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Crime de ESTELIONATO praticado por vendedor verificado na Shopee (@magazinepayltda)

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

C. B.

Para: Shopee

18/05/2023

Fui vítima de crime de estelionato por um vendedor verificado na Shopee chamado @magazinepayltda. Efetuei uma compra em 17/05/23 às 09h19, pedido 2305170QDG3D5R, e paguei via pix. Às 16h31 meu pedido foi cancelado pelo vendedor e recebi um estorno do valor pago na mesma hora. Exatamente 16h32 recebi um contato no whatsapp, utilizando a logomarca da Shopee, informando que era do atendimento da Shopee e que meu pedido foi cancelado devido ao tamanho e peso da compra. Era para ser enviado pelos Correios e precisavam alterar para entrega por transportadora. Nunca tinha recebido esse tipo de contato e para confirmar as informações, entrei no aplicativo da Shopee e fui conversar com o vendedor por chat. Tudo isso aconteceu de forma simultânea, ÀS 16:38 falei por chat com o vendedor e questionei porque cancelaram a compra e fui informada que houve um erro ao processar a etiqueta para envio, que relatou o problema ao suporte da Shopee e que iriam entrar em contato para alterar a forma de envio (e realmente já estavam entrando em contato comigo pelo whatsapp!). Dessa forma, achei que a informação realmente procedia e confirmei no whatsapp que tinha interesse em continuar com a compra e efetuei novo pix com os dados que enviaram. Informei ao vendedor, pelo chat da Shopee, que já havia pago e ele informou que já estava constando o pedido novamente e iriam proceder com o envio. Pelo whatsapp, a "atendente da Shopee" informou que estava tudo certo e o pedido já estava sendo reativado, e eu poderia acompanhar novamente a entrega pelo aplicativo. Fiquei acompanhando e não atualizou. Hoje pela manhã (18/05/2023) tentei entrar em contato por chat com o vendedor e ele havia me bloqueado, não consigo mais mandar mensagem. Fui verificar a conversa pelo whatsapp e a logomarca da Shopee foi retirada. Ainda em 18/05/23 acessei o chat da Shopee para relatar o ocorrido. Expliquei tudo ao atendente e o mesmo disse que "lamentava o ocorrido", mas que a Shopee não podia fazer nada com relação ao pagamento, a única coisa que podia fazer é "tomar as medidas necessárias" contra o vendedor e disse para fazer um boletim de ocorrências. Questionei como o vendedor seria penalizado, pois continuava vendendo e aplicando golpes no aplicativo, além de ser um vendedor verificado. O atendente informou que o vendedor deverá ser excluído da plataforma para que não repita esse procedimento. Pedi que me passasse dados do vendedor para colocar no boletim de ocorrências, como CNPJ e nome da empresa ou da pessoa física, mas a única coisa que o atendente disse é que eu colocasse as evidências que passei para ele no B.O. Quando insisti que queria os dados e como a Shopee verifica a conta do vendedor, o atendente encerrou o chat. O protocolo do atendimento da Shopee é 1659184922469281846. Como assim a Shopee não tem nenhuma responsabilidade? O que ocorreu é um crime e tem nome - Estelionato. No mínimo a empresa precisa banir o vendedor e denunciá-lo a polícia. Mas não é o que acontece, agora mesmo às 14h27, momento em que estou registrando essa reclamação, o vendedor está online e efetuando vendas.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 217,55

Mensagens (2)

Shopee

Para: C. B.

29/05/2023

.cs-email ul,ol padding: 0px; margin-block-start: 1em; margin-block-end: 1em; margin-inline-start: 0px; margin-inline-end: 0px; padding-inline-start: 40px; Bom dia, Prezada Sra. Camila Barbosa Viana dos Santos, Segue em anexo a resposta apresentada hoje ao Proteste, referente ao protocolo CPTBR01794388-82. Atenciosamente, Shopee Brasil ref:1663159800227827712:ref

Shopee

Para: C. B.

29/05/2023

.cs-email ul,ol padding: 0px; margin-block-start: 1em; margin-block-end: 1em; margin-inline-start: 0px; margin-inline-end: 0px; padding-inline-start: 40px; Bom dia, Prezada Sra. Camila Barbosa Viana dos Santos, Segue em anexo comprovante de reembolso pendente de envio mencionado na resposta apresentada hoje ao Proteste, referente ao protocolo CPTBR01794388-82. Atenciosamente, Shopee Brasil -----------