Voltar

LINHA Z (DOBRÁVEIS) QUE NÃO DESDOBRAM

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

R. V.

Para: SAMSUNG

05/04/2023

No dia 12/11/2022, fiz a aquisição de um celular Samsung Z Flip 4, o mais novo dobrável da gigante Samsung para presentear a minha filha. Quando foi no dia 27/03/2023, pouco mais de 3 meses de uso do aparelho, minha filha me reportou que ao tentar abrir o celular, o mesmo emitiu um pequeno estalo e não abriu mais, abrindo até 90°, como um "L". Ao chegar em casa, nessa mesma data, fiz contato com a Samsung para direcionar o celular para uma assistência técnica, haja vista, que nas proximidades da minha residência, não contamos com assistência autorizada. O celular foi despachado via correios no dia 28/03/2023 e no dia 30/03/2023 obtive o retorno da assistência, informando o laudo do aparelho, como segue abaixo: " Aqui é (Natália) da Global Express. Nossos técnicos estão cuidando da OS (4165957259 ) do seu celular com muito carinho. Na análise técnica identificamos que é necessário ( a troca do painel frontal) EXCLUSÃO DE GARANTIA DANO FÍSICO NA FRONTAL E LATERAL(DOBRADIÇA) O reparo será realizado com peças originais, por técnicos treinados e qualificados, e a garantia continua valendo! Como esse dano não é coberto pela garantia, o valor do reparo é de R$ (R$3.481,00)..." Ao receber essa informação, fiz contato imediato por telefone com a assistência técnica, para entender melhor o motivo da recusa do comprimento da garantia, ao que me relataram, que eles utilizam como procedimento, gerar um laudo e submeter a Samsung, que aprova ou não o reparo em garantia. Informei que não estava autorizado o reparo fora da garantia e iniciei a saga diretamente com Samsung em busca do reparo em cortesia. Já no dia 05/04/2023, sem resposta por parte da Samsung, recebi um e-mail da assistência, informando que o telefone estava retornando para minha residência, por que eles não poderiam reter o aparelho por mais tempo. No final desse mesmo dia, a Samsung entrou em contato comigo, confirmando a não cobertura da garantia, por mal uso do aparelho. Ao fazer uma breve pesquisa na internet, observei que esse problema é mais recorrente do que imaginava, não só no Brasil, como fora dele também, de usuários que inclusive, fizeram uso de outros dobráveis da Samsung e relataram nos seus posts, a fragilidade encontrada no novo dobrável, Z FLIP 4, que em vários exemplares, já não desdobra mais. Por se tratar de um produto durável, resistente (conforme propagando veiculada pela própria Samsung), essencial (item básico para o cotidiano e segurança), que peço a sua ajuda para tratarmos junto a Samsung esse assunto tão sério. Me encerro por aqui, deixando alguns links de outros consumidores que relatam o mesmo problema. https://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=z%20flip%204 https://www.reclameaqui.com.br/samsung/galaxy-z-flip-4-problema-inerente-ao-design-samsung-se-recusa-a-consertar_eObZLxWXLAM5aAsL/ https://www.reclameaqui.com.br/samsung/celular-flip-4-nao-comprem_g5CmpysYs2T43p11/ https://www.reclameaqui.com.br/samsung/z-flip-4-foi-feito-pra-ganhar-dinheiro_wAijtnNpMgexW4T8/ https://www.reclameaqui.com.br/samsung/galaxy-z-flip-4-com-defeito-de-fabrica-quebra-em-2-semanas-assistencia-te_op-sySpxz5osHKbc/ https://www.reclameaqui.com.br/samsung/mancha-preta-na-tela-zflip-4_iQYF4dbRzyM3AX9P/ https://www.reclameaqui.com.br/samsung/z-flip-4_AI0yIG9u1HzCIGPI/ https://www.reddit.com/r/galaxyzflip/comments/xpltcv/deleted_by_user/ https://www.reddit.com/r/galaxyzflip/comments/xmy5ge/flip4_broken_hinge_proof/ https://www.reddit.com/r/galaxyzflip/comments/xqqtcj/my_galaxy_z_flip_horror_story/

Solução esperada

  • Troca

Mensagens (2)

SAMSUNG

Para: R. V.

11/04/2023

São Paulo, 11 de Abril de 2023. Ao Consumidor Reclamante: RAFAEL FELIPE SILVA DE SOUZA Reclamada: SAMSUNG ELETRa”NICA DA AMAZa”NIA LTDA. Produto Modelo: SM-F721BLVJZTO Série: RQCT8019PKD Data de compra: 12.11.2022 SAMSUNG ELETRa”NICA DA AMAZa”NIA LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n° 00280.273/0007-22, localizada na Avenida João Carlos da Silva Borges, 1240, 1° Andar, Vila Cruzeiro, São Paulo/SP, CEP: 04726-002, vem, perante este respeitável órgão de defesa do consumidor, em atenção à CIP/Processo/Ofício acima identificada, esclarecer: O Reclamante apresentou o produto celular modelo SM-F721BLVJZTO na assistencia técnica autorizada da SAMSUNG denominada GLOBAL EXPRESS A TECNICA LTDA-EPP, localizada na cidade Belo Horizonte - MG, alegando que não funciona. Após análise, a Assistencia Técnica acima identificada detectou que o problema do produto foi ocasionado pelo uso em desacordo com as orientações do manual. O Parecer Técnico anexo constatou danos físicos, referido laudo foi produzido pela Assistencia autorizada a partir do exame do aparelho por profissional altamente capacitado, sendo suficiente para demonstrar que os vícios constatados não possuem nenhuma relação com a qualidade do produto, mas sim e tão-somente pela inobservação das orientações previstas no manual do usuário. Além disto, é certo que, também com base na lei, não há responsabilidade da Fabricante pelo vício no produto apresentado. Com efeito, para que surja a obrigação de restituição ou troca do produto deve haver prova concreta de que o dano guarda relação direta e necessária com uma ação ou omissão da Samsung, ou seja, é fundamental a presença do nexo de causalidade, ainda que se esteja diante de responsabilidade objetiva prevista no Código de Defesa do Consumidor. Fica então provado que o problema no produto é decorrente de culpa exclusiva do consumidor ou terceiro, consoante art. 12, parágrafo 3° do Código de Defesa do Consumidor, além do mais o termo de garantia afasta a responsabilidade da Fabricante em reparar, gratuitamente, problemas ocasionados por uso inadequado do produto por parte do consumidor ou de terceiros. A assistencia técnica autorizada da Reclamada encontra-se à disposição para reparar o produto do Reclamante, entretanto, sem fazer uso da garantia. Assim nos colocamos à inteira disposição para qualquer esclarecimento. Atenciosamente, SAMSUNG ELETRa”NICA DA AMAZa”NIA LTDA. Contact Center São Paulo Telefone 0800 941 2880 RAMAL 36710

R. V.

Para: SAMSUNG

12/04/2023

Prezada Samsung, permaneço afirmando que o aparelho encontra-se integro em sua carcaça (painel frontal). Agora com o aparelho em mãos, devolvidos pela a assistência técnica, consegui gerar material para contradizer o apontado por vocês. Não existe mal uso e fica claro, no video que segue no link https://youtube.com/shorts/nzB3pItuOtw. Vou em busca, não só dos meus direitos, mas dos direitos de outros consumidores que acreditam na credibilidade da marca e que assim como eu, estão tendo o desagrado da fragilidade de um dobravel, que por virtude de problemas de construção, acredito eu, não desdobra mais. https://youtube.com/shorts/nzB3pItuOtw