- Reclame com a ajuda da PROTESTE
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- Título da reclamação pública
Não consigo desbloquear o meu cartão
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
G. L.
Para: Porto Seguro
Bom dia! Agradeço a Proteste por permitir que eu faça um contato com a Porto Seguro para tentar resolver um problema, aparentemente de simples solução. Vamos aos fatos: 1) Sou cliente da Porto Seguro há muitos anos; 2) Faço e renovo seguros de veículos igualmente; 3) Tenho cartões das bandeiras VISA e MASTERCARD, este último ativo; Recentemente, por volta do dia 11 de Agosto p.p., recebi um comunicado via SMS informando que após diversas tentativas de contato, estavam bloqueando meu cartão VISA. Confesso que não dei muita ou quase nenhuma importância, pois naquele mês eu estava utilizando o da Mastercard, num sistema de rodízio criado por mim. A utilização dos cartões faz parte do meu dia-a-dia, pois consigo ao menos acumular pontos que troco por mercadorias ou reduzo o custo anual do seguro do meu veículo. Faço compras na padaria, supermercado, etc. etc. Uso também para compras on-line, em horários alternados, como quase todo mundo. Meus cartões já foram clonados em outras oportunidades, e, muitos procedimentos de segurança adotados pela vossa empresa me salvaram de golpes, felizmente. Um serviço que gosto muito é o de receber avisos sobre contas efetuadas. Certa vez percebi que "eu" estava comprando passagens aéreas sem saber. Nem sempre sou comunicado de todas as compras e, até tentei entender as razões, mas, confesso que nenhum atendente me esclareceu de forma convincente. Após o recebimento do aviso do dia 11/08, entrei em contato com a Central e fui informado que o bloqueio deveu-se a compras fora do habitual. A atendente, após minha identificação, pediu para eu confirmar se tinha feito algumas compras e começou a relacioná-las, uma a uma. Fui confirmando, rejeitando uma ou outra. Ao final ela me disse que estava abrindo um processo de "contestação" a ser enviado para análise. Tratavam-se de 2 operações, uma de R$ 63, do exterior e outra de aproximadamente R$ 2,2 mil no território nacional. Decorridos alguns dias, recebi outro SMS informando que a contestação de R$ 63 havia sido aprovada. Nada daquela de valor maior. Esperei, achando que era por partes ... enfim, veio a nova fatura e a tal compra, parcelada em 10 vezes estava listada como ativa, sendo, naquele mês a parcela 02/10. Contatei novamente a Central e fui informado que ela não tinha sido "contestada". Aí faço a segunda crítica, não recebi nenhuma informação sobre as operações que estavam sendo registradas na "contestação", caso contrário já teria contatado a Central antes. Mais uma crítica: o contato com a Central é difícil, não só para mim, claro, mas pelo que percebi nestes últimos dias, os atendimentos estão sendo migrados para o WhatsApp, não tendo a tal da opção 9 que era, senão me engano, 'falar com um atendente". Apesar de apreciar as modernidades, não gosto de falar com máquinas (URA, etc.), nem de esperar todos os recados, dos quais não tenho nenhum interesse, mas, compreendo que faz parte do negócio nos dias de hoje. Recentemente, tenho tido mais dificuldades ainda, pois as ligações do meu telefone fixo (ainda tenho, sou do tempo dos dinossauros), passam, no decorrer do contato, a ficar com o som tremido, impossibilitando o entendimento da fala, seja da URA ou dos atendentes. Meu telefone é sem fio, com duas unidades e, tanto numa como outra, o problema persiste. Curioso é que, para todos os outros demais contatos que faço, isso não ocorre. Será que o problema é o aparelho, ou a linha? Consegui, afinal o contato e registrei a contestação do valor maior e estou aguardando o resultado da análise. Falaremos especificamente das dificuldades no desbloqueio do novo cartão. Tentei (Deus é minha testemunha e, minha esposa também), diversas vezes, em dias consecutivos ou não, efetuar o desbloqueio. Apesar da minha relutância com algumas novidades e, a forma atual é uma delas, não desisti facilmente e tentei cumprir as etapas. Eu uso óculos e, sem eles não consigo ler nada e aí, começaram os problemas ... Manter a câmera do celular, firme, na altura certa, tendo que ler a mensagem (em letras pretas, num fundo "azul escuro"), parece tarefa de gincana. Num dia, conseguia passar a primeira etapa que é manter o rosto na moldura pequena, ao passar para a moldura maior, nova odisseia. Quando finalmente consegui passar pelas 2, veio a tal da validação. Espera, espera, espera e ... veio a resposta: Não conseguimos validar a imagem, tente novamente. Foram incontáveis tentativas, alternadas com as situações acima e outras novas, com por exemplo: o aplicativo não está respondendo. Tenho 2 aparelhos celulares e, pasmem, ambos vítimas das minhas tentativas, sem sucesso. Fiz contatos pelo WhatsApp, vivendo novas experiências, daquelas que todo cliente adora, por exemplo; a) ficar na fila de espera, olhando a tela do celular para não perder o lugar; b) ser atendido, explicar o ocorrido e perceber que o atendente não estava ao seu dispor, tratando, simultaneamente de mais de um "cliente". c) ter que resumir e, contar o ocorrido para obter a solução, sendo que no meu caso e, creio que de muita gente, não dá para resumir tanto assim; d) perceber que o atendente não estava atento e, pensou que vc havia desistido e pergunta: "vc ainda está aí?" Mais de um atendente explicou que esta é a única forma de validação, assim sendo, prefiro cancelar o cartão, apesar de ser cliente antigo. Muitas pessoas devem achar que sou "intransigente", mas eu pergunto: "E a postura da vossa empresa não o é?" Não quero nenhum tratamento especial ou diferenciado, apenas entendo que, sempre deve haver um plano B. Mês que vem completo 67 anos de idade e, não preciso me submeter ao que entendo ser um capricho da modernidade. Aguardo contato, esclarecendo que: só atendo pessoas que se identificam, via recado na secretária eletrônica, para que eu possa registrar o número e retornar o contato. Por quê tudo isso? Simples, para evitar golpes/trotes sofridos, inclusive aqueles oriundos das penitenciárias da vida. Me desculpem pelos momentos de cinismo, inevitáveis
Solução esperada
- Ter outra opção de desbloqueio
Mensagens (1)
G. L.
Para: Porto Seguro
Bom dia! Lamento que a vossa empresa não se comunique adequadamente com seus clientes. Desde a minha reclamação, intermediada pela Proteste, feita no dia 15/09/2023 não recebi contato informando sobre alternativa para desbloqueio do meu cartão. Pode até ser que V.Sas. tenham tentado me contatar pelo telefone fixo, disponível nos meus dados para contato, Se por acaso fizeram, mas não se identificaram, nem eu nem minha esposa atendemos, por questão de segurança nossa. Explicamos que já sofremos diversos trotes e até golpes, daqueles oriundos das penitenciárias, etc. Ademais, temos outros canais de comunicação, como o WhatsApp, e-mail, etc. Ou seja, não há falta de opções para comunicação conosco. Ao receber novo lembrete da Proteste, alertando-me sobre a quantidade de dias de atraso numa resposta de V.Sas., me deu o estalo, como dizem os mais antigos, e, ao fazer novas compras diárias, testei para ver se o cartão seria recusado, que era o "esperado" por mim, visto que eu não consegui realizar o desbloqueio do "novo" cartão, nem da forma proposta por V.Sas. (razão de eu ter reclamado no dia 15/09), e tampouco V.Sas. me ofereceram outra alternativa. Qual não foi minha surpresa ao constatar que a compra foi aprovada. Usei em outras compras que fiz na tarde de ontem, pessoalmente nos estabelecimentos próximos à minha residência. Enfim, meu problema foi resolvido, porém não recebi, em momento algum a informação de V.Sas., fato que considero lamentável. De qualquer modo, o problema foi resolvido e vou continuar utilizando o cartão. Função do exposto, vou encerrar a reclamação, agradecendo a Proteste pelo lembrete do atraso na resposta da empresa e, pela disponibilização do espaço de comunicação. Lamento mais uma vez a falta de consideração da Porto Seguro, para com a minha pessoa.