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- Título da reclamação pública
VIVO NÃO CUMPRIU ACORDO DE PREÇOS.
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
A. P.
Para: VIVO
Equipe do PROTESTE, Eu fiz uma Reclamação no Procon contra VIVO em Maio/2020 e Na carta reposta da VIVO (anexa) consta a formalização que foi ofertado ao cliente a atualização do Plano de serviços de linha VIVO FIXO ILIMITADO BRASIL e banda larga na velocidade de 300Mbps, com valor mensal total FIXO de R$ 119,99 com isenção do custo da linha telefônica, valores estes válidos por 12 meses, ou seja, de Junho/20 a Maio/21, contudo, em Mar/21 deste ano a VIVO alterou subitamente o valor da cobrança da Internet para R$ 134,99 e iniciou a cobrança de R$ 5,00 da linha telefônica que estava isenta de cobrança (custo R$ 0,00), cujos valores estão incorretos porque o Acordo VIVO PROCON anexo documenta o valor de R$ 119,99 por 12 meses e isenção do custo da linha telefônica (custo zero), conforme documentado nesta Carta Acordo de Resposta ao Procon. A Operadora VIVO fez pequenas alterações mensais em vários meses para induzir o cliente a não perceber as alterações e ludibriá-lo para que não percebesse as alterações dos valores. Diante disto, solicito o estorno e devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente, corrigidos com juros e correção, conforme rege o CDC do Procon e detalhado abaixo: Fev/21 (Venc 08-03-21) Cobrança Excedente de R$ 15,00, Internet R$ 134,99 – R$ 119,99 Linha Telefônica, R$ 5,00 excedente. Mar/21 (Venc 08-04-21) Cobrança Excedente de R$ 15,00, Internet R$ 134,99 – R$ 119,99 Linha Telefônica, R$ 5,00 excedente. Abr/21 (Venc 08-05-21) Cobrança Excedente de R$ 15,00, Internet R$ 134,99 – R$ 119,99 Linha Telefônica, R$ 5,00 excedente. Mai/21 (Venc 08-06-21) Cobrança Excedente de R$ 35,00, Internet R$ 154,99 – R$ 119,99 Linha Telefônica, R$ 54,99,00 excedente. Subtotal: R$ 149,99 x 2 Total: R$ 299,98 + Juros e correção. O motivo da minha reclamação é porque a VIVO não cumpriu o acordo via Procon que ela mesmo formalizou. Desde Abril/21 Eu já fiz várias tentativas de solicitação de correção dos valores com a VIVO por meio da Central 10315, assim como pelo WhatsApp da VIVO (11) 99915-1515, pela Central de Faturas da VIVO 0800-774-1515, por e-mail [email protected] (evidência anexa) e até por meio de um chamado via Chat da VIVO, ou seja, tentei todos os meios de comunicação com a VIVO e nada foi resolvido, pois a Operadora VIVO não corrigiu estes valores e nem reembolsa o assinante pelas cobranças indevidas. Em todas os contatos realizados, a VIVO informa que estas faturas serão regularizadas e que Eu não preciso me preocupar, pois existe um crédito em meu nome, mas a VIVO NUNCA formaliza a situação e não me envia qualquer comunicação, mensagem ou evidência de quando seria resolvido e nem qual é o saldo remanescente, ou seja, nunca sei quando serei ressarcido. Eu não posso ficar meses sem qualquer informação de quando serei ressarcido pela Operadora VIVO e não posso ficar às cegas e refém de uma Operadora que fornece informações superficiais por telefone e que não devolve meus créditos devidos por direito como Consumidor. Peço a Equipe do PROTESTE que obrigue a Operadora VIVO a seguir o código de Defesa do Consumidor e que cumpra os contratos assinados, devolvendo o valor excedente cobrado indevidamente em dobro (R$ 299,98), com juros e correção, exatamente como determina o CDC (Código de Defesa do Consumidor) do Procon. Telefone para contato é via celular porque trabalho durante o dia e volto somente a noite. Obrigado. Alessandro.
Solução esperada
- Reembolso: R$ 400,00
Mensagens (3)
VIVO
Para: A. P.
Prezados, Em atenção à solicitação recebida através do registro N° CPTBR01430098-27, relatamos que: Com base no teor das colocações feitas pelo Sr. Alessandro, no que tange aos serviços de linha fixa (19) xxxxx-0730 e banda larga 300 Mbps, atrelados a conta cobrança xxxxxxxx2677, identificamos que na carta resposta do acordo firmado via Procon em 04/05/2020, está especificado que o valor de R$ 119,99 é promocional por 12 meses, com exceção para o caso de reajuste anual, previamente informado ao cliente, no que se refere a readequação de valores comerciais, e/ou ajustes homologados junto à Anatel, em função da incidencia de impostos sobre serviços e mercadorias (ICMS). Ressaltamos que, conforme previsto na resolução Anatel 632 do ano de 2014, toda e qualquer alteração contratual deve ser comunicada ao cliente com antecedencia de 30 (trinta) dias, através do envio de SMS, e-mail e/ou aviso na fatura de serviços fixos. Por isso, na fatura com vencimento em 08/02/2021 (R$ 119,99), no campo 'Mensagem para Voce', localizado na página principal, consta a informação acerca da alteração do custo dos serviços a partir do mes seguinte (Março/2021). Os descontos promocionais aplicáveis continuaram vigentes até a fatura com vencimento em 08/05/2021, conforme pode ser observado na página 02 (dois) da mesma, no detalhamento dos serviços contratados. Nesta conta com vencimento em Maio/2021, está discriminado 'Desconto Promo Internet R$ 20,00 - 12/12' e o 'Desconto Promo Linha Fixa R$ 49,99 - 12/12', indicando ser o último mes do benefício que foi concedido em 04/05/2020, conforme o combinado via Procon. Concluímos, portanto, que estes descontos promocionais permaneceram vigentes pelo período de 12 (doze) meses, e não se confundem com as eventuais alterações de valores referentes ao reajuste anual, que está previsto no Contrato de Prestação do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), e na Resolução Anatel vigente. Aproveitamos a oportunidade para relatarmos que localizamos uma solicitação pertinente a este mesmo assunto, que se encontra sob análise e tratativa da equipe da Área de Relacionamento ODC - Procon. Devido à necessidade de uma apuração minuciosa dos fatos envolvendo a demanda em questão, pedimos a gentileza que o Sr. Alessandro aguarde o contato telefônico e/ou e-mail desta Área responsável, o que deve ocorrer até o dia 12/01/2022. Todavia, deixamos claro que neste canal de atendimento (Proteste), não foi constatada a procedencia para o estorno/devolução dos valores anteriormente cobrados na fatura de serviços fixos. Pedimos desculpas pelos eventuais transtornos, pois temos como propósito o respeito e a satisfação no relacionamento com os nossos clientes. - Protocolo de Atendimento: 04012022-7933219 Atenciosamente, Órgão de Defesa do Consumidor - Telefônica Vivo Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is privileged and confidential information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição
A. P.
Para: VIVO
Certamente quem respondeu esta mensagem da VIVO não se deu ao trabalho de pesquisar a situação adequadamente, inclusive, nem se prestou a assinar a comunicação e se escondeu atrás de um nome genérico de uma área da VIVO, lamentável, pois palavras superficiais com uma literatura mais rebuscada não esclareceram em nada o assunto, apenas objetivaram estabelecer uma lógica fictícia dos fatos e manterei a reclamação em aberto indefinidamente, conforme exposto a seguir: Vamos aos fatos que comprovam que a VIVO está errada: 1º) Em todos os contatos telefônico fui informado que o reembolso seria realizado. Foi tudo mentira dos atendentes da VIVO? Pode isso?; 2º) A linha telefônica era gratuita e não poderia sofrer reajuste se não era cobrada; 3º) O suposto reajuste aplicado a partir de Fev/21 sobre a Internet foi de 12,5% (De R$ 119,99 para R$ 134,99), o que não confere com o IST da ANATEL no período e muito menos com INPC ou IPCA, portanto, também está errado; Não importa quantas mensagens evasivas e vazias de conteúdo a VIVO me envie, enquanto isto não for resolvido continuarei a abrir mensagens em todos os canais de defesa do Consumidor (08 canais, sendo 01 Jornal e 01 canal de televisão) e também farei uma matéria no Jornal tantas vezes quantas forem necessárias, pois o público merece saber que não pode confiar nos acordos com a VIVO que distorce os fatos e escreve coisas em entrelinhas que são armadilhas que não correspondem com a realidade dos fatos acordados (Não está na gravação do acordo!!!). O assunto continua pendente e o chamado não será encerrado até a regularização do reembolso!!! Aguardo manifestação tempestiva sobre o reembolso pendente. Obrigado. Alessandro Prianti.
VIVO
Para: A. P.
Prezados, Em atenção à solicitação recebida através do registro N° CPTBR01430098-27, relatamos que: Referente aos serviços de linha fixa (19) xxxxx-0730 e banda larga 300 Mbps, atrelados a conta cobrança xxxxxxxx2677, identificamos que no dia 07/01/2021, através do canal de atendimento ODC Procon, foi acordado o lançamento de desconto promocional sobre o plano Vivo Ilimitado Brasil + Banda 300 Mbps + Netflix padrão, onde o custo mensal será de R$ 119,99. O desconto é válido por 12 (doze) meses, sujeito a reajuste anual conforme previsto em contrato, e cujas informações ficaram registradas no protocolo de atendimento 07012022-4216577. Apuramos também, que em forma de acordo foi lançado crédito para abatimento em conta futura no valor de R$ 200,00. Este valor de crédito visa compensar os transtornos ocorridos anteriormente. Salientamos que no contato telefônico realizado em 07/01/2022 com o Sr. Alessandro, todas as informações mencionadas foram abordadas. É importante sinalizarmos que no caso de eventuais dúvidas, estamos à disposição através de nossa Central de Atendimento (telefone 10315) e Setor de Ouvidoria (0800-775.1212). Nosso Departamento de Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados. Pedimos desculpas pelos eventuais transtornos, pois temos como propósito o respeito e a satisfação no relacionamento com os nossos clientes. - Protocolo de Atendimento: 10012022-7946585 Atenciosamente, Órgão de Defesa do Consumidor - Telefônica Vivo Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is privileged and confidential information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição