Voltar

Cobrança indevida de roaming internacional

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

L. S.

Para: VIVO

10/12/2023

Viajei recentemente a Europa e antes consultei a Vivo sobre um plano de dados para viagem internacional e ao saber o valor logo desisti. Orientado pela própria operadora que ainda me sugeriu comprar um chip por lá. E assim procedi, adquirindo um chip da Deustche Telecom e outro na Suíça. Para minha surpresa fui cobrado pelo uso de dados em 39,90 por dia. Tentei cancelar a cobrança na operadora, mas a Vivo alegou que não faria o estorno ou revisão do valor, porque eu utilizei o serviço mesmo que por descuido e desinformação. Não fui avisado nem diante de consulta que deveria ter desligado os dados móveis no exterior para não gerar cobrança no meu plano pós-pago. Diferentemente do plano Controle (plano que assinava até pouco temp), o plano pós-pago, ao qual passei a assinar recentemente, não bloqueia automaticamente no exterior. Como agravante, alegaram que, como eu havia pagado 39,90 referente a esse uso no mês anterior, consenti e estava ciente do uso de dados móveis no exterior, sendo que nem me dei conta desse acréscimo ao pagar a conta. O valor não me chamara a atenção e contraste com os 359,61 de dezembro. Gostaria de reivindicar junto a Pro Teste este valor, uma vez que considero essa prática um abuso e uma armadilha ao consumidor desavisado.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 400,00

Mensagens (17)

VIVO

Para: L. S.

14/12/2023

Prezados boa tarde, Em atenção à demanda recebida em nome do consumidor LEONARDO SILVA PEREIRA esclarecemos que Após da linha 31987899083 no plano TITULAR VIVO SELFIE ESSENCIAL 20GB, esclarecemos que esse plano não possui diárias vivo travel. Referente a contestação dos vencimentos pendentes identificamos diárias do VIVO TRAVEL para o Uruguai; • Vencimentos 18/12/2023 no valor de R$ 534,28, com 9 diárias vivo travel no valor de R$359,91. Esclarecemos que o Vivo Travel é ativado automaticamente assim que o cliente chega no exterior, desde que ele esteja com o Roaming Internacional ativo na linha e com o Roaming habilitado, e feito pelo consumidor no celular. e as linhas dependentes estão bloqueadas para contratação dos pacotes. Informamos que a contestação é improcedente. Lamentamos os transtornos causados e qualquer dúvida permanecemos a disposição através da Central de Relacionamento: 1058 10315 - Portal do Cliente: www.vivo.com.br/ - Meu Vivo. Protocolo 20230560188270. Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is confidential and privileged information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição

L. S.

Para: VIVO

14/12/2023

Boa tarde. Primeiramente, não houve nenhuma diária Vivo Travel para o Uruguai. Se vocês as identificaram, o fizeram equivocadamente. Ressalto que o venho aqui questionar é a cobrança abusiva de valores de uso no exterior, uma vez que o meu descuido em deixar tanto o chip no celular quanto o botão de roaming ativado se deu por uma falta de informação/alerta que a operadora deveria ter me fornecido, sobretudo ao consultá-la, uma vez que, no meu plano anterior (Controle) eu viajara ao exterior sem haver sido cobrado por nada. O plano bloqueava automaticamente o roaming. Nenhum consumidor é obrigado a saber que a cobrança será efetuada mantendo o chip no aparelho ou deixando o roaming ativado, muito menos na minha mudança de situação de plano. Esse alerta é dever da operadora que tem tecnologia para fazê-lo no ato do deslocamento do cliente ou em tantas outras situações. A cobrança, bem como sua insistência caracteriza, claramente má fé desta empresa. Solicito mais uma vez o rápido cancelamento desta cobrança. Caso contrário, vou apelar as vias judiciais para reaver o reembolso em dobro dentre outros ressarcimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente.

VIVO

Para: L. S.

26/12/2023

Prezados, Referente a manifestação CPTBR01934176-93, segue retorno Revisamos as informações descritas e localizamos oportunidade no pais informado de uso. Consumidor teve uso do Vivo Travel Europa, sendo em diversos países como Espanha, Alemanha entre outros. Conforme informado a ativação do serviço se dá ao uso fora do pais com o roaming ativado no aparelho e em nosso sistema, sendo que em regulamento está os esclarecimentos necessários frente a essa cobrança. Ainda em tempo é importante salientar que no momento da ativação de cada diária é enviado um SMS informativo ao consumidor, sendo localizado em todos os dias o envio do mesmo. Esse SMS ainda orienta que caso o consumidor não deseje a cobrança deve realizar o bloqueio. Frente a isso mantemos o posicionamento e não foi localizado irregularidades nas cobranças. Protocolo: 20230627090332 Permanecemos à disposição através da nossa Ouvidoria: 0800 775 1212 de segunda a sexta das 8h às 18h, exceto feriado. Para sua comodidade e agilidade voce também pode contar com o APP da Vivo disponível em todas as plataformas digitais. Atenciosamente Orgãos de Defesa do Consumidor www.vivo.com.br www.telefonica.com.br Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is confidential and privileged information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição

Ajuda requerida 28 dezembro 2023

L. S.

Para: PROTESTE

28/12/2023
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: L. S.

28/12/2023
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: L. S.

28/12/2023
Essa resposta é privada

VIVO

Para: L. S.

29/12/2023

Em atenção à demanda CPTBR01934176-93 recebida em nome do consumidor esclarecemos que Após da linha 31xxxx 9083 no plano TITULAR VIVO SELFIE ESSENCIAL 20GB, esclarecemos que esse plano não possui diárias vivo travel. Referente a contestação dos vencimentos pendentes identificamos diárias do VIVO TRAVEL para o Uruguai; Vencimentos 18/12/2023 no valor de R$ 534,28, com 9 diárias vivo travel no valor de R$359,91. Esclarecemos que o Vivo Travel é ativado automaticamente assim que o cliente chega no exterior, desde que ele esteja com o Roaming Internacional ativo na linha e com o Roaming habilitado, e feito pelo consumidor no celular. e as linhas dependentes estão bloqueadas para contratação dos pacotes. Informamos que a contestação é improcedente. Lamentamos os transtornos causados e qualquer dúvida permanecemos a disposição através da Central de Relacionamento: 1058 10315 - Portal do Cliente: www.vivo.com.br/ - Meu Vivo. Protocolo 20230644886006 Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is confidential and privileged information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição

PROTESTE

Para: L. S.

29/12/2023
Essa resposta é privada

L. S.

Para: PROTESTE

02/01/2024
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: L. S.

02/01/2024
Essa resposta é privada

L. S.

Para: PROTESTE

02/01/2024
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: L. S.

02/01/2024
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: L. S.

03/01/2024
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: L. S.

05/01/2024
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: L. S.

05/01/2024
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: L. S.

08/01/2024
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: L. S.

08/01/2024
Essa resposta é privada