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Azul se recusa a receber por passagens compradas

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

E. L.

Para: Azul Linhas Aéreas

04/10/2022

No dia 27 de setembro, minha noiva comprou e pagou com o meu cartão uma passagem aérea pelo site da Azul (código da reserva: EICG3T) para o dia 08 de outubro. A passagem foi paga, a compra e o pagamento foram aprovados. Dentro de pouco tempo, ela recebeu um email da Azul informando-lhe que havia uma “pendência” no pagamento da viagem e que ela deveria ligar para a companhia. A estranheza, o incômodo e o constrangimento começam aí: uma pessoa que comprou um produto e pagou por ele é obrigada a procurar a empresa vendedora que se recusa a receber. Pois a “pendência” não era de nossa parte: o pagamento foi feito, o cartão foi aceito, o valor constava da minha fatura. Minha noiva teve o trabalho e o dispêndio de tempo de ligar para a Azul (protocolo: Az179102504) para ser informada de que a “pendência” é que a empresa simplesmente se recusava a receber por aquele meio. O pagamento já feito e aprovado seria estornado (e de fato foi) e ela deveria se dirigir a um aeroporto para pagar por aquela passagem. Não havia alternativa: só era possível pagar pela passagem no aeroporto. Não havia a opção de cancelar aquela reserva e comprar novamente: a única opção era, em pleno século XXI, em plena era do Pix, deslocar-se até um aeroporto (que no meu caso fica em outra cidade e custa uma corrida de táxi de mais de r$ 100, 00) para pagar por um produto comprado pela internet. É um absurdo simplesmente inaceitável. Pior: a reserva não pode ser cancelada para que compremos outra passagem. Minha noiva está na situação insana e absurda de estar presa a uma reserva de passagens pela qual pagou e a empresa devolveu o pagamento; pela qual quer pagar e a empresa não quer receber. Segundo o atendente da Azul informou-lhe pelo telefone, ela pode pagar pelas passagens no momento do embarque. Acontece que o email enviado pela Azul informa que se a situação não for resolvida até quatro horas antes do embarque, “sua reserva será cancelada e o embarque não será permitido”. Assim, ou nós precisamos ter o gasto de dinheiro e de tempo de nos deslocar ao aeroporto para pagar por passagens que compramos online para pagar online, pelas quais pagamos e continuamos querendo pagar; ou ela está sob o risco de chegar ao aeroporto de malas feitas e cheia de compromissos no destino e não poder embarcar porque a Azul se recusa a receber por um produto que compramos e pelo qual desejamos pagar. A Azul está tratando seus clientes como criminosos e sujeitando-os a constrangimento, incômodo, importunação e insegurança pelo crime de ter recorrido aos serviços da empresa e tentado pagar por eles regularmente. É uma situação absurda, intolerável e inaceitável. A empresa deve ou nos fornecer um meio de pagar pelas passagens com o meu cartão, em 10x, sem sair de casa, exatamente como era esperado quando nós as compramos, ou abdicar de receber por elas e garantir a reserva. Se a empresa é desorganizada e cria problemas onde não existem, não são seus clientes, que ela trata como criminosos pelo crime de serem seus clientes, que devem arcar com esse ônus.

Solução esperada

  • Pagar pela passagem pelos meios normais sem sair de casa -- ou recebê-las garantidamente sem pagar nada.

Mensagens (1)

Azul Linhas Aéreas

Para: E. L.

17/10/2022

Prezados, boa tarde! Espero que estejam bem! Referente a Notificação Extrajudicial tratada por essa Empresa sob o número de protocolo AZ182136425, informamos que a sua reserva EICG3T havia dado um erro de pagamento entre a azul e a administradora do cartão, sendo que a azul devolveu o valor para a administradora no dia posterior, 28/09/2022. Sendo assim, necessário um novo pagamento de forma presencial somente no aeroporto. Nas vezes em que ocorre este tipo de erro, pode acontecer com qualquer cliente, o pagamento é sempre no aeroporto com o titular do cartão presente no ato do pagamento. Atenciosamente. [:nsvoeazul-a.akamaihd.net/images/logo_azul_positivo_assinatura_email.png] Gustavo Arruda Operador de Atendimento ao Cliente na Melhor Companhia Aérea do Mundo Diretoria de Experiência do Cliente tel: (11) 5101-1171 [Selo Sou Azul] [HashTag Todos Pela Azul] [cid:72257a9e-15bf-4644-8400-66d0aeae33e7] Azul Linhas Aéreas Brasileiras Esta mensagem pode conter informações confidenciais e sujeitas a sigilo. A sua utilização, cópia e divulgação não autorizadas são proibidas. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor informe ao remetente e apague-a juntamente com seus anexos. This message may contain confidential and privileged information. Unauthorized use, disclosure or copying is prohibited. If you are not the intended recipient, please advise the sender and delete this message and any attachments ________________________