Voltar

Acerto FAT 323 indevido

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

M. B.

Para: Light Serviços de Eletricidade

11/10/2022

A LIGHT S.A vem efetuando cobrança por estimativa há anos na minha residência, abusando da possibilidade de utilização de tal forma de cobrança, que deve ser feita em casos específicos, conforme dispõe a Resolução 1.000 da ANEEL, que prevê no parágrafo único do artigo 283 as hipóteses de cobrança por estimativa, que devem ser uma exceção à regra. Ocorre que nenhuma das hipóteses previstas no artigo mencionado são observadas no meu caso, já que meu relógio fica acessível, no muro da residência, do lado de fora, permitindo a medição sem nenhum impedimento. Sendo apenas descaso por parte dos representantes da empresa que alegam não fazer a medição por ter cachorro solto no quintal em alguns meses, situação inverídica e que não atrapalharia caso fosse verdadeira, já que o relógio é do lado de fora e descaso também da própria LIGHT, que nunca ofereceu as alternativas previstas no artigo 279 para que as medições voltassem a ocorrer caso os impedimentos fossem verdadeiros. Agora, me deparo com uma fatura em que a LIGHT cobra um valor absurdo na minha conta alegando ser compensação de faturamento nos termos do artigo 323 da Resolução, mas não oferece o parcelamento que o §1º prevê, e nem discrimina de onde tirou esse valor, conforme é direito do consumidor, já que só poderia cobrar valores não contabilizados de até 3 meses, e eu fico correndo risco de ter a luz cortada por conta de algo que nem mesmo é devido. Claramente esse valor é abusivo, meu padrão de consumo não sofre grandes alterações e a empresa não faz as devidas medições para que tenha como comprovar que esse valor é real e proveniente dos 3 últimos meses. Portanto, eu gostaria de receber a minha fatura apenas com o valor do consumo mensal que é o correto, pois quero pagar o que utilizei e não ter meu fornecimento de luz suspenso.

Solução esperada

  • Revisão de valores

Mensagens (6)

Light Serviços de Eletricidade

Para: M. B.

11/10/2022

Olá, tudo bem? Esta é uma resposta automática para confirmar que registramos seu pedido, que agora está em análise. Agradecemos por utilizar a nossa Agência Virtual. Abraços, Equipe Ouvidoria Light

Light Serviços de Eletricidade

Para: M. B.

19/10/2022

Prezados, segue a resposta da solicitação. Sendo o que tínhamos para o momento, renovamos nossos votos de estima e apreço. Equipe Diálogo Light LIGHT S.E.S.A.Gerência de Ouvidoria – CDO

Light Serviços de Eletricidade

Para: M. B.

19/10/2022

Prezados, segue a resposta da solicitação. Sendo o que tínhamos para o momento, renovamos nossos votos de estima e apreço. Equipe Diálogo Light LIGHT S.E.S.A.Gerência de Ouvidoria – CDO

M. B.

Para: Light Serviços de Eletricidade

01/11/2022

Eu gostaria da fatura com esse valor inicial para pagar, já que no site da light não está disponível o código de barras para pagamento e no call center ninguém me envia também.

Light Serviços de Eletricidade

Para: M. B.

01/11/2022

Olá, tudo bem? Esta é uma resposta automática para confirmar que registramos seu pedido, que agora está em análise. Agradecemos por utilizar a nossa Agência Virtual. Abraços, Equipe Ouvidoria Light

Light Serviços de Eletricidade

Para: M. B.

07/11/2022

Prezados, segue a resposta da solicitação. Sendo o que tínhamos para o momento, renovamos nossos votos de estima e apreço. Equipe Diálogo Light LIGHT S.E.S.A.Gerência de Ouvidoria – CDO