- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Voltar
COBRANÇA INDEVIDA
Esta reclamação é pública
Esta reclamação é pública
D. S.
Para: Enel Ceará
OLÁ! Estou com um grande problema com a Enel - CE. O meu consumo era 22 reais, eles queriam que a conta ficasse vindo zerada, não aceitei, fu lá e disse: vou assinar pra ficar pagando nem que seja a taxa mínima, fiquei com receio dessa cobrança vindo zerada e depois lá na frente ser cobrado muito cara a conta, assinei um termo autorizando cobrança minima, assim ficamos pagando 22 reais as vezes 23 não passava disso, quando foi agora recente, novembro do ano passado(2022), o pessoal da Enel -CE, veio fazer uma inspeção no meu medidor, não me chamaram, eu soube pelo boca dos vizinhos de baixo( trocaram o medidor sem autorização ou aviso prévio), que eles levaram o meu medidor e colocaram outro, tudo sem me comunicar e sem minha assinatura, algumas semana depois eu recebi uma carta me comunicando tudo que foi feito, que levaram o medidor, que ia ser analisado, dizendo o dia que ia ser feito e que eu poderia ir, eu não podia ir pra acompanhar pq eu trabalho horário comercial, comuniquei a filha do dono da casa pra ver se eles podiam ir, pois eu moro de aluguel, achei que fosse interesse deles tbm. Pois bem, dia da leitura do meu consumo, vem a conta pra eu pagar mais de 100 reais(133 reais e 11 centavos), mas tenho todos os papéis, eu vi que era razoável o valor, chegou o vencimento eu paguei, isso mês de novembro 20222, em dezembro 2022 já veio 300,36 , quando foi agora mês de janeiro eu quase caí pra trás, veio quase 292,15 e ainda tem um valor de mais de 600 reais que for parcelado em 6 vezes junto com o consumo, sem minha autorização, fui lá pessoalmente pra saber o que estava acontecendo, abrir uma chamado pra eles virem ver o que estava acontecendo com o medidor. Eles mandaram um e-mail pra mim, dizendo que mandaram uma pessoa no dia 2 e o medidor tava tudo ok, que o problema poderia ser interno, ou seja dentro da minha casa, poderia está tendo um vazamento de energia, pq o medidor dizia que era meu consumo( mas na verdade não veio ninguém verificar até hoje), sendo que não, pq eu tenho 1 geladeira velha, 1 microondas que mal uso, 1 ventilador que só uso a noite, 2 tv que passar o dia desligada, todas as lâmpadas da casa são de LED( economia máxima e todos eletros são categoria A), meus filhos 1 fica no tablet e o outro no celular, minha esposa fazendo as coisa do lar, 1 liquidificador q tbm mal uso, então como que o meu consumo do nada, depois da troca do medidor, fica um absurdo desse? Quando foi agora nem paguei a conta de janeiro que vai se vencer dia 25 , quase 600 reais ( pq foi gerado dois boletos para o mesmo mês e vencimento, dia 25/01/2023 , um no valor de 300,36 e outro no valor de 292,15). Ele mandarão um outro papel me cobrando mais 600 e lá vai pra me pagar no dia 13 do 3 ou seja em março, eu estou desesperado pq não tenho condições nem de pagar 300 imagina 600. Eu moro de aluguel, só eu trabalho, tenho 2 filhos pequenos. Eu não tenho condições de pagar um eletricista pra ver se tem esse vazamento que eles acham que deva tá tendo aqui em casa. Falei com o dono da casa Ele disse que todo problema começou com a colocada do novo medidor, que antes não tinha isso, ai não sei o que fazer peço desculpa não ter resumido, eu tinha que contar como tudo começou, para melhor entender. Como devo resolver todos esses problemas? Fico no aguardo. CONTINUANDO .. O pessoal da Enel não entrou em contato comigo até agora, mandou só um comunicado por e-mail bem absurdo, esse mês tenho que paga 300 e pouco. mais 290 e pouco do no dia 25 desse mês de janeiro. Os 600 e pouco mais esse 300 e pouco mais 290 e pouco que eles tão me cobrando dizendo eles que era porque o meu medidor tava com defeito, e esses valores que estão sendo cobrados Foi por conta da leitura que foi deixada de fazer pq o medidor tava com defeito E hoje eles tão me cobrando esse absurdo de dinheiro Que eu não tenho de onde tirar Sou pai de família(honesto), um trabalhador que luto todos os dias pra não deixar minha família passar fome, como vou pagar uma coisa que eu não usei, que foi feito o calculado do jeito deles, pq como eles dizem o medidor tava com defeito, agora eu vou pagar por um coisa que tava com defeito, eu não sou eletricista, é obrigação minha saber que o medidor tá com defeito? Tem outro agravante, eles colocaram esse mês, mais de 500 reais pra eu pagar tudo agora dia 25 de janeiro, e os mais de 600 eles parcelaram do jeito deles, pra eu pagar em 6 parcelas junto com o meu consumo do mês, isso sem eu saber como vai ficar meu consumo, porque desde quando eles levaram meu medidor e deixaram o deles que tenho surpresa de valores, como uma pessoa parcela uma determinado valor sem consultar vc quanto vc pode pagar e se pode pagar? Eu pergunto pra vcs o que eu faço agora? Esse dívida não existe e não e minha. Como falei eu não tenho culpa do medidor tá com defeito, nunca deixei de pagar minha conta, todos os meses era paga. OBS: preciso que seja resolvido com urgência pq estão me cobrando duas faturas no mesmo mês e vencimento, AGORA dia 25/01/23 , somando dá quase 600 reais e não tenho como pegar esse absurdo e nem é meu consumo, não é justo, caso seja cortada minha energia por um erro de cálculos do sistema eu irei até o fim atrás dos meus direitos, já comuniquei ao Procon, decon, consumidor.gov e denfesoria pública, vou até o fim pelos meus direitos ...
Enel Ceará
Para: D. S.
As informações sobre este processo serão devidamente enviadas para o e-mail que consta no sistema cadastrado pelo(a) titular/representante da********[email protected]. Em atendimento a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD (Lei Federal 14.058 de 17 de setembro de 2020) e também a Resolução Normativa 775/17 da ANEEL, os nossos Canais de Atendimento somente poderão repassar informações ou ingressar serviços para o Titular da Unidade consumidora ou para o seu Representante Legal (pessoa físicajurídica) por meio de procuração e documento pessoal de ambos. Atenção: Não responder. Este endereço de e-mail, não está disponível para recebimento de mensagens. Atenciosamente,