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- Título da reclamação pública
Fraude via PIX
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
J. A.
Para: Mercado Pago
Na sexta feira 21/07 consta uma transferência via PIX no valor de R$248,00 para uma conta do PagSeguro em nome de Yago Marinho Braga. Ocorre que essa movimentação não foi feita pelo meu dispositivo que é acessado por biometria e toda transação autorizada da mesma forma. Inclusive eu nao recebi nenhuma notificacao da transacao efetuada como é de praxe. Isso só confirma a invasão e roubo dos meus dados. Fiz o relato no dia seguinte pela manhã quando fui usar o dinheiro e estava sem saldo e me informaram o bloqueio da conta. Foi um pix fraudulento e a instituição precisa se responsabilizar e não se demonstrar despreparada com respostas prontas no atendimento que prestam pelos canais. Inclusive eu localizei reclamações idênticas a minha, com transferencia feita para a mesma pessoa e não foi tomada nenhuma atitude pelo mercado pago. Hoje recebi um e-mail alegando que a denúncia não foi aceita e o valor nao sera reembolsado. Ou seja eles assumem publicamente que houve essa invasão de contas e não tomam providências? Com certeza se tivessem eles errado algum valor na minha conta isso seria devidamente rastreado e corrigido. Consta nos Termos e Condições de uso do próprio Mercado os itens a seguir e assegura que: "1.3.3.5 O Mercado Pago poderá cancelar e/ou estornar uma Transação de retirada de valores da Conta de um Usuário para Conta(s) Bancária(s) indicadas por este, em caso de suspeita de qualquer irregularidade, fraude ou qualquer outro ato do Usuário contrário às disposições dos presentes Termos e Condições" e item "2.10.1 Cancelamento. O Mercado Pago poderá cancelar uma Transação sempre que verificar que a mesma: (i) foi invalidada pelo banco do Usuário Pagador; (ii) foi processada incorretamente pelo Mercado Pago, (iii) o Usuário Pagador não tinha autorização para enviá-lo, seja por fraude ou qualquer outro motivo, (iv) decorre de Operações Proibidas ou de qualquer operação em desacordo com estes Termos e Condições, ou (v) caso de suspeita de fraude ou qualquer irregularidade." Desta forma, exijo o cancelamento da transferência realizada e o estorno do valor em minha conta do Mercado Pago por ter sido claramente vítima de fraude. Fiz o registro do BO nesta data e não vou exitar em buscar meus direitos. Temos só deveres de cuidar das senhas, acessos, segurança por biometria, validação em 2 fases e tudo mais. E quando somos lesados não temos nada que nos protege. Transação tem identificação, alguém precisa se responsabilizar e não sempre o cliente arcar com os prejuizos porque a instituição se isenta. Se há setores especializados que se faça a análise completa, que se assuma a fragilidade da segurança e que se confirme a fraude já que é possível através de todas as ferramentas rastrear o acesso. Não adianta me mandar email dizendo que foram feitas verificações e que eu já posso voltar a utilizar a conta que na verdade nem tenho mais interesse pois fui lesada e estou insegura do quanto ainda posso ter problemas futuros. Não há como aceitar esse posicionamento por parte da Mercado Pago. Espero por solução e isso também inclui o ressarcimento do valor e não.so a reativação da conta.
Solução esperada
- Reembolso: R$ 248,00
- Danos morais/materiais
Mensagens (10)
J. A.
Para: Mercado Pago
Ainda não consegui falar na ouvidoria. Quero fazer a contestação pois não aceito a resposta que recebi inclusive fiz contato com a pagseguro que me orientou que a responsabilidade é da instituição de onde saiu o valor ou seja do Mercado Pago já que a posição de vocês foi alegar que eles não aceitaram a denúncia.
J. A.
Para: Mercado Pago
“fortuito interno” trata-se de qualquer ocorrência atípica e indesejada na execução do serviço de ordem interna, como fraude, falha de qualquer natureza ou invasão por hacker, o que gera o dever do banco indenizar. Exemplos práticos: abertura de conta corrente por estelionatários com documentos falsos invasão de site bancário ou app do banco não atendimento por parte do banco da tentativa ou da ordem de bloqueio de conta de correntista que foi vítima de fraude empréstimos realizados sem a real autorização do correntista Nessas situações, as decisões judiciais reconhecem o dever dos bancos indenizar, material e moralmente, os prejuízos experimentados pelos clientes.
Mercado Pago
Para: J. A.
Sua solicitação (232202) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Ana (Atenção ao Cliente) (Mercado Livre) 27 de jul. de 2022 08:09 BRT ------------------------------------------------------------- Olá, Juliana. Após análise, identificamos que já houve um atendimento sobre o mesmo tema por meio dos protocolos CPTBR01571670-76, protocolo interno 193061954. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através dos protocolos mencionados. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Ana Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 26 de jul. de 2022 12:23 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [L60ZD5-XPDDK]
Mercado Pago
Para: J. A.
Sua solicitação (232446) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Ana (Atenção ao Cliente) (Mercado Livre) 27 de jul. de 2022 08:12 BRT -------------------------------------------------------- Olá, Juliana. Após análise, identificamos que já houve um atendimento sobre o mesmo tema por meio dos protocolos CPTBR01571670-76, protocolo interno 193061954. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através dos protocolos mencionados. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Ana Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 26 de jul. de 2022 15:18 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [50O378-XK444]
J. A.
Para: Mercado Pago
Tenho que contestar a resposta dada nesse protocolo já que a Mercado Pago posiciona que eu não tive a conta acessada e que eu teria entao feito a movimentação. Ocorre que nao partiu do meu dispositivo, inclusive eu nao fui notificada da transacao como é de praxe so verificando o roubo no sabado quando fui usar o cartao e nos anexos constam sim acessos de terceiros a minha conta sinalizados pelo próprio Mercado livre. E vocês podem sim confirmar de qual dispositivo foi feita a transação bem como pedir ao banco recebedor informações da conta para confirmar que possivelmente é uma conta falsa e que houve fraude.
Mercado Pago
Para: J. A.
Sua solicitação (233157) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Diego Theodoro Goulart (Mercado Livre) 27 de jul. de 2022 11:29 BRT ---------------------------------------------------------- Olá, Juliana. Estamos empenhados em prestar um bom atendimento. Identificamos que já houve uma resposta aos seus questionamentos por meio dos protocolos CPTBR01571670-76, visto que nosso protocolo interno é 193061954, nestes voce encontrará todos os detalhes pertinentes a sua dúvida. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Diego Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 27 de jul. de 2022 10:45 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [P9G4G5-ZERLL]
Mercado Pago
Para: J. A.
Sua solicitação (231657) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Julia (Atenção ao Cliente) (Mercado Livre) 27 de jul. de 2022 13:48 BRT ---------------------------------------------------------- Olá, Juliana. Estamos empenhados em prestar um bom atendimento. Identificamos que já houve uma resposta aos seus questionamentos por meio dos protocolos (CPTBR01571670-76), visto que nosso protocolo interno é 193061954, nestes voce encontrará todos os detalhes pertinentes a sua dúvida. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Julia Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Julia (Atenção ao Cliente) (Mercado Livre) 26 de jul. de 2022 09:53 BRT ---------------------------------------------------------- Olá, Juliana. Agradecemos por aguardar nosso retorno. Após análise concluímos o seu atendimento, voce encontrará todos os detalhes no arquivo em anexo. Surgindo alguma dúvida, voce pode nos contatar respondendo diretamente por e-mail através do protocolo (CPTBR01571670-76), ou caso seja necessário entrar em contato por outros meios, como, por exemplo, nossas FAQs ou pelo chat do aplicativo citando o protocolo interno 193061954. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre ¹ e seção de Ajuda do Mercado Pago ². ¹ s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda ² s:www.mercadopago.com.br/ajuda Atenciosamente, Julia Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Anexo(s) Juliana.pdf Juridico 25 de jul. de 2022 23:55 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [E2725G-V84EO]
J. A.
Para: Mercado Pago
Eu preciso que vocês respondam os meus questionamentos não simplesmente mandar essa resposta padrão sem empenho algum ao contrário do que dizem. Nao faz sentido o posicionamento dado no protocolo mencionado. Eu tinha o dinheiro na conta pra pagar minha fatura e agora como faço? Roubaram o dinheiro da minha conta! E ninguém pode fazer nada?
Mercado Pago
Para: J. A.
Sua solicitação (233499) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Joice (Mercado Livre) 27 de jul. de 2022 14:44 BRT Olá, Juliana! Boa tarde. Sou a Joice e faço parte da equipe de atendimento do Mercado Livre. Recebemos o seu pedido de ajuda via Proteste, sobre sua conta. Após análise, identificamos que já possui um protocolo sobre o mesmo tema, esse atendimento foi realizado por meio do protocolo (CPTBR01571670-76), ou caso seja necessário entrar em contato por outros meios, como, por exemplo, nossas FAQs ou pelo chat do aplicativo citando o protocolo interno 193061954. Porém, em anexo deixamos novamente as validações realizadas. Caso tenha qualquer dúvida, pedimos que retorne através do protocolo mencionado anteriormente. Atenciosamente, Joice Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 27 de jul. de 2022 14:21 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [50O8KX-2PXD7]
J. A.
Para: Mercado Pago
Boa tarde. Já consegui resolver minha questão. Tive a felicidade de conseguir conversar com uma funcionária que me escutou e buscou solucionar meu problema não se utilizando de protocolos e respostas prontas. Vou finalizar minha reclamação. E deixo meu agradecimento a funcionária Jéssica que me tratou com respeito me ouviu entendeu minha posição e o medo frente às mensagens de acesso a conta que por sinal continuo recebendo mesmo vocês alegando que não há suspeita de invasão.