- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Vivo Sync venda casada com Plano Pós
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
M. P.
Para: VIVO
Com base no Código de Defesa do Consumidor* entendo que a Vivo está cometendo a prática abusiva de Venda Casada ao obrigar o consumidor a aderir o Plano Pós para poder ter acesso Produto Vivo Sync. Explicando um pouco melhor o problema: Comprei um Relógio Smartwatch da Sansung que utiliza a tecnologia Esim (chip eletrônico) para habilitar algumas funcionalidades do equipamento. Antes de comprá-lo consultei o site da Vivo e verifiquei que a tecnologia Esim estava disponível para todos todos os planos da Vivo (Pós, Controle e etc). E para que fosse possível habilitar o mesmo número de telefone em 02 equipamentos (Celular e Relógio Smartwatch) precisaria contratar/habilitar um produto/serviço chamado de Vivo Sync. Ontem procurei a Vivo para contratar o produto Vivo Sync e fui informado que não poderia contratar este serviço pois meu Plano é Vivo Controle e deixaram muito claro que eu teria que contratar o Plano Pós para poder ter acesso ao produto Vivo Sync, o que na minha humilde opinião deixa claro a prática de venda casada. Se a tecnologia do Esim está disponível para o meu Plano (Vivo Controle) e se o Vivo Sync é um produto/serviço oferecido pela empresa, porque sou obrigado a ter que contratar um plano muito mais caro, uma vez que meu plano atual me atende com muita folga, só para ter acesso ao referido Vivo Sync?! * Código de Defesa do Consumidor LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994) I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;
Solução esperada
- Poder habilitar o Vivo Sync no meu Plano Atual (Controle).
Mensagens (3)
VIVO
Para: M. P.
Boa tarde prezados, Em atenção à solicitação recebida através do registro Caso N°: CPTBR01444713-92, relatamos que: Informamos de que o serviço de Vivo Sync disponibiliza aos clientes a funcionalidade de conectar os dados do celular ao smartwatch. Dessa forma, o cliente pode receber notificações, fazer e receber ligações, trocar SMS e usar aplicativos no smartwatch, sem precisar estar com o celular por perto. O Cliente tem a possibilidade de utilizar o Celular e/ou o Relógio Conectado. Para realizar a ativação do serviço, informamos de que o mesmo só é disponibilizado no Plano Pós (demais planos não são elegíveis na ativação do serviço). Salientamos que para realizar a solicitação do plano/serviço, é necessário realizar junto as nossas Lojas Próprias da Vivo, não sendo possível realizar via telefone. Para mais informações referente ao serviço Vivo Sync, acesse s:www.vivo.com.brara-vocerodutos-e-servicosara-o-celular/esim . Salientamos de que realizamos tentativas de contato telefônico com o consumidor, porém não logramos sucesso. Pedimos desculpas pelos eventuais transtornos ocorridos, pois temos como propósito o respeito e a satisfação no relacionamento com os nossos clientes. Protocolo de atendimento: 20227515749276 Atenciosamente, Telefônica - Vivo Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is privileged and confidential information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição
M. P.
Para: VIVO
Sendo muito objetivo e direto não solicitei esclarecimentos quanto ao funcionamento do serviços e suas características técnicas, portanto, a resposta encaminhada por vocês foi totalmente evasiva e não me ajudou em nada. O meu questionamento refere-se a prática abusiva conhecida como "Venda Casada", uma vez que a Contratação do Vivo Sync está condicionada a contratação do Plano Pós, ou seja, sou obrigado a contratar um plano mais caro, mesmo meu Plano Controle me atendendo plenamente, só para ter acesso a um serviço oferecido por vocês (Vivo Sync). Na minha opinião isto é uma constatação clara da prática abusiva conhecida como "Venda Casada" que é proibida pela Lei do Consumidor, principalmente pelo fato da tecnologia Esim já estar disponível para os Planos Controle. Percebi que a Vivo pretende me tratar como idiota, mas fique tranquilos que retornaremos esta conversa também via Reclame Aqui, Procon e Anatel. Até breve
VIVO
Para: M. P.
Prezados, Em atenção à solicitação recebida através do registro proteste de N° CPTBR01444713-92, relatamos que: Com base no teor da solicitação, informamos de que consumidor obteve atendimento sob protocolo 20227515749276 aonde ressaltamos de que o serviço de Vivo Sync disponibiliza aos clientes a funcionalidade de conectar os dados do celular ao smartwatch. Dessa forma, o cliente pode receber notificações, fazer e receber ligações, trocar SMS e usar aplicativos no smartwatch, sem precisar estar com o celular por perto. O Cliente tem a possibilidade de utilizar o Celular e/ou o Relógio Conectado. Para realizar a ativação do serviço, informamos de que o mesmo só é disponibilizado no Plano Pós (demais planos não são elegíveis na ativação do serviço). Salientamos que para realizar a solicitação do plano/serviço, é necessário realizar junto as nossas Lojas Próprias da Vivo, não sendo possível realizar via telefone. Para mais informações referente ao serviço Vivo Sync, acesse s:www.vivo.com.brara-vocerodutos-e-servicosara-o-celular/esim . Pedimos desculpas pelos eventuais transtornos ocorridos, pois temos como propósito o respeito e a satisfação no relacionamento com os nossos clientes. Atenciosamente, Órgão de Defesa do Consumidor - Telefônica Vivo. Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is privileged and confidential information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição