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Propaganda enganosa - Vivo Easy cancelado por "falta de uso"
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
N. F.
Para: VIVO
Em 07/10/2020, aderi ao Vivo Easy, utilizando uma promoção que, na época, após realizar uma compra de R$ 10,00, receberia um cashback de R$ 28,00, para compras no aplicativo. Utilizei todo o valor, incluindo o cashback recebido, na aquisição de diárias de internet e de ligações. Possuo outro número em outra operadora, que se trata do meu contato principal. Porém, por necessitar de um número reserva, para ser utilizado especialmente em viagens, optei pela Vivo, que possui sinal melhor em mais regiões do que minha outra operadora. Além disso, também fui atraído pela Vivo principalmente após ler em divulgações feitas pela própria empresa (divulgações essas que ainda existem), e também por relatos de outros consumidores, que davam conta de que o Vivo Easy seria uma opção pré-paga que não expirava. Ou seja, seria perfeito para a minha pretensão, pois, mesmo não utilizando com frequência, eu sempre teria o Vivo Easy como reserva para eventuais emergências. Continuei utilizando o serviço normalmente em 2020 e em parte de 2021, sem gastar todos os meus pacotes. Porém, no já no final de 2021, ao tentar acessar o aplicativo, fui surpreendido por uma mensagem que dizia que meu número ainda não era Vivo Easy. Na ocasião, achei bastante estranho, pois ainda possuía diárias e o serviço não tinha prazo de validade (em tese). Atribuí a um possível erro do aplicativo. Entretanto, meses depois (já em 2022), tentei novamente, mas sem sucesso. Hoje, após tentar de novo (e de novo sem sucesso), procurei investigar melhor o ocorrido. Me deparei com um SMS recebido em 08/11/2021, por meio do qual a VIVO me notificou que, naquela mesmíssima data (08/11/2021), meu Vivo Easy seria CANCELADO POR FALTA DE USO e que eu PERDERIA MEUS BENEFÍCIOS (ainda tenho este SMS salvo, caso seja necessário). Ainda que eu tivesse visto o SMS à época, foge de qualquer razoabilidade a empresa me notificar do cancelamento no exato dia em que ele ocorreria. Certamente, eu não conseguiria fazer nada a tempo para resolver, por não ser um prazo justo. Trata-se de um completo e inacreditável absurdo, pois a empresa divulgava (e ainda divulga) o Vivo Easy como um serviço que não expira. Registro especialmente que A POSSIBILIDADE DE CANCELAMENTO POR "FALTA DE USO" NÃO ESTÁ CLARA EM NENHUM MATERIAL DE DIVULGAÇÃO PELA INTERNET E NEM MESMO NO APP. Além disso, a notificação do cancelamento foi tardia, sendo realizada apenas no dia em que o cancelamento ocorreu. Portanto, trata-se de conduta evidentemente abusiva da empresa, merecendo aqui a minha reclamação e o meu alerta a outros consumidores, já que, mesmo pesquisando arduamente, não encontro outros relatos como o meu.
Solução esperada
- Reativação do Vivo Easy
Mensagens (3)
VIVO
Para: N. F.
Prezados, Referente a manifestação do consumidor Natan Carlos Fernandes Ribeiro, segue retorno Esclarecemos que conforme termo de uso do plano 'Vivo Easy', consta clausula informativa 7.3, onde esclarece o ocorrido: O cliente poderá entrar em régua de cancelamento caso não haja compra ou utilização de serviços durante o período de 30 dias. Cabe salientar que as notificações ocorrem dentro do prazo legal e mesmo após entrar na régua de cancelamento, ainda há demais etapas antes do cancelamento total dos serviços conforme esclarecido nas clausula seguintes. É possivel verificar em nosso site na pagina referente ao plano, consta esclarecimento que o Vivo Easy, pode ser cancelado por inatividade. Devido aos esclarecimentos acima não localizamos oportunidade na tratativa realizada. Protocolo: 20228822267223 Permanecemos à disposição através da nossa Ouvidoria: 0800 775 1212 de segunda a sexta das 8h às 18h, exceto feriado. Para sua comodidade e agilidade voce também pode contar com o APP da Vivo disponível em todas as plataformas digitais. Atenciosamente Orgãos de Defesa do Consumidor www.vivo.com.br www.telefonica.com.br Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is confidential and privileged information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição
N. F.
Para: VIVO
Resposta insuficiente e genérica. Dizem que as notificações ocorrem no "prazo legal", quando claramente, no caso da minha, conforme comprovado nos prints enviados, ocorreu no exato dia informado para cancelamento. Falam ainda sobre a existência de "esclarecimento" de que o Vivo Easy pode ser cancelado por inatividade, na "página referente ao plano", mas não esclarecem qual página é essa. Em nenhuma página do site da Vivo que promove o Vivo Easy eu vi qualquer aviso sobre cancelamento por inatividade. E, ainda que haja, certamente esse aviso não está claro ao consumidor. Pelo contrário, a divulgação é no sentido de que os valores jamais expiram. Entendo que a prática abusiva permanece, pois claramente há uma indução do consumidor ao erro, ao promoverem o plano como "não expirável". Eu sei que a empresa jamais irá resolver o meu problema e, ao responder essa réplica, muito provavelmente colará a mesma resposta anterior, mas fica aqui o registro como alerta para outros consumidores.
VIVO
Para: N. F.
Prezados boa tarde, Referente a manifestação do consumidor Natan Carlos Fernandes Ribeiro, segue retorno Informamos que o parecer do protocolo anterior se mantem, Esclarecemos que conforme termo de uso do plano Vivo Easy, consta clausula informativa 7.3, onde esclarece o ocorrido: O cliente poderá entrar em régua de cancelamento caso não haja compra ou utilização de serviços durante o período de 30 dias. Cabe salientar que as notificações ocorrem dentro do prazo legal e mesmo após entrar na régua de cancelamento, ainda há demais etapas antes do cancelamento total dos serviços conforme esclarecido nas clausula seguintes. É possível verificar em nosso site na página referente ao plano, consta esclarecimento que o Vivo Easy, pode ser cancelado por inatividade. Devido aos esclarecimentos acima não localizamos oportunidade na tratativa realizada. Protocolo: 20228822267223 Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is confidential and privileged information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição