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- Título da reclamação pública
BRASTEMP MANDA DESCARTAR PRODUTO APÓS 4 ANOS DE USO
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
L. A.
Para: BRASTEMP
Adquiri uma máquina de lavar louças BRASTEMP 10 Serviços, modelo Blf10 Espelhada- 110V por R$ 2.135,84 em 01/12/2017 e só a coloquei em funcionamento em Abril de 2020 pois comprei com a finalidade de utilizar em um imóvel que estava em processo de construção. Após 4 anos e 10 Meses da data de compra e apenas 2 anos e 6 meses de uso, ela apresentou um defeito e em 30/09/2022 acionei a assistência técnica autorizada da Brastemp "Leste Service Pcs Servicos Ltda" para que fosse realizado reparo. Paguei pela visita técnica e fui surpreendida com a resposta de que não era possível realizar o reparo pois a Brastemp não disponibiliza as peças de reposição para este modelo. Entrei em contato com a central de relacionamento Brastemp no dia 04/10/2022 às 17:43 com a atendente Natália sob protocolo 5070209299, que confirmou a informação da assistência técnica, solicitei a abertura de reclamação alertando que a BRASTEMP DESCUMPRIA o disposto no Artigo 32 da Lei n 8.078 de 11 de Setembro de 1990 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto. Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei. Ora, a disponibilização das peças deve ser analisado em cada caso, tendo em vista que cada produto possui uma expectativa de tempo de vida útil. Portanto, não é razoável, por exemplo, que uma lava-louças com pouco mais de 4 anos da compra não tenha mais peças para seu conserto no mercado, considerando que a vida útil é estimada em aproximadamente 9 anos! A atendente me deu um prazo máximo de 5 dias para resposta. Aguardei pelo contato e não obtive retorno, sendo assim, voltei a entrar em contato com a central de relacionamento no dia 11/10/2022 às 18:12 com o atendente Giovani, sob protocolo 4000847407, que respondeu que a tratativa da BRASTEMP para o meu caso seria um programa da BRASTEMP de nome RENOVA sugerindo um desconto de 20% na compra de uma nova lava louças, reforçando que o meu equipamento NÃO POSSUI POSSIBILIDADE DE REPARO e que eu poderia DESCARTAR a mesma. Obviamente não concordei com tal absurdo e pediram que eu aguardasse mais 2 dias para solução do caso. Entrei em contato novamente em 15/10/2022 às 08:19 atendente Caio, sob protocolo 5070353191 que informou que eu deveria enviar a nota fiscal do produto mas não soube dizer para onde deveria enviar!!! Sinto-me lesada e decepcionada com o descaso da BRASTEMP com o consumidor e para com a lei. A BRASTEMP deve manter no mercado, por tempo razoável, peças e componentes de reposição dos produtos cuja fabricação foi cessada, os denominados fora de linha, não sendo admissível aceitar que, por inexistência de uma determinada peça ou componente de reposição, que possibilitaria o conserto do produto, o consumidor seja privado do uso do bem. Assim, ou a BRASTEMP repara o produto com peças originais ou realiza o ressarcimento do valor pago acrescido de correção monetária a contar da data do desembolso, e de juros moratórios de 1% ao mês. Estou aqui com um Elefante Prata no meio da cozinha, lavando louça a mão como um Neandertal e com um estoque de sabão e secante para a lava louça sem utilidade. Aguardo solução cabível.
Solução esperada
- Reparo
Mensagens (6)
L. A.
Para: BRASTEMP
NF
BRASTEMP
Para: L. A.
À Assessoria Proteste Sra. Luciana Almeida Shiroma Referente a notificação do Sra. Luciana Almeida Shiroma, gostaríamos de posicioná-los sobre a tratativa do consumidor. Através do protocolo 4000849380 a consumidora está em atendimento com a equipe do consumidor.gov, encaminhamos o caso para tratativa. Lamentamos pela experiencia do consumidor e garantimos que se trata de uma eventualidade a qual não corresponde ao padrão de qualidade Brastemp. Informamos ainda que investimos constantemente em melhorias de processo e atendimento. Para demais esclarecimentos, estamos à disposição. Atenciosamente, Central de Atendimento Brastemp www.brastemp.com.br Em quarta-feira, 19 de outubro de 2022 às 14:25:28 UTC-3, [email protected] escreveu:
L. A.
Para: BRASTEMP
Prezados, Aguardo por resposta e solução assertiva
BRASTEMP
Para: L. A.
À Assessoria Proteste Sra. Luciana Almeida Shiroma Referente a notificação do Sra. Luciana Almeida Shiroma, gostaríamos de posicioná-los sobre a tratativa do consumidor. Através do protocolo 4000849380 a consumidora está em atendimento com a equipe do consumidor.gov, encaminhamos o caso para tratativa. Lamentamos pela experiencia do consumidor e garantimos que se trata de uma eventualidade a qual não corresponde ao padrão de qualidade Brastemp. Informamos ainda que investimos constantemente em melhorias de processo e atendimento. Para demais esclarecimentos, estamos à disposição. Atenciosamente, Central de Atendimento Brastemp www.brastemp.com.br Em quinta-feira, 20 de outubro de 2022 às 12:19:41 UTC-3, [email protected] escreveu:
L. A.
Para: BRASTEMP
Prezados, Recebi um contato com uma solução satisfatória. Aguardo a finalização do processo para dar por encerrada a reclamação.
BRASTEMP
Para: L. A.
À Assessoria Proteste Sra. Luciana Almeida Shiroma Referente a notificação do Sra. Luciana Almeida Shiroma, gostaríamos de posicioná-los sobre a tratativa da consumidora. Através do protocolo 4000857438 a consumidora está em atendimento com o JEC, encaminhamos o caso para tratativa. Lamentamos pela experiencia do consumidor e garantimos que se trata de uma eventualidade a qual não corresponde ao padrão de qualidade Brastemp. Informamos ainda que investimos constantemente em melhorias de processo e atendimento. Para demais esclarecimentos, estamos à disposição. Atenciosamente, Central de Atendimento Brastemp www.brastemp.com.br Em terça-feira, 15 de novembro de 2022 às 21:14:36 UTC-3, [email protected] escreveu: