Voltar

Manchas escuras na tela da Tv Samsumg TU8000

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

T. F.

Para: SAMSUNG

17/04/2023

Comprei uma TV Samsung modelo TU 8000 de 82“, pelo valor de R$7.922, que chegou no início de dezembro de 2021. Antes do final da garantia percebi uma mancha um pouco mais escura na parte de baixo da tela, quase imperceptível. Pensei que se tratava de algum reflexo de luz na tela e não dei importância. Com o passar do tempo (logo depois de expirar a garantia), as manchas aumentaram a acionei a assistência técnica. Para minha surpresa, o orçamento pedido para o conserto foi de R$6.400, quase o preço de uma nova e fui informado que a mancha iria aumentar até inviabilizar o uso da TV. Entrei em contato com a Samsung(protocolo 1217329362) e eles disseram que como já havia acabado a garantia, eu teria que arcar com todos os custos. Ao pesquisar sobre o problema descobri que era um problema comum nestes televisores e que acontecia entre 10 a 16 meses de uso e que havia uma enorme quantidade de reclamações da TU8000, por defeitos que aparecem logo após a garantia expirar (ou até antes dela, como foi o meu caso), em redes sociais e plataformas de defesa do consumidor. No Facebook, existe o grupo “Samsung TV desliga e liga sozinha” com 14 mil pessoas. Boa parte dos posts se refere à TU8000. O Reclame Aqui retorna centenas de reclamações na busca por “tu8000”. Os principais tipos de problemas relatados são “Liga e desliga sozinha”, “Não liga” e “Tela manchada”. No youtube encontramos diversos vídeos, como esse(https://www.youtube.com/watch?v=eGA9kE8eaPY), com mais de 2500 comentários relatando o mesmo problema. O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) também notou esses sinais e enviou uma notificação extrajudicial para que a Samsung cumpra o artigo 18 do código de Defesa do Consumidor(https://manualdousuario.net/wp-content/uploads/2022/04/Notificacao-Extrajudicial-Idec-Smart-TVs-Samsung-NU7100.pdf). O defeito que as TVs da linha TU8000 apresenta inviabiliza seu uso. Começa com faixas aparecendo na tela e vai piorando, até chegar ao liga e desliga ou ao desligamento involuntário e aleatório, o que torna seu uso impossível. Em alguns blogs e sites é possível encontrar explicações de que o problema das manchas escuras seria causado pela queima precoce das pequenas lâmpadas de LED contidas no backlight (última das camadas que compõem as telas de Led), o que acaba gerando, na realidade, um apagamento de parte da imagem, impedindo a sua visualização. Há fortes indícios de que os componentes utilizados no backlight deste modelo de televisor são de baixa qualidade e acabam comprometendo a imagem. Levando todos esses fatos em consideração, esse erro trata-se de um vício/defeito de fabricação e não de mau uso da tv, até porque utilizo filtros DPS em todas as minhas tomadas (em caso de surto na rede elétrica o filtro é inutilizado e isola os aparelhos, protegendo-os do excesso de corrente/tensão) e nunca movi a TV depois de fixada na parede, de modo que não há como se alegar qualquer exclusão de responsabilidade da empresa. Não é normal que uma TV apresente problemas com 11 meses de uso, quando compramos uma tv por um valor elevado como esse, esperamos uma vida útil acima de 10 anos, me sinto totalmente lesado e peço reparação de uma das seguintes formas: - Conserto imediato da TV sem custos. - Devolução dos valores pagos corrigidos. - Uma nova TV do mesmo modelo.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 8500,00
  • Troca
  • Reparo