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- Título da reclamação pública
Provável vício oculto em Smart TV Samsung modelo NU7100 pós-garantia
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
R. G.
Para: SAMSUNG
Em março de 2019, após uma pesquisa exaustiva sobre Smart TVs, marcas, qualidade e custo-benefício, optei pela compra da SMART TV LED 49 SAMSUNG ULTRA HD 4K, modelo 49NU7100 (nota fiscal em anexo). Certo de que seria uma escolha adequada, comprei. Alegria que durou pouco. Ao final de 2022, após vencida a garantia, o televisor começou apresentar manchas brancas em tela. Pouco tempo depois (meados de 2023), a tela voltou a apresentar novas manchas, dessa vez pretas (imagem em anexo). Em uma breve pesquisa na internet, deparei-me com inúmeros relatos sobre problema semelhantes ocorridos com o referido modelo (NU7100) e com duas reportagens realizadas em 13 de janeiro de 2022, a primeira pela Revista Valor investe - Empresas (https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2022/01/13/samsung-e-notificada-pelo-idec-por-negligenciar-defeito-em-modelo-de-smart-tv.ghtml), intitulada, Samsung é notificada pelo Idec por negligenciar defeito em modelo de smart TV e outra, pelo próprio Idec (https://idec.org.br/noticia/idec-notifica-samsung-apos-problemas-em-modelo-de-smarttv), reforçando a tese de vício oculto no modelo em questão (anexo carta de notificação extrajudicial do Idec). Não obstante, vários novos casos seguiram surgindo (https://www.facebook.com/idecbr/photos/a.189652117741296/4966768026696324/?type=3). De posse desta informação e certo de que a Samsung apresentaria uma proposta relevante para o conserto de meu televisor, entrei em contato com sua Assistência Técnica, representada pela empresa Multifix, autorizada Samsung na cidade de Niterói. Como o televisor é relativamente grande (49), acatei a sugestão da autorizada e arquei com os custos da visita técnica (R$150,00). Ao final do serviço foi identificada a necessidade de troca da tela e, ao final do dia, a autorizada supracita enviou-me o orçamento. Seu valor: um escárnio. A referida empresa orçou, somados mão-obra e peças, abusivos e exorbitantes R$4.431,00 (quatro mil, quatrocentos e trinta e um reais) (anexo), valor aproximadamente 50% (cinquenta por cento) superior a, por exemplo, uma SMART TV SAMSUNG 60", modelo 60BU8000 nova que, na data de 16/08, era vendida por R$ 3.100,00 (três mil e cem reais) no site da Amazon. Não obstante, esta mesma autorizada, ciente de meu discernimento e assombro com o valor exorbitante orçado, oferece, pasmem, a compra particular de televisores em site específico. Atitude que, a meu ver, pode ser qualificada como má fé e prova como prática de valor abusivo, podendo ser denunciada, inclusive, a órgãos de defesa do consumidor. Mas deixarei este relato para uma segunda etapa. Aqui venho solicitar, mui gentilmente, o posicionamento URGENTE da empresa Samsung sobre a troca da tela, considerando provável vício oculto, em virtude dos diversos relatos que seguem ocorrendo Brasil afora. O silêncio por um possível recall da Samsung para tais modelos, não me deixa outra alternativa a não ser crer que, se a qualidade, característica que deveria ser o diferencial da marca, não existe mais, a compra de SMART TV SAMSUNG parece ter custo-benefício inferior ao de qualquer outra marca já que, aparentemente, todos são descartáveis. Urge um retorno. Sigo decepcionadíssimo, por hora.
Solução esperada
- Reparo
Mensagens (4)
R. G.
Para: SAMSUNG
Sobre a reclamação em anexo, aguardo posicionamento.
SAMSUNG
Para: R. G.
São Paulo, 04 de setembro de 2023. Ao Proteste CPTBR01861993-78, Reclamante: RICARDO GONÇALVES Reclamada: SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA. Produto Modelo: UN49NU7100GXZD Serial: Y2VF3X4K815215A Data Compra: 16.03.2019 SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 00280.273/0007-22, localizada na Avenida João Carlos da Silva Borges, 1240, 1º Andar, Vila Cruzeiro, São Paulo/SP, CEP: 04726-002, vem, perante este respeitável órgão de defesa do consumidor, em atenção à CIP/Processo/Ofício acima identificada, esclarecer: O Reclamante apresentou o Produto televisor, modelo UN49NU7100GXZD, na assistência técnica autorizada da SAMSUNG, denominada MULTIFIX INFORMATICA LTDA, localizada na cidade Rio de Janeiro - RJ, alegando que o produto não funciona. Ao analisar o produto, verificamos que este não se encontra mais coberto pelo período da garantia de assistência técnica gratuita, uma vez que adquirido em 16.03.2019, ultrapassando o período de 12 meses fornecido pela fabricante. Entretanto, no intuito de atender e satisfazer as necessidades do consumidor, harmonizando a relação de consumo existente, a Reclamada propõe, excepcionalmente, o reparo em cortesia do produto, sem qualquer ônus ao Reclamante. Sendo a proposta aceita, a Reclamada requer retorno do consumidor via telefone (4000-1260), comunicando a aceitação. Assim nos colocamos à inteira disposição para qualquer esclarecimento. Atenciosamente, SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA. Contact Center São Paulo Telefone 0800-941-2880 Ramal 131232 Atenciosamente. Pedro Marques Analista de backoffice VOC Hotline T 0800 941 2880 RAMAL131232 [email protected] Nova São Paulo II Av. João Carlos da Silva Borges, 1240 04726-002 São Paulo/SP Brasil atento.com.br
R. G.
Para: SAMSUNG
Prezado Pedro Marques, De acordo. Aguardo seu contato, por gentileza. Grato.
R. G.
Para: SAMSUNG
Prezados, gostaria de ratificar que a empresa, ciente desta reclamação comum a muitos clientes, se dispôs e executou serviço de troca da tela de meu televisor sem qualquer ônus para mim e fora da garantia. Gostaria de agradecer à Samsung pelo reparo e, especialmente, à PROTESTE pela intermediação. Atenciosamente,