade sobre isso. Sem mais; (vii) Ressaltando que a Shopee segue com todos os seus canais de atendimento disponíveis, isso a qualquer momento. Para maiores esclarecimentos acerca desta situação ou qualquer outra relacionada a nossa plataforma. Visando sempre um bom relacionamento com os seus usuários e a legalidade de todos os seus atos. Para mais informações, voce também pode entrar em contato conosco através dos seguintes canais Shopee de Atendimento ao Cliente: Suporte via Chat (Central de ajuda do App Shopee): Segunda a Sábado, das 6:00 às 22:00 Link de atendimento ao cliente Shopee: s:help.shopee.com.br/s/contactusform?articletitle=undefinedandarticled=undefined Atenciosamente, Shopee Brasil. [s:shopeecs.my.salesforce.com/servlet/servlet.ImageServer?oid=00D6F000001oO9bandesid=0185j000004mSxAandfrom=ext] ref:_00D6F1oO9b._5005j8FtUI:ref