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Faturas não enviadas por falha na prestação de serviços da ENEL

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

J. D.

Para: Enel Rio

28/09/2022

Boa noite! Realizei em 05/03/2021 o serviço de pedido de envio da fatura da ENEL por e-mail, conforme comprovantes anexos. Porém, as faturas da ENEL não chegavam e fiz recadastramento em 05/05/2021, porém, ainda tive aporrinhações com a concessionária e fiz pela 3ª vem em 06/08/2021. A partir daí, as faturas ainda não chegavam no e-mail e tinha constantes cobranças com coação de corte de energia e inclusão no cadastro do SPC/SERASA. Fiz então as seguintes reclamações no canal 0800 em 21/09/2021 – 21:38h – Protocolo inicial: 277176634 - Esse atendimento, pasmem: o tempo de atendimento, ficava na musiquinha e propagandas a concessionária e aos 40 min de espera, sem atendimento, finalizei a ligação. Religuei em 22/09/2021 – 18:42h – com protocolo: 277367658, atendente CAROL - Protocolo de atendimento 277368218 Nova reclamação por telefone, de faturas não enviadas por e-mail. Porém, as cobranças por telefone continuavam e em 25/09/2021 – 10:10h – com protocolo inicial e de atendimento 277672704, com atendente CLAUDIA - fiz a reclamação de que pedi a conta por e-mail e não chegou, solicitado reenvio da conta. Acontece que as faturas não eram emitidas e ainda estive presencial na agência de São Francisco de Itabapoana cadastrando pessoalmente o e-mail, continuando a receber coações das gravações eletrônicas da concessionária. Para aumentar meus danos, a energia da casa ainda foi suspensa, pela falta de pagamento, que restabeleceram, após adimplir... Acontece que precisei fazer uma instalação nova, por ter pedido desligamento e após visitar o site ENEL, fiz o agendamento para a agência de Saracuruna - R. Belizário de Souza, 16 - Parque Uruguaiana, Duque de Caxias - RJ. Como resido em MESQUITA/RJ, o traslado da minha residência a esta agência é de 38,5 km e aproximadamente 1h 13min, passando por vias que sempre estão muito movimentadas (Rodovia Presidente Dutra - Linha Vermelha - Rodovia Washington Luiz). Há de se frisar que apenas pedem que o cliente se apresente munido de identidade e CPF. Meu agendamento estava marcado para as 9h, cheguei na agência as 08h 40min, apresentei o nome ao funcionário que confere agendamento, mandando eu aguardar. Adentrei a agência as 09h 06min e percebi porque atrasavam os atendimentos e os clientes saíam reclamando. De 8 guichês de atendimento ao público, apenas 4 com funcionários e somente 2 atendendo, pois outros 2 as atendentes não terminavam de procurar não s sabe o que nos monitores, eram meras figurações... Meu atendimento começou com a funcionária JOYCE, entregando o documento de pedido de ligação para preencher, algo que poderia ser disponibilizado no site da empresa e quem quisesse já levaria preenchido, evitando a perda de tempo lá e o transtorno desse preenchimento. Pós preenchimento, meu atendimento se iniciou com a preposta MARIANA as 09h 24min, que me constrangeu perante outros clientes, informando eu estava devendo faturas antigas que somavam R$ 151,11. Tal funcionária informou que só protocolaria o pedido da nova instalação se pagasse as faturas vencidas, que não recebidas no meu e-mail. O problema que essas faturas foram devidas por culpa única e exclusiva da ENEL, que fiquei ciente com a atendente, que o e-mail cadastrado junto a concessionária, estava ERRADO... Ora! Fiz 4 cadastros e tal fato demonstra toda a irresponsabilidade e falha na prestação de serviços, além de ser um abuso tal procedimento, que infelizmente temos de passar pelo monopólio do fornecimento de energia. Devido a isso, fui obrigado a realizar o pagamento imediato, sem nenhuma empatia da concessionária e com a pressa de entregar a inquilina o imóvel com energia para locação. Também, mais uma aporrinhação de procurar um local para impressão do comprovante de pagamento, ainda tendo de pegar nova senha e ser novamente atendido, para não ter o desprazer de fazer novo traslado da minha residência a agência. Já deixo manifestado a cobrança indevida de quaisquer valores extras, visto o erro da ENEL.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 100,00
  • Revisão de valores
  • Danos morais/materiais