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FATURA COBRANDO VALOR INTEGRAL DO PLANO ANTIGO APÓS MIGRAÇÃO PARA PLANO DE MENOR VALOR

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

C. S.

Para: TIM

14/03/2023

No final do mês de janeiro solicitei a portabilidade do meu número TIM para a operadora Claro motivado pelos frequentes e recorrentes problemas com valores de fatura e que eu sempre precisava entrar em contato com o atendimento TIM (uma vida pra conseguir falar) para contestar a fatura, além do valor estar absurdamente alto em relação ás demais operadoras. E estava me sentindo prejudicado. Mediante muita insistência por mensagens e whatsapp, recebi da TIM uma oferta pontual de um plano por valor bem menor ao que estava pagando e menor que o valor que pagaria na nova operadora (R$30,99 e 23.5GB de internet) para permanecer na TIM. Então, ainda em janeiro/23, cancelei a portabilidade com a operadora Claro e aceitei o plano ofertado para permanecer por mais 1 ano na TIM. Em fevereiro ainda veio o valor antigo pois era referente ao mês de janeiro e era esperado, mas a fatura do mês de março (referente ao período de fevereiro) e veio com o mesmo valor cheio e não o proporcional de utilização em cada plano. Entrei em contato com a TIM no dia 06/03/2023 pelo atendimento via whatsapp (protocolo 2023164865501) e fui informado que só constava no sistema fatura até o dia 10/11/2022 e que deveria entrar em contato novamente pelos canais de atendimento. Entrei novamente em contato com a TIM no dia 08/03/2023 pelo atendimento via whatsapp (protocolo 2023171911209) e a pessoa que me respondia (não sei o nome pois não informam o nome de quem está do outro lado conversando) informou que não havia nada de errado e que não há proporcional no plano controle, que eu deveria pagar o valor cheio, o que contraria a ANATEL (https://sistemas.anatel.gov.br/anexar-api/publico/anexos/download/2330984d75b9f437969b047bc872ff6b) onde consta que os valores devem ser proporcionais ao período utilizado no plano ativo. Contudo, o caso não foi solucionado e a fatura encontra-se em aberto. Segue os SMS's que recebi: SMS com a oferta no dia 27/01: Da TIM pra vc: oferta exclusiva pra vc ficar com seu TIM! 23,5GB por apenas 30,99/mes. Acesse fiquenatim.com.br/[número_de_celular_omitido] SMS recebido no dia 28/01 após aceitar a oferta: TIM informa: Importante! Cancele agora a portabilidade com a outra operadora para ativar a oferta TIM escolhida SMS recebido no dia 30/01 confirmando a ativação do plano após eu cancelar a portabilidade: TIM informa: Oferta ativada com sucesso! Que bom que voce ficou aqui na TIM! Aproveite! SMS recebido com a cobrança do plano no valor cheio do plano anterior: Sua fatura TIM venc 10/03/2023 valor RS 54,15 e cod de barras [código_de_barras_omitido] esta disponivel em https://contatim.timbrasil.com.br/proxylink/v1/redirect?txtId=[código_omitido]. A fatura nao sera enviada pelos Correios por ter escolhido Conta Digital. Confira seu detalhamento no App Meu TIM (https://d3s3b.app.goo.gl/dsCB) e aproveite para pagar via PIX. Em uma comparação grotesca, comparo isso ao ligar para uma pizzaria e pedir uma pizza meia muçarela e meia americana, onde cobram - igualmente de forma irregular - o valor da mais cara. Assim, solicito a revisão dos valores da fatura e o abono dos juros incidentes, pois a empresa não conseguiu me atender na primeira vez e se recusou a rever os valores ainda antes do vencimento da fatura (entendo isso por má fé, pois muitos clientes acabam pagando para evitar dores de cabeça ou mesmo por falta de tempo em ficar em filas de atendimento enormes (que também entendo por má fé) e assim as operadoras conseguem receber os valores cheios). Aguardo resposta por escrito. Atenciosamente,

Solução esperada

  • Revisão de valores

Mensagens (3)

TIM

Para: C. S.

23/03/2023

Prezados, bom dia. Segue em anexo a carta resposta referente a solicitação aberta junto ao PROCON. Atenciosamente. Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informações privilegiadas e/ou de caráter confidencial, não podendo ser retransmitida sem autorização do remetente. Se você não é o destinatário ou pessoa autorizada para recebê-la, informamos que o seu uso, divulgação, cópia ou arquivamento são proibidos. Portanto, se você recebeu esta mensagem por engano, por favor nos informe respondendo imediatamente a este e-mail e delete o seu conteúdo. This message, including its attachments, may contain privileged or confidential information, and it must not be fowarded without the express authorization of the sender. If you are not the intended recipient, we hereby inform you that the use, disclosure, copy or filing are forbidden. So, if you received this message as a mistake, please inform us by answering this e-mail and deleting its contents Questo messaggio, inclusi gli allegati, potrebbe contenere informazioni privilegiate e/o riservate, e non deve essere ritrasmesse senza l'autorizzazione del mittente. Se non siete il destinatario o la persona autorizzata a riceverlo, informiamo che il suo utilizzo, diffusione, copia o archiviazione sono proibite. Quindi, se avete ricevuto questo messaggio per errore, per cortesia ci informi rispondendo immediatamente a questa email e cancelli il suo contenuto Classificado como Público

C. S.

Para: TIM

13/04/2023

Boa tarde, Infelizmente nem sempre consigo atender o telefone. Agradeço pelo retorno e gostaria de salientar que o crédito de R$ 80,00 é bem-vindo, porém o que eu gostaria que ocorresse seria eu pagar o justo, não um valor cheio e sim o proporcional de cada período, como mencionei no texto da reclamação. Não foi encontrado nenhum valor em aberto pois preferi pagar a conta que mencionei no texto da reclamação para não correr risco de ficar sem poder utilizar o celular. Agradeço novamente e desejo do fundo do coração que isso não volte a ocorrer pois não vou pensar duas vezes em portar meu número para outra operadora e dessa vez sem arrependimento. Espero também que o valor não seja reajustado e que o prazo de 1 ano de plano seja cumprido, pois caso contrário torna-se uma propaganda enganosa (ofertar plano por valor X e reajustar no meio do contrato).

TIM

Para: C. S.

19/04/2023

Prezados, bom dia. Segue em anexo a carta resposta referente a solicitação aberta junto ao PROCON. Atenciosamente. Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informações privilegiadas e/ou de caráter confidencial, não podendo ser retransmitida sem autorização do remetente. Se você não é o destinatário ou pessoa autorizada para recebê-la, informamos que o seu uso, divulgação, cópia ou arquivamento são proibidos. Portanto, se você recebeu esta mensagem por engano, por favor nos informe respondendo imediatamente a este e-mail e delete o seu conteúdo. This message, including its attachments, may contain privileged or confidential information, and it must not be fowarded without the express authorization of the sender. If you are not the intended recipient, we hereby inform you that the use, disclosure, copy or filing are forbidden. So, if you received this message as a mistake, please inform us by answering this e-mail and deleting its contents Questo messaggio, inclusi gli allegati, potrebbe contenere informazioni privilegiate e/o riservate, e non deve essere ritrasmesse senza l'autorizzazione del mittente. Se non siete il destinatario o la persona autorizzata a riceverlo, informiamo che il suo utilizzo, diffusione, copia o archiviazione sono proibite. Quindi, se avete ricevuto questo messaggio per errore, per cortesia ci informi rispondendo immediatamente a questa email e cancelli il suo contenuto Classificado como Público